Sonhadores, os sociólogos sempre procuraram duas coisas: as leis do social e a reforma das sociedades. Cá por mim busco bem pouco: tirar a casca dos fenómenos e tentar perceber a alma dos gomos sociais sem esquecer que o mais difícil é compreender a casca. Aqui encontrareis um pouco de tudo: sociologia (em especial uma sociologia de intervenção rápida), filosofia, dia-a-dia, profundidade, superficialidade, ironia, poesia, fragilidade, força, mito, desnudamento de mitos, emoção e razão.
Outros elos pessoais
09 setembro 2010
Azagaia
4 comentários:
Seja bem-vinda (o) ao blogue "Diário de um sociólogo"! Por favor, sugira outras maneiras de analisar os fenómenos, corrija, dê pistas, indique portais, fontes, autores, etc. Não ofenda, não insulte, não ameace, não seja obsceno, não seja grosseiro, não seja arrogante, abdique dos ataques pessoais, de atentados ao bom nome, do diz-que-diz, de acusações não provadas e de generalizações abusivas, evite a propaganda, a frivolidade e a linguagem panfletária, não se desdobre em pseudónimos, no anonimato protector e provocador, não se apoie nos "perfis indisponíveis", nas perguntas mal-intencionadas, procure absolutamente identificar-se. Recuse o "ouvi dizer que..." ou "consta-me que..."Não serão tolerados comentários do tipo "A roubou o município", "B é corrupto", "O partido A está cheio de malandros", "Esta gente só sabe roubar". Serão rejeitados comentários e textos racistas, sexistas, xenófobos, etnicistas, homófobos e de intolerância religiosa. Será absolutamente recusado todo o tipo de apelos à violência. Quem quiser respostas a comentários ou quem quiser um esclarecimento, deve identificar-se plenamente, caso contrário não responderei nem esclarecerei. Fixe as regras do jogo: se você é livre de escrever o que quiser e quando quiser, eu sou livre de recusar a publicação; e se o comentário for publicado, não significa que estou de acordo com ele. Se estiver insatisfeito, boa ideia é você criar o seu blogue. Democraticamente: muito obrigado pela compreensão.

A questao de Azagaia sobre o que deseja o Povo, como objectivo 'e muito importante,
ResponderEliminarMas a resposta a isso se enconta no post relativo ao editorial do Salomao:
Falta "interlocutor valido", e o governo impoe que so eles sejam os "interlocutores validos" com eles mesmo,
Por outra, opta o governo por criar um monologo, e chama de dialogo, onde o Povo tambem sao eles e o governo tambem,
Agravando, com a insistencia e teimosia, o nao nao reconhecer da existencia duma Sociedade Civil Independente, e controlando excessivamente os seus centros deproducao do saber,
A interlocutor é a questão chave, mas o governo da Frelimo não quer interlocutor. Quase todas as organizacões da sociedade civil estão/são cooptadas. No caso de resistência duma, a Frelimo cria uma sua para criar sombra. Neste momento, penso que a única organizacão da sociedade civil que resistiu à cooptacão é LDH e a sombra criada pelo poder não teve sucesso. Entretanto essa sombra usa-se para representar a sociedade civil, por exemplo na CNE. As tantas até quis-se cooptar a blogosfera mocambicana.
ResponderEliminarObservando muitas das organizacões da sociedade civil não é difícil concluir que de sociedade civil elas não têm nada. A OTM serve a que trabalhador? A ONP server a que professor? A Ordem dos Advogados, serve a que advogado? Os representantes dessas organizacões que se pretendem da sociedade civil pensam nas mordomias.
No pior as organizacões partidárias em Mocambique são apenas para bajular a lideranca partidária.
Não tenho dúvidas que neste momento, por exemplo, deva andar por aí um plano para eliminar ou criar-se sombra o/ao Parlamento Juvenil que neste momento está a tentar em falar para e dos jovens.
A outra questão é se sem espontaneidade nem representante seria possível uma manifestacão. Pacheco ou a FIR deixaria que alguém organizasse alguma manifestacão sem que se sujeitasse à prisão domiciliária??
Emotivo, mas distraido, Azagaia pergunta:
ResponderEliminar"...Alguém sabe de algum encontro do governo com os doadores (escapou-me)? Estas e outras perguntas não se querem calar na minha cabeça..."
Pois houve uma visita de um Vice-Ministro Italiano logo no primeiro dia dos tumultos para anunciar 70 milhoes de dolares...
O resto ja e sabido.
Esqueci-me. Julgo que o CIP com Marcelo Mosse na direccão não está ainda cooptado.
ResponderEliminar