Outros elos pessoais

01 junho 2010

Os desmaios femininos na Quisse Mavota (13)

Mais um pouco desta série.
Disse-vos no número anterior que não devemos confundir protocolos de conhecimento e de procedimento pré-científicos e científicos.
Na verdade, os protocolos de conhecimento e de procedimento científico são distintos dos protocolos do saber revelado do tipo religioso, da dedução racional do tipo filosófico e das diversas formas de saber simbólico.
A sua coluna vertebral não assenta em hipóteses do género As raparigas da Quisse Mavota desmaiam porque os espíritos dos Magaias estão zangados. Os factores, as causas e a estrutura dos fenómenos sociais são procurados no social e não fora dele.
Mais: os protocolos de conhecimento e de procedimento científicos são distintos dos protocolos directamente morais e não assentam em hipóteses do género Acreditar em espíritos é nocivo ou A crença nos espíritos é obra de curandeiros tenebrosos e de mal-intencionados em geral. Os factores, as causas e a estrutura dos fenómenos sociais são estudados independentemente de serem bons, maus, bonitos, feios, inconvenientes ou inconvenientes.
Prosseguirei no próximo número.
(continua)

1 comentário:

  1. Professor modestamente tenho dito que não temos que gostar ou não dos fenómenos sociais eles devem merecer nossa atenção e dentro dos seguimentos da sociedade onde ocorrem, infelizmente sociólogos moralistas tem publicado textos hipócritas e demagógicas a manientarem a sociedade para ignorarem certas ocorrências só pelo facto de lá haverem curandeiros. Estes ciêntistas se dão o direito de excluirem os outros e exclusividade de opinarem quando e como sobre os fenómenos sociais! ainda bem que o Prof. cançou de assistir atáques dos que querem aprender consigo mas o fazem sem modestia alguma... eis o B+A=BA senhores ciêntistas que condenam tudo e todos e se dão o direito de dizer o que se deve e o que não!... mais, de classificar os bem ou mal formados; de boas ou más decisões das nossas intituições!...

    ResponderEliminar

Seja bem-vinda (o) ao blogue "Diário de um sociólogo"! Por favor, sugira outras maneiras de analisar os fenómenos, corrija, dê pistas, indique portais, fontes, autores, etc. Não ofenda, não insulte, não ameace, não seja obsceno, não seja grosseiro, não seja arrogante, abdique dos ataques pessoais, de atentados ao bom nome, do diz-que-diz, de acusações não provadas e de generalizações abusivas, evite a propaganda, a frivolidade e a linguagem panfletária, não se desdobre em pseudónimos, no anonimato protector e provocador, não se apoie nos "perfis indisponíveis", nas perguntas mal-intencionadas, procure absolutamente identificar-se. Recuse o "ouvi dizer que..." ou "consta-me que..."Não serão tolerados comentários do tipo "A roubou o município", "B é corrupto", "O partido A está cheio de malandros", "Esta gente só sabe roubar". Serão rejeitados comentários e textos racistas, sexistas, xenófobos, etnicistas, homófobos e de intolerância religiosa. Será absolutamente recusado todo o tipo de apelos à violência. Quem quiser respostas a comentários ou quem quiser um esclarecimento, deve identificar-se plenamente, caso contrário não responderei nem esclarecerei. Fixe as regras do jogo: se você é livre de escrever o que quiser e quando quiser, eu sou livre de recusar a publicação; e se o comentário for publicado, não significa que estou de acordo com ele. Se estiver insatisfeito, boa ideia é você criar o seu blogue. Democraticamente: muito obrigado pela compreensão.