Outros elos pessoais

27 maio 2010

Todo o homem é filósofo

"É preciso destruir o preconceito, muito difundido, de que a filosofia é algo muito difícil pelo fato de ser a atividade intelectual própria de uma determinada categoria de cientistas especializados ou de filósofos profissionais e sistemáticos." - Antonio Gramsci. Aqui.

3 comentários:

  1. Ainda nao li o Antonio Gramsci,

    Mas sinto-me confortado com essa do "todo homem 'e filosofo",

    E motivado a filosofar o dia-dia problematico, a buscar o ponto de inflexao no meu desconseguir pensar continuamente, no irreal e no nao-logico, duma sociedade onde me cruzo com gente conhecida e desconhecida.

    Bonito.

    ResponderEliminar
  2. Uma razão importante para estudar filosofia é facto de esta lidar com questões fundamentais acerca do sentido da nossa existencia!

    Abdul Karim!
    tens que ler!

    ResponderEliminar
  3. Linette,

    Tudo bem, vou ler, acho que problema 'e mesmo meu.

    Esta tudo bem no meu pais, vamos 'a lua com agencia espacial propria, somos uma potencia mudial na boa governacao, a nossa esperanca de vida 'e a mais alta mudial, o HIV pode ser curado com banhos do Doc Yassini, e nossa pobresa 'e espiritual porque 'e reflexo externo no nosso pobre interno, somos uma democracia do futuro, o nosso governo, os doadores e banco mundial estao conosco para desenvovermos mais do que ja nos fizeram desenvolver.

    Esta bem Linette, tenho mesmo que descobrir o sentido da minha existencia no contexto acima descrito.

    ResponderEliminar

Seja bem-vinda (o) ao blogue "Diário de um sociólogo"! Por favor, sugira outras maneiras de analisar os fenómenos, corrija, dê pistas, indique portais, fontes, autores, etc. Não ofenda, não insulte, não ameace, não seja obsceno, não seja grosseiro, não seja arrogante, abdique dos ataques pessoais, de atentados ao bom nome, do diz-que-diz, de acusações não provadas e de generalizações abusivas, evite a propaganda, a frivolidade e a linguagem panfletária, não se desdobre em pseudónimos, no anonimato protector e provocador, não se apoie nos "perfis indisponíveis", nas perguntas mal-intencionadas, procure absolutamente identificar-se. Recuse o "ouvi dizer que..." ou "consta-me que..."Não serão tolerados comentários do tipo "A roubou o município", "B é corrupto", "O partido A está cheio de malandros", "Esta gente só sabe roubar". Serão rejeitados comentários e textos racistas, sexistas, xenófobos, etnicistas, homófobos e de intolerância religiosa. Será absolutamente recusado todo o tipo de apelos à violência. Quem quiser respostas a comentários ou quem quiser um esclarecimento, deve identificar-se plenamente, caso contrário não responderei nem esclarecerei. Fixe as regras do jogo: se você é livre de escrever o que quiser e quando quiser, eu sou livre de recusar a publicação; e se o comentário for publicado, não significa que estou de acordo com ele. Se estiver insatisfeito, boa ideia é você criar o seu blogue. Democraticamente: muito obrigado pela compreensão.