Outros elos pessoais

24 julho 2010

Sobre os fumos da Mozal (2)

Prosseguindo a série.
É possível enquadrar a produção de alumínio feita a cerca de 17 quilómetros de Maputo em vários primas analíticos.
Um desse prismas consiste nos riscos ambientais e humanos.
Por exemplo, confira (1) um quadro geral em power point elaborado por cientistas brasileiros e (2) um quadro particular sobre habitantes de uma comunidade australiana queixando-se em 2007 de vários tipos de doenças causadas, segundo eles, pela poluição oriunda de uma refinaria de alumínio - respectivamente aqui e aqui.Free Translation
(continua)

2 comentários:

  1. Professor, por favor, fale sobre isso. Continue a falar sobre isso! Eu também já falei, mas vivo em Portugal e os meus leitores não são, na sua maioria, Moçambicanos e esta realidade está-lhes longe demais... Eu sou médica e sei bem o quanto podem ser prejudiciais os fumos para a saúde das crianças! Não deixe de continuar a falar sobre isso, por favor!

    http://beijo-de-mulata.blogspot.com/2010/07/mas-esta-tudo-doido-licenciar-poluicao.html

    P. Lopes

    ResponderEliminar
  2. Por favor, assine a petição em:

    www.thepetitionsite.com/1/MOZAL-sem-filtros-NAO#signatures

    ResponderEliminar

Seja bem-vinda (o) ao blogue "Diário de um sociólogo"! Por favor, sugira outras maneiras de analisar os fenómenos, corrija, dê pistas, indique portais, fontes, autores, etc. Não ofenda, não insulte, não ameace, não seja obsceno, não seja grosseiro, não seja arrogante, abdique dos ataques pessoais, de atentados ao bom nome, do diz-que-diz, de acusações não provadas e de generalizações abusivas, evite a propaganda, a frivolidade e a linguagem panfletária, não se desdobre em pseudónimos, no anonimato protector e provocador, não se apoie nos "perfis indisponíveis", nas perguntas mal-intencionadas, procure absolutamente identificar-se. Recuse o "ouvi dizer que..." ou "consta-me que..."Não serão tolerados comentários do tipo "A roubou o município", "B é corrupto", "O partido A está cheio de malandros", "Esta gente só sabe roubar". Serão rejeitados comentários e textos racistas, sexistas, xenófobos, etnicistas, homófobos e de intolerância religiosa. Será absolutamente recusado todo o tipo de apelos à violência. Quem quiser respostas a comentários ou quem quiser um esclarecimento, deve identificar-se plenamente, caso contrário não responderei nem esclarecerei. Fixe as regras do jogo: se você é livre de escrever o que quiser e quando quiser, eu sou livre de recusar a publicação; e se o comentário for publicado, não significa que estou de acordo com ele. Se estiver insatisfeito, boa ideia é você criar o seu blogue. Democraticamente: muito obrigado pela compreensão.