Sonhadores, os sociólogos sempre procuraram duas coisas: as leis do social e a reforma das sociedades. Cá por mim busco bem pouco: tirar a casca dos fenómenos e tentar perceber a alma dos gomos sociais sem esquecer que o mais difícil é compreender a casca. Aqui encontrareis um pouco de tudo: sociologia (em especial uma sociologia de intervenção rápida), filosofia, dia-a-dia, profundidade, superficialidade, ironia, poesia, fragilidade, força, mito, desnudamento de mitos, emoção e razão.
Outros elos pessoais
26 agosto 2010
"Zambeze" e Guebuza
6 comentários:
Seja bem-vinda (o) ao blogue "Diário de um sociólogo"! Por favor, sugira outras maneiras de analisar os fenómenos, corrija, dê pistas, indique portais, fontes, autores, etc. Não ofenda, não insulte, não ameace, não seja obsceno, não seja grosseiro, não seja arrogante, abdique dos ataques pessoais, de atentados ao bom nome, do diz-que-diz, de acusações não provadas e de generalizações abusivas, evite a propaganda, a frivolidade e a linguagem panfletária, não se desdobre em pseudónimos, no anonimato protector e provocador, não se apoie nos "perfis indisponíveis", nas perguntas mal-intencionadas, procure absolutamente identificar-se. Recuse o "ouvi dizer que..." ou "consta-me que..."Não serão tolerados comentários do tipo "A roubou o município", "B é corrupto", "O partido A está cheio de malandros", "Esta gente só sabe roubar". Serão rejeitados comentários e textos racistas, sexistas, xenófobos, etnicistas, homófobos e de intolerância religiosa. Será absolutamente recusado todo o tipo de apelos à violência. Quem quiser respostas a comentários ou quem quiser um esclarecimento, deve identificar-se plenamente, caso contrário não responderei nem esclarecerei. Fixe as regras do jogo: se você é livre de escrever o que quiser e quando quiser, eu sou livre de recusar a publicação; e se o comentário for publicado, não significa que estou de acordo com ele. Se estiver insatisfeito, boa ideia é você criar o seu blogue. Democraticamente: muito obrigado pela compreensão.
A pergunta que eu faço especialmente ao meu amigo umBhalane é a seguinte:
ResponderEliminarPorque é que os "leões indomáveis" mesmo sabendo destas denúncias que a imprensa moçambicana "detona" todos os dias contra o "papa" Guebuza, ainda assim atribuem-lhe prémios de boa-governação?
Sou confrontado quase todos os dias com perguntas relacionadas com a riqueza do nosso PR, perguntas essas que, obviamente, respondo com um silêncio.
O Zambeze não pode forjar estas informações, pois são sérias. Cabe agora ao PR ou a Casa Civil vir a público se explicar. É assim que fazem os seus homólogos (europeus).
E agoram percebem (alguns) porque razão apoio à ditadura (sem violência), justamente porque o diabo é conhecido, já nas democracias só temos reinos de santos, de diamantes de sangue, de mulheres, etc. É ou não é Samora?
Zicomo
Temos de ver também os CFM, sempre a ocupar milhares e milhares de hectares sem terem nada a ver com linhas férreas... reparem no que está a acontecer em Gondola (anunciado hoje pela STV); notem o que se está a passar com o desastroso (tanto sob o ponto de vista ambiental como económico) projecto do porto de Techobanine - gente que está ali há anos e anos ameaçada de ser corrida pelos arrogantes dos CFM...
ResponderEliminarE quem está no novo Conselho de Administração? É o Miguel! Conhecem?
Ilustres ricos, e gente fina.
ResponderEliminarDao sempre lugar, ha sempre gente simpatica e humilde a ceder lugar aos ilustres.
Sao os nossos Ilustres, e sua gente fina.
O "jet set" como habitualmente designam os compadres da tambem Ilustre "espectaculosa".
Patrao 'e patrao, nao 'e ?
Antes lamento uma coisa, o Zambeze, o Diário Independente, o Canal de Mocambique, não querem partilhar estas informações connosco, colocando-as na internet. Não percebo a razão, pois. Estranhamente, estes jornais são de fáceis acesso em tempos de campanha eleitoral. Será que acham que são úteis nessa altura? E ainda vão criticar os partidos da oposição por não serem actuantes em tempos fora da campanha eleitoral?
ResponderEliminarQuanto aos prémios atribuidos a Guebuza e a Luz Guebuza é questionável. Uma pessoa que mostrou nitidamente tanto pelos discursos como pelas accões que o plano era reduzir a oposição à insignificância como se pode premiar por boa governação numa sociedade de democracia multipartidária? Como se pode premiar a esposa dum presidente que se faz de ministra de facto de Accão Social (usurpa) sabendo-se ainda que a acção visa um regresso ao monopartidarismo? É boa governação quando a riqueza do país é distribuida somente aos que pertencem o partido do Presidente da República? É bom governante aquele que confunde o seu partido do governo e pior ainda do Estado?
E Armando Guebuza é quem deu prémio a quem o premiou em Bruxelas, ao de facto, ter condicionado para ser o único (sim o único, pois ele sabia que Daviz Simango ficava neutralizado sem apoio do MDM em nove círculos eleitorais, sobretudo sem Nampula e Zambézia) concorrente à Presidência da República.
Bravo Reflectindo,
ResponderEliminarPorém ficou de me dizer, AINDA, porque é que os "leõs indomáveis" à escala mundial atribuem à eles, Guebuza e sua esposa, prémios por 'boa governação'? Volta meia acusam-no de corrupção?
Lá vem à memória a célebre frase do Prof. José H. Saraiva "os prémios são atribuídos em função de extrabismos políticos e serviços de secretaria." E pronto, disse.
Zicomo
La famille du président Armando Guebuza a un projet télévisuel et vient, dans ce but, de créer à Maputo la société Startimes Media Company Mozambique Lda.
ResponderEliminarAfrica Intelligence