Outros elos pessoais

14 setembro 2010

Dessocialização e lombrosismo (4)

O penúltimo número desta curta série.
Se prestarmos alguma atenção à maneira como a nossa sociedade é descrita e analisada, veremos rapidamente que as pessoas são extraídas das relações sociais concretas e de um modo de produção determinado e inscritas em categorias neutras e como que auto-explicativas: jovens, mulheres, manifestantes, governantes, sociedade civil, vendedores, etc.
Quando certos problemas sociais ocorrem, as categorias são adjectivadas, normalmente com sinais negativos fortes. Por exemplo: jovens vândalos, jovens criminosos (ou saqueadores ou oportunistas).
A produção dessas categorias dessocializadas e psicologizantes é regra geral tributária dos mecanismos cognitivos do dia-a-dia, do pronto-a-pensar pelo qual todos nós nos orientamos nos meios sociais. Mas tem igualmente a ver com mecanismos ideológicos intencionais usados pelos produtores do pronto-a-vestir politicamente útil. Neste pronto-a-vestir politicamente útil, o lombrosismo desempenha um papel importante enquanto teoria produtora de estados genéticos independentes das relações sociais, facilmente digeríveis e criminalizáveis.
(continua)

Sem comentários:

Enviar um comentário

Seja bem-vinda (o) ao blogue "Diário de um sociólogo"! Por favor, sugira outras maneiras de analisar os fenómenos, corrija, dê pistas, indique portais, fontes, autores, etc. Não ofenda, não insulte, não ameace, não seja obsceno, não seja grosseiro, não seja arrogante, abdique dos ataques pessoais, de atentados ao bom nome, do diz-que-diz, de acusações não provadas e de generalizações abusivas, evite a propaganda, a frivolidade e a linguagem panfletária, não se desdobre em pseudónimos, no anonimato protector e provocador, não se apoie nos "perfis indisponíveis", nas perguntas mal-intencionadas, procure absolutamente identificar-se. Recuse o "ouvi dizer que..." ou "consta-me que..."Não serão tolerados comentários do tipo "A roubou o município", "B é corrupto", "O partido A está cheio de malandros", "Esta gente só sabe roubar". Serão rejeitados comentários e textos racistas, sexistas, xenófobos, etnicistas, homófobos e de intolerância religiosa. Será absolutamente recusado todo o tipo de apelos à violência. Quem quiser respostas a comentários ou quem quiser um esclarecimento, deve identificar-se plenamente, caso contrário não responderei nem esclarecerei. Fixe as regras do jogo: se você é livre de escrever o que quiser e quando quiser, eu sou livre de recusar a publicação; e se o comentário for publicado, não significa que estou de acordo com ele. Se estiver insatisfeito, boa ideia é você criar o seu blogue. Democraticamente: muito obrigado pela compreensão.