Sonhadores, os sociólogos sempre procuraram duas coisas: as leis do social e a reforma das sociedades. Cá por mim busco bem pouco: tirar a casca dos fenómenos e tentar perceber a alma dos gomos sociais sem esquecer que o mais difícil é compreender a casca. Aqui encontrareis um pouco de tudo: sociologia (em especial uma sociologia de intervenção rápida), filosofia, dia-a-dia, profundidade, superficialidade, ironia, poesia, fragilidade, força, mito, desnudamento de mitos, emoção e razão.
Outros elos pessoais
07 setembro 2010
Por ocasião do Dia da Vitória hoje
6 comentários:
Seja bem-vinda (o) ao blogue "Diário de um sociólogo"! Por favor, sugira outras maneiras de analisar os fenómenos, corrija, dê pistas, indique portais, fontes, autores, etc. Não ofenda, não insulte, não ameace, não seja obsceno, não seja grosseiro, não seja arrogante, abdique dos ataques pessoais, de atentados ao bom nome, do diz-que-diz, de acusações não provadas e de generalizações abusivas, evite a propaganda, a frivolidade e a linguagem panfletária, não se desdobre em pseudónimos, no anonimato protector e provocador, não se apoie nos "perfis indisponíveis", nas perguntas mal-intencionadas, procure absolutamente identificar-se. Recuse o "ouvi dizer que..." ou "consta-me que..."Não serão tolerados comentários do tipo "A roubou o município", "B é corrupto", "O partido A está cheio de malandros", "Esta gente só sabe roubar". Serão rejeitados comentários e textos racistas, sexistas, xenófobos, etnicistas, homófobos e de intolerância religiosa. Será absolutamente recusado todo o tipo de apelos à violência. Quem quiser respostas a comentários ou quem quiser um esclarecimento, deve identificar-se plenamente, caso contrário não responderei nem esclarecerei. Fixe as regras do jogo: se você é livre de escrever o que quiser e quando quiser, eu sou livre de recusar a publicação; e se o comentário for publicado, não significa que estou de acordo com ele. Se estiver insatisfeito, boa ideia é você criar o seu blogue. Democraticamente: muito obrigado pela compreensão.

"É evidente que por maioria de razão não se pode tolerar que um representante nosso possua meios de produção ou explore o trabalho de outrem."
ResponderEliminarSim, antigamente era assim, será que hoje é a mesma coisa??? Pouco se fala de Samora porque os seus discursos incomodam o poder do dia.
Quando Samora morreu tinha eu 6 anos. Ainda o conheci de "raspão". Conheço bem Samora das cassetes do mercado Estrela Vermelha e um pouco através do seu discurso.
Meus dois tios, ora falecidos, trabalharam muito tempo e de perto, com Machel, disseram-me que ele foi um grande homem para Moçambique. Falaram-me de um homem com coragem, altruísta, honesto, rijo em função do seu tempo.
Quem melhor - na minha opinião - carecterizou Samora é o meu amigo escritor Alberto Viegas, autor da obra "O que nos dizem certos animais", numa entrevista à WampulaFax, disse o seguinte:
"Samora foi um líder dotado de personalidade excepcional. Direi mesmo que Samora Machel foi uma dádiva providencial para o processo da nossa Independência. Tal qual um cometa que surge fulgurante e desaparece num ápice, deixando, entretanto, um rasto impressionantemente perece do seu carisma. Samora assumiu-se como o timoneiro ideal para aquele período determinante da nossa história."
ASSINO POR BAIXO.
Ha qualquer coisa de podre no reino da Dinamarca (Shakespeare)
ResponderEliminarSamora remexe-se no tumulo...Mas sera que algum dos seus camaradas se lembra dele? Quem?
http://melomaniako.blogspot.com/2010/09/proposito-do-7-de-setembro.html
ResponderEliminar"Moçambique precisa de heróis"
ResponderEliminarComo de pão para a boca.
Na minha opinião pessoal, Samora foi um ditador, tirano, déspota, etc.
ResponderEliminarSamora Machel não deixou saudades.
Para mim, recordar Samora, nunca, jamais, alguma vez, pois não passa de um pesadelo.
Mário
Eu acho que samora foi um lider que soube transmitir os valores que hoje se encontram perdidos..senao destruidos
ResponderEliminarQuando ele faleceu, me recordo que tinha 10 anos, mas na altura, havia solidariedade e fraternidade entre as pessoas..
Qual é a moral e ética que existe no seio dos nossos governantes?
acredito que nao sei... o discurso que todos os dias ouvimos de que o governo está a fazer esforcos para combater a pobreza são vazios e carecem de um debate profundo do que o pais precisa para se desenvolver...
E acabar com a pobreza não é apostar em megaprojectos,agronegocio, distribuir o dinheiro para os administradores, só...
é preciso que o governo comece a ser mais realistico ( Os governantes so querem lancar a mao na massa).
Dizia o famoso geografo brasileiro que 'Fome e guerra não obedecem a qualquer lei natural, são criaões humanas " Josué de Castro.
Portanto, acredito que e necessario que se pense que Mocambique se projecta no futuro... e acredito que o caminho que Mocambique esta a seguir levara nos ao estado de natureza que segundo hobbes é um estado de guerra permanente...
hoje estamos vivendo um sistema onde impera o individualismo que e caracteristica do capitalismo.
E o capital tem um preco muito alto... a corupcao e a ganancia... o nepotismo...
E o preco é muuito alto... desigualdades extremas...