Outros elos pessoais

22 julho 2010

Indicadores suspeitos e comoção popular (2)

Acima um extracto de uma notícia inserta no "Diário de Notícias" e no "Notícias", respectivamente aqui e aqui.
Mais um pouco desta série, reproduzindo parte de um trabalho hoje publicado no "Notícias" online:
"O dia 19 de Julho nunca sairá da memória de Estrela Mabunda, não pelos bons motivos, mas pela ocorrência que ninguém desejaria nunca na vida. Viu tudo que a sua família construiu a ruir em pouco tempo, por causa dos vizinhos que, baseando-se num suspeito caso de tráfico de menor, saquearam e vandalizaram a sua residência. Entrevistada pelo nosso Jornal, Estrela Mabunda resumiu tudo o que se passa numa única palavra: inveja. Afirma estar a ser vítima de ódio daqueles que nunca viram com bons olhos o sucesso da sua família, que nunca apreciam o resultado do seu trabalho."
Não existe quer no "Notícias" quer em qualquer outro jornal disponível no país qualquer esforço para analisar o fenómeno da suspeita de tráfico recaindo em Estrela Mabunda, para além da descrição e da justaposição de dados e de depoimentos.
(continua)

Sem comentários:

Enviar um comentário

Seja bem-vinda (o) ao blogue "Diário de um sociólogo"! Por favor, sugira outras maneiras de analisar os fenómenos, corrija, dê pistas, indique portais, fontes, autores, etc. Não ofenda, não insulte, não ameace, não seja obsceno, não seja grosseiro, não seja arrogante, abdique dos ataques pessoais, de atentados ao bom nome, do diz-que-diz, de acusações não provadas e de generalizações abusivas, evite a propaganda, a frivolidade e a linguagem panfletária, não se desdobre em pseudónimos, no anonimato protector e provocador, não se apoie nos "perfis indisponíveis", nas perguntas mal-intencionadas, procure absolutamente identificar-se. Recuse o "ouvi dizer que..." ou "consta-me que..."Não serão tolerados comentários do tipo "A roubou o município", "B é corrupto", "O partido A está cheio de malandros", "Esta gente só sabe roubar". Serão rejeitados comentários e textos racistas, sexistas, xenófobos, etnicistas, homófobos e de intolerância religiosa. Será absolutamente recusado todo o tipo de apelos à violência. Quem quiser respostas a comentários ou quem quiser um esclarecimento, deve identificar-se plenamente, caso contrário não responderei nem esclarecerei. Fixe as regras do jogo: se você é livre de escrever o que quiser e quando quiser, eu sou livre de recusar a publicação; e se o comentário for publicado, não significa que estou de acordo com ele. Se estiver insatisfeito, boa ideia é você criar o seu blogue. Democraticamente: muito obrigado pela compreensão.