Sonhadores, os sociólogos sempre procuraram duas coisas: as leis do social e a reforma das sociedades. Cá por mim busco bem pouco: tirar a casca dos fenómenos e tentar perceber a alma dos gomos sociais sem esquecer que o mais difícil é compreender a casca. Aqui encontrareis um pouco de tudo: sociologia (em especial uma sociologia de intervenção rápida), filosofia, dia-a-dia, profundidade, superficialidade, ironia, poesia, fragilidade, força, mito, desnudamento de mitos, emoção e razão.
Outros elos pessoais
30 setembro 2010
Octavio Ianni: Estado+Capital=expansão do Executivo em detrimento do Legislativo
1 comentário:
Seja bem-vinda (o) ao blogue "Diário de um sociólogo"! Por favor, sugira outras maneiras de analisar os fenómenos, corrija, dê pistas, indique portais, fontes, autores, etc. Não ofenda, não insulte, não ameace, não seja obsceno, não seja grosseiro, não seja arrogante, abdique dos ataques pessoais, de atentados ao bom nome, do diz-que-diz, de acusações não provadas e de generalizações abusivas, evite a propaganda, a frivolidade e a linguagem panfletária, não se desdobre em pseudónimos, no anonimato protector e provocador, não se apoie nos "perfis indisponíveis", nas perguntas mal-intencionadas, procure absolutamente identificar-se. Recuse o "ouvi dizer que..." ou "consta-me que..."Não serão tolerados comentários do tipo "A roubou o município", "B é corrupto", "O partido A está cheio de malandros", "Esta gente só sabe roubar". Serão rejeitados comentários e textos racistas, sexistas, xenófobos, etnicistas, homófobos e de intolerância religiosa. Será absolutamente recusado todo o tipo de apelos à violência. Quem quiser respostas a comentários ou quem quiser um esclarecimento, deve identificar-se plenamente, caso contrário não responderei nem esclarecerei. Fixe as regras do jogo: se você é livre de escrever o que quiser e quando quiser, eu sou livre de recusar a publicação; e se o comentário for publicado, não significa que estou de acordo com ele. Se estiver insatisfeito, boa ideia é você criar o seu blogue. Democraticamente: muito obrigado pela compreensão.
Viva Professor,
ResponderEliminarMuito obrigado por nos trazer este post!
O ponto eh que quando existe uma ligacao entre o Estado o poder economico, disvirtuam-se uma serie de balizas que funcionam como um sistema de pesos e contra-pesos no mercado.
Por isso, quando um determidado estado intervem constantemente no mercado, disvirtuando frequentemente as leis deste, cria-se o espaco propicio para que "empresarios/empresas" ineficientes dominem o mercado qual parasitas a custa da corrupcao, "lobby" e alianca com um estado clientelista. Assim, sob a capa de Estado-pai, este vai sendo predador dos que honestamente querem fazer negocios e protector dos que querem desonestamente basear a sua accao na ineficiencia, corrupcao e ma qualidade de servicos, estamos em presenca de um Estado "pai de uns e padrasto de outros".
Por exemplo, como se justifica que um pais com um dos piores indices de ambiente de negocios(Vide doing Business, Indice de Competitividade Global, etc) seja um dos que mais recebe Investimento Directo estrangeiro em Africa?! Simplesmente porque os investidores ja se habituaram a trabalhar em ambientes anti-eticos! Ja sabem que basta oferecer 100 mil USD a um dirigente para obter uma isencao/reducao fiscal para os proximos 20 anos, nos quais vao poupar milhoes de USD em impostos. Nestes anos, as empresas, porque sabem que os agentes do Estado sao corruptos, nem se dao ao trabalho de cumprir com compromissos assumidos de responsabilidade social, etc, bastando enviar pequenos subornos frequentemente.
entretanto, neste sistema nao sofrem apenas "os Operários, camponeses, empregados, funcionários..." mas tambem os proprios EMPRESARIOS NAO LIGADOS AO PODER POLITICO, alias outros ligam-se a este poder nao por vontade propria mas por uma questao de sobrevivencia do sistema.
Enfim professor,
O problema nao eh o capital em si, o problema eh o clientelismo corrupto e intervencionismo disvirtuante do mercado que desembocam no sufoco dos empresarios honestos que poderiam criar mais riqueza e postos de trabalho. Eh assim que continuamos com monopolios/oligopolios ineficientes como a LAM (=Late And Maybe?)... mesmo com pessimos servicos prestados!
Um grande abraco
HV