Outros elos pessoais

30 agosto 2010

Frelimo está a desviar-se dos seus objectivos (Marcelino dos Santos) (1)

O veterano nacionista e membro sénior da Frelimo, Marcelino dos Santos, esteve em Joanesburgo no fim-de-semana. Falou para jovens e, no fim da sessão, o jornalista da Rádio Moçambique, João de Sousa, entrevistou-o. Aguardem a continuidade da série, em primeira mão na blogosfera. O meu obrigado ao João pelo envio do material. Extracto da entrevista:
"JS – Considera que a Frelimo se está a desviar do seu objectivo ?
MS – Eu acho que sim. Eu já disse isso a nível do Partido. Por que é que o Partido se está a distanciar progressivamente das classes operária e camponesa ? Como é que este País se vai desenvolver ? É um desvio. Hoje queremos primeiro construir os empresários e dizer a eles que orientem os camponeses. Eu acho que há maneiras de crescer, só que algumas delas, actualmente, não são válidas."
(continua)

12 comentários:

  1. ...mais tinta e devates a caminho!!!
    solucoes roçadas de leve, nunca serão atingidas enqto a saga de ideias e accoes nao andarem num caminho so!

    ResponderEliminar
  2. Só pode ser piada (parafraseando os meus irmãos Brasileiros).

    ResponderEliminar
  3. Estou à espera daqueles que nos criticavam e chamaram nomes, entre os quais anti-patriotas venham também chamar, com o mesmo peso e medida, de anti-patriota a Marcelino dos Santos por sinal um dos "patrões" da Frelimo.

    Posso até estar equivocado, acho que Marcelino dos Santos é leitor deste diário, e felizmente, aprendeu a ouvir e a perceber que a governação da Frelimo em geral e de Guebuza em particular é má.

    Isto é ter as "coisas" no lugar. Isto é que se chama de sensatez de um homem.

    Zicomo

    ResponderEliminar
  4. Isso ja muda muito a minha maneira de ver as coisas. Fique muito tempo a duvidar do que via ou imaginava ver, pouco a pouco tou a ficar iluminado. Sera que li isto bem?

    ResponderEliminar
  5. cocuana nao tem razao esta viragem esta kombela desculpa

    mulandi kamphumo

    ResponderEliminar
  6. Eu posso vir a não concordar com o que Marcelino dos Santos disse na África do Sul, já que muitas vezes não concordo com ele.

    Mas nisto, interessa-me muito em ver o comentário do meu amigo Basílio Muhate e precisamente como Viriato Dias espera. Muhate com certeza vai mandar saudacões anti-patrióticas a Marcelino dos Santos que fez estas declaracões na África do Sul e contra a sua Frelimo. Ou serão saudacões anti-Frelimo???

    E não vale apena esquivar isto, amigo Basílio Muhate!

    ResponderEliminar
  7. São sinais esses…

    Faço das do Viriato minhas palavras...gostaria mesmo de saber se Marcelino dos Santos também será classificado de anti-patriota...

    ahhhh isso fico a espera.

    Acordem!!! PORQUE O REI VAI NÚ....

    ResponderEliminar
  8. Viriato,

    Vais seleciona-lo ?

    Acho bom se ele for leitor desse diario, 'e sempre Bom, sabermos que ele ainda possui "flexibelidade mental" para descernir o que 'e valido e o que nao.

    Em 1996, recebi a visita dele e os parabens dele, porque fiz uma montra na minha loja, no Predio Pott,

    Era uma montra de exposicao de "residuos militares da ex URSS em Mocambique", tambem uma expecie de retrospectiva da destruicao causada pela guerra civil em Mocambique, obviamente que a montra nao continha os numeros de mortos humanos mocambicanos, e o material tinha sido gentilmente concedido pelo Quartel General das FADM.

    Nao percebi se os parabens eram porque ele achava que eu tinha talento artistico, ou ele estava com saudades da URSS.

    ResponderEliminar
  9. Quando o barco afunda, os ratos sao os primeiros a abandonar o navio...

    "Qua is adsuesco assuesco exsisto vos Marcelino dos Santos? Ut vos priores gazeteer te has no ut question QUOD vos said quam is est ut unus FRELIMO period of vicis priores infractus fashionable, ut talis, nao is adsuesco assuesco operor felt res ut of opus QUOD camponeses, tamen drum, ut of capitalists QUOD corpus?!..."

    Onde estavas tu, Marcelino dos Santos, quando um jornalista te fez essa pergunta e disseste que a FRELIMO era um partido moderno, como tal, nao fazia sentido ser de operarios e camponeses, mas tambem, de capitalistas e e empresarios?!

    Dixit

    ResponderEliminar
  10. Viriato,

    As tantas quer nos contar um filme.

    Ele nao 'e xiconhoca ?

    Desconfio, vou esperar ver toda entrevista, nao confio nele, e ainda que esteja a ler-me, 'e BOM ele saber, o que penso dele.

    Nao 'e ele que diz os Jovens tem que ser "policamente educados" ? "politicamente educado" dele nao 'e macuacua ?

    Esta contorcer-se, virar-se, ja nos vendeu com os sovieticos e agora quer fazer filmes, esta a sentir o abalo sismico.

    Esta virar.

    ResponderEliminar
  11. Karim,

    Vamos todos esperar pelo resto da entrevista que promete.

    Apesar de tudo, Marcelino dos Santos é um homem coerente. E eu adoro pessoas coerentes, nem que seja para dizer asneiras. É coerente, pronto.

    Zicomo

    ResponderEliminar
  12. Tenho dito eu que tenho sorte e ter um tio (materno) FRELISMISTA de convicção, que ser da FRELIMO não é ser alienado mentalmente!

    Infelizmente, malta Edson, e companhia insistem em ressonar os Frelimistas de conveniência!

    Outros, até renunciam cargos nas universidades porque querem melhor servir as ieeologias do Partido! assim não vamos longemirmãos.

    ResponderEliminar

Seja bem-vinda (o) ao blogue "Diário de um sociólogo"! Por favor, sugira outras maneiras de analisar os fenómenos, corrija, dê pistas, indique portais, fontes, autores, etc. Não ofenda, não insulte, não ameace, não seja obsceno, não seja grosseiro, não seja arrogante, abdique dos ataques pessoais, de atentados ao bom nome, do diz-que-diz, de acusações não provadas e de generalizações abusivas, evite a propaganda, a frivolidade e a linguagem panfletária, não se desdobre em pseudónimos, no anonimato protector e provocador, não se apoie nos "perfis indisponíveis", nas perguntas mal-intencionadas, procure absolutamente identificar-se. Recuse o "ouvi dizer que..." ou "consta-me que..."Não serão tolerados comentários do tipo "A roubou o município", "B é corrupto", "O partido A está cheio de malandros", "Esta gente só sabe roubar". Serão rejeitados comentários e textos racistas, sexistas, xenófobos, etnicistas, homófobos e de intolerância religiosa. Será absolutamente recusado todo o tipo de apelos à violência. Quem quiser respostas a comentários ou quem quiser um esclarecimento, deve identificar-se plenamente, caso contrário não responderei nem esclarecerei. Fixe as regras do jogo: se você é livre de escrever o que quiser e quando quiser, eu sou livre de recusar a publicação; e se o comentário for publicado, não significa que estou de acordo com ele. Se estiver insatisfeito, boa ideia é você criar o seu blogue. Democraticamente: muito obrigado pela compreensão.