Outros elos pessoais

09 junho 2010

Pesquisar e regulamentar

Deve haver no país milhares de curandeiros, dirão outros médicos tradicionais. Uns trabalham ao nível do que, por hipótese, chamarei pré-biomedicina, fazendo uso de uma farmacologia empiricamente administrada. Outros, ao nível da psicoterapia (os vanhamussoro, por exemplo). Outros, ainda, combinam as duas coisas.
Tenho para mim que não fazemos ideia dos resultados, das consequências dessas práticas.
Por isso defendo a necessidade de pesquisá-las e regulamentá-las, devendo os seus membros ser portadores de certificação oficial para exercê-las.
Pergunta: o que acham os leitores?

Sem comentários:

Enviar um comentário

Seja bem-vinda (o) ao blogue "Diário de um sociólogo"! Por favor, sugira outras maneiras de analisar os fenómenos, corrija, dê pistas, indique portais, fontes, autores, etc. Não ofenda, não insulte, não ameace, não seja obsceno, não seja grosseiro, não seja arrogante, abdique dos ataques pessoais, de atentados ao bom nome, do diz-que-diz, de acusações não provadas e de generalizações abusivas, evite a propaganda, a frivolidade e a linguagem panfletária, não se desdobre em pseudónimos, no anonimato protector e provocador, não se apoie nos "perfis indisponíveis", nas perguntas mal-intencionadas, procure absolutamente identificar-se. Recuse o "ouvi dizer que..." ou "consta-me que..."Não serão tolerados comentários do tipo "A roubou o município", "B é corrupto", "O partido A está cheio de malandros", "Esta gente só sabe roubar". Serão rejeitados comentários e textos racistas, sexistas, xenófobos, etnicistas, homófobos e de intolerância religiosa. Será absolutamente recusado todo o tipo de apelos à violência. Quem quiser respostas a comentários ou quem quiser um esclarecimento, deve identificar-se plenamente, caso contrário não responderei nem esclarecerei. Fixe as regras do jogo: se você é livre de escrever o que quiser e quando quiser, eu sou livre de recusar a publicação; e se o comentário for publicado, não significa que estou de acordo com ele. Se estiver insatisfeito, boa ideia é você criar o seu blogue. Democraticamente: muito obrigado pela compreensão.