Sonhadores, os sociólogos sempre procuraram duas coisas: as leis do social e a reforma das sociedades. Cá por mim busco bem pouco: tirar a casca dos fenómenos e tentar perceber a alma dos gomos sociais sem esquecer que o mais difícil é compreender a casca. Aqui encontrareis um pouco de tudo: sociologia (em especial uma sociologia de intervenção rápida), filosofia, dia-a-dia, profundidade, superficialidade, ironia, poesia, fragilidade, força, mito, desnudamento de mitos, emoção e razão.
Outros elos pessoais
22 outubro 2010
1 comentário:
Seja bem-vinda (o) ao blogue "Diário de um sociólogo"! Por favor, sugira outras maneiras de analisar os fenómenos, corrija, dê pistas, indique portais, fontes, autores, etc. Não ofenda, não insulte, não ameace, não seja obsceno, não seja grosseiro, não seja arrogante, abdique dos ataques pessoais, de atentados ao bom nome, do diz-que-diz, de acusações não provadas e de generalizações abusivas, evite a propaganda, a frivolidade e a linguagem panfletária, não se desdobre em pseudónimos, no anonimato protector e provocador, não se apoie nos "perfis indisponíveis", nas perguntas mal-intencionadas, procure absolutamente identificar-se. Recuse o "ouvi dizer que..." ou "consta-me que..."Não serão tolerados comentários do tipo "A roubou o município", "B é corrupto", "O partido A está cheio de malandros", "Esta gente só sabe roubar". Serão rejeitados comentários e textos racistas, sexistas, xenófobos, etnicistas, homófobos e de intolerância religiosa. Será absolutamente recusado todo o tipo de apelos à violência. Quem quiser respostas a comentários ou quem quiser um esclarecimento, deve identificar-se plenamente, caso contrário não responderei nem esclarecerei. Fixe as regras do jogo: se você é livre de escrever o que quiser e quando quiser, eu sou livre de recusar a publicação; e se o comentário for publicado, não significa que estou de acordo com ele. Se estiver insatisfeito, boa ideia é você criar o seu blogue. Democraticamente: muito obrigado pela compreensão.
Bem Sr Dr(que não é Dr. mas permita-mme a deferencia pois o seu artigo é digno de Ministro) Graça, que bom que vai entregar distribuir titulos, não se esqueça é que o de Barão do Xipamanine e Princepe de Gaza tem dono, mas se quiser eu dou-lhe o titulo de Imperador da Africa do sul e rei de Moçambique e princepe das beiras eu creio que o D. Duarte Pio de Bragança não se importa, ;-)lol.
ResponderEliminarFico muito contente que nos autocarros em Moçambique os deficientes as gravidas as crianças e as pessoas da terceira idade sejam isentas, eles foram comprados aonde? convinha tambem conseguir bons preços por serem para Moçambique.
Em relação ao comercio, tem a ver com a consentração de poder e cotas de mercado(como a espanha conquistou a peninsula iberica(batatas e pescado"carapau" e as leis especiais que desrregulam o mercado das contrataçoes e horario de funcionamento de pessoas e apermitem a gestão de stocks á escala peninsular, continental ou intercontinental, pelos grandes grupos economicos que dispoem de advogados e poder economico para numa primeira fase acabarem com a concorrencia dos pequenos retalhistas e numa segunda fase imporem os seus preços e na terceira fase colocarem produtos e com limite de praso procimo ou produtos desactualizados quarta fase fuga maciça de impostos e lavagem de dinheiro sexta fase deslocalização de bens e equipamentos, setima fase especulação imobiliaria)é importante os governos terem uma atenção especial ás filosofias subjacentes aos prencipios constitucionais.
à Ministerios que devem e podem em alturas de crise fundirem-se ou em tempo de bonança separarem-se, mas nunca se deve juntar uma area tecnica com uma filosofica isso cria premiscuidade que só pode beneficiar alguns essa areas devem de ter caminhos separados e encontrarem-se nos objectivos constitucionais no preposição de atingirem o superior interesse do povo, é o mesmo que ter Planeamento e finanças(eu vou planear aonde gastar o dinheiro dos impostos e os outros ministerios e ministros?), tribunais e policia juntos, quem se lixa é o inocente porque os culpados mais tarde ou mais cedo caem mas quem tiver o azar de ser confundido(ditadura).Fico muito contente por Moçambique ir apostar em energias renovaveis é muito importante aqui o governo por causa da crise cortou/reduziu os apoios/isençoes ficais opsão verde(deve de haver muitas pessoas que investiram e agora estão á toa), dizem-me os entendidos que os equipamentos alemães na area solar são muito bons.a concorrencia é muito bos para o consumidor final, aqui disce que o IVA é cego os outros são para quem merece ou para quem procura e as sançoes devem de ser aplicadas a todos os prevaricadores e aplicadas pelos tribunais ou autoridades competentes, o estado deve de ser forte e poderoso e a constituição deve de ser Humanista e Caritativa,quem quer negociar tem de acatar as orientaçoes do (departamento do tesouro Nacional´) este orgão é que deve de ver aumentar os seus lucros de uma forma brutal e na proporção da poupança do povo para aferir assim da boa governação economica assim como os tribunais constitucionais e da relação em relação áos objectivos e tempos da justiça .