Outros elos pessoais

28 julho 2010

A ler

Aqui e aqui. Sobre a Vale em geral e em Moçambique, aqui.Free Translation

2 comentários:

  1. Nao gostei da prestacao do Brasil no Mundial,

    Aquele segundo golo, contra a Costa do Marfim, foi falta, o arbitro viu,

    E o jogo com Portugal foi uma miseria.

    ResponderEliminar
  2. Na Zambia, mas tambem em Mocambique. Novos actores, velhos problemas...

    Lia eu no pais que o futuro aeroporto internacional de Xai-Xai vira a ser construido neste quinquenio.

    Como e evidente, a razao de ser deste aeroporto E NOVAMENTE DETERMINADA pela pressao do Capital estrangeiro e nao por uma estrategia consentanea de govenacao, no espirito da agenda XX-XXI!

    Concretamente, os capitalistas dos resorts no raio XAI-XAI - BILENE & Cia. E os futuros investidores das areas pesadas do Chibuto - QUE VOLTARAO EM BREVE!!!

    E aqui e que a porca torce o rabo. Desde Samora, mais nenhum governante mocambicano se atreveu a endividar a NACAO para o bem comum. Sempre ficam a boleia do que o estrangeiro decidiu para o nosso futuro. Neocolonialismo...

    Ha dois anos por exemplo, fizeram-nos cair na ilusao de que os SILOS para cereais seriam para armazenar a producao camponesa que apoderece num canto do pais por falta de escoamento, enquanto no outro, morre-se a fome. E tambem, diziam-nos, para quebrar o "monopolio" das moageiras na combinacao de precos de venda ao consumidor de trigo, milho, etc. - essenciais para o pao- mas qual que? Ja vem hoje dizer-nos que os silos vao ser contruidos em parceria publico privada com a MOAGEIRAS!

    Chamem idiotas a quem quizerem, eu e que nao sou!...

    Primeiro as doacoes. Agora, a mesma coisa com outro nome. Parceria Publico Privada, que sao doacoes dinamicas, pragmaticamente orientadas em ambos sentidos do fluxo financeiro, mas com a balanca inclinada sempre para um lado. O accionista maioritario. Esta na moda, dizem...

    Mas como a EDUCACAO esta ainda fora dos horizontes destes mecenas interesseiros, jamais havera algo de QUALIDADE nesse sector nos proximos tempos. Cabera unicamente ao Governo faze-lo por conta e risco. Mas como? Se nao tem o habito, nem a verticalidade de se endividar por causas de sobrevivencia de Estado?

    Disse

    ResponderEliminar

Seja bem-vinda (o) ao blogue "Diário de um sociólogo"! Por favor, sugira outras maneiras de analisar os fenómenos, corrija, dê pistas, indique portais, fontes, autores, etc. Não ofenda, não insulte, não ameace, não seja obsceno, não seja grosseiro, não seja arrogante, abdique dos ataques pessoais, de atentados ao bom nome, do diz-que-diz, de acusações não provadas e de generalizações abusivas, evite a propaganda, a frivolidade e a linguagem panfletária, não se desdobre em pseudónimos, no anonimato protector e provocador, não se apoie nos "perfis indisponíveis", nas perguntas mal-intencionadas, procure absolutamente identificar-se. Recuse o "ouvi dizer que..." ou "consta-me que..."Não serão tolerados comentários do tipo "A roubou o município", "B é corrupto", "O partido A está cheio de malandros", "Esta gente só sabe roubar". Serão rejeitados comentários e textos racistas, sexistas, xenófobos, etnicistas, homófobos e de intolerância religiosa. Será absolutamente recusado todo o tipo de apelos à violência. Quem quiser respostas a comentários ou quem quiser um esclarecimento, deve identificar-se plenamente, caso contrário não responderei nem esclarecerei. Fixe as regras do jogo: se você é livre de escrever o que quiser e quando quiser, eu sou livre de recusar a publicação; e se o comentário for publicado, não significa que estou de acordo com ele. Se estiver insatisfeito, boa ideia é você criar o seu blogue. Democraticamente: muito obrigado pela compreensão.