Sonhadores, os sociólogos sempre procuraram duas coisas: as leis do social e a reforma das sociedades. Cá por mim busco bem pouco: tirar a casca dos fenómenos e tentar perceber a alma dos gomos sociais sem esquecer que o mais difícil é compreender a casca. Aqui encontrareis um pouco de tudo: sociologia (em especial uma sociologia de intervenção rápida), filosofia, dia-a-dia, profundidade, superficialidade, ironia, poesia, fragilidade, força, mito, desnudamento de mitos, emoção e razão.
Outros elos pessoais
23 maio 2010
Santos de casa não fazem milagres? (8)
5 comentários:
Seja bem-vinda (o) ao blogue "Diário de um sociólogo"! Por favor, sugira outras maneiras de analisar os fenómenos, corrija, dê pistas, indique portais, fontes, autores, etc. Não ofenda, não insulte, não ameace, não seja obsceno, não seja grosseiro, não seja arrogante, abdique dos ataques pessoais, de atentados ao bom nome, do diz-que-diz, de acusações não provadas e de generalizações abusivas, evite a propaganda, a frivolidade e a linguagem panfletária, não se desdobre em pseudónimos, no anonimato protector e provocador, não se apoie nos "perfis indisponíveis", nas perguntas mal-intencionadas, procure absolutamente identificar-se. Recuse o "ouvi dizer que..." ou "consta-me que..."Não serão tolerados comentários do tipo "A roubou o município", "B é corrupto", "O partido A está cheio de malandros", "Esta gente só sabe roubar". Serão rejeitados comentários e textos racistas, sexistas, xenófobos, etnicistas, homófobos e de intolerância religiosa. Será absolutamente recusado todo o tipo de apelos à violência. Quem quiser respostas a comentários ou quem quiser um esclarecimento, deve identificar-se plenamente, caso contrário não responderei nem esclarecerei. Fixe as regras do jogo: se você é livre de escrever o que quiser e quando quiser, eu sou livre de recusar a publicação; e se o comentário for publicado, não significa que estou de acordo com ele. Se estiver insatisfeito, boa ideia é você criar o seu blogue. Democraticamente: muito obrigado pela compreensão.
Podiamos contratar o Mourinho, ganhavamos de certeza,
ResponderEliminarEle ate era capaz de dar um desconto, sao sempre os "mambas"... depois Mourinho garante Vitorias,
Mas mais aserio, enquanto nao decidirmos trabalhar a prata da casa, em prespectiva de Longo Prazo, dificilmente havera milagres, no futebol em Mocambique...
O problema de resultados, 'e generalizado em Mocambique, so os Bancos 'e que apresentam resultados muito positivos , ate conseguirem ser os mais lucrativos do mundo.
'E business,
No ultimo jogo as nossas "cobrinhas" foram esmagadas por 6-1 !
Eu vou montar uma equipe de futebol.
Desde que me renunciei ao futebol como um dos meus desportos favoritos, vão já cerca de 15 anos, porquanto, devido as derrotas sucessivas dos meus então clubes de estimação, nomeadamente o Costa do Sul (Moçambique) e o Benfica (Portugal) e mais tarde dos "Mambas", nunca mais acompanhei à sério fosse o que fosse sobre o futebol.
ResponderEliminarPorém, não iria ofender a ninguém, creio, se o Governo moçambicano suspendesse por 10 anos a actividade dos "Mambas" e de outras modalidades que, ao invés de engrandecer o país, coloca-lhe na cauda como se fôssemos fechadura de uma pousada.
Não é o técnico x ou y que pode alterar os resultados dos "Mambas" é toda uma equipa em volta que já demonstrou caducidade. Ora vejamos: a FMF nos últmos 10 anos não trouxe novidades ao país. Os "azares" multiplicam-se. Os jogadores queixam-se de que só são acarinhados nas vésperas dos jogos, depois deles são iguais, macambúzios. Estamos mal.
Solução: Trabalho de base. Mais vale perder horas, dias, meses, anos a formar homens, jogadores, do que lançar os que já temos para nos trazer resultados catastrofícos. Samora não teria gostado nada disso. Uma equipa de jovens de Tete ganhou ontem, salvo o erro, em Xai-Xai, pois é, não irá merecer nenhum tipo de apreciação de quem vela pelo desporto.
Como querem ganhar títulos se os cavalos com quem conta já mudaram de pala 100 vezes?
Zicomo
Concordo contigo 100%, compara resultados Viriato,
ResponderEliminarSem trabalho de base, levamos 6-1 ! ou seja 7 golos no jogo, com comores ou lesotho que ja nem sei,
Com trabalho de base, batemos 7-0 ! tambem 7 golos num jogo tambem , mas todos golos nossos ! e nao foi com comores nem com lesotho !
Foi no campeonato do mundo de projectos sociais desportivos, 2007 na Noroega contra equipe da casa, em casa deles ! E nao foi falta de respeito, porque batemos com respeito ! e treinador , jogadores e dirigente todos so nacionais nossos !
Sensacao do campeonato de 42 equipes do mundo, por ter perdido com Rosemborg 1-0 nos quartos de final, Rosemborg campeao da Noroega !
Nao brincamos em servico, so que nao dao autorizacao pra montarmos nossa federacao, tem que ser esses caducos, pra caducarem tudo ! caducaram essa equipe vencedora tambem !
Agora veja o Brasil, pegou no nome futescola, no Logo futescola e imitou la o projecto, porque estava ca um brasileiro de olhos postos no sucesso do projecto mocambicano.
Esta imaginar o que se perdeu, por causa desses caducos ai da FMF ?
Porque afinal, Abdul Karim, ainda ninguem se lembrou de dizer que o desporto - e o futebol em particular - e arremesso politico para muitos que se candidatam a voos mais altos...
ResponderEliminarNo caso concreto das nossas federacoes desportivas, a filiacao partidaria no PARTIDO tambem conta. Cito de memoria as federacoes de Futebol, Basquetebol, Atletismo, Voleibol, Boxe, Natacao e de Tenis. Algumas Federacoes de Artes Marciais tem sido excepcao, todavia -se calhar por isso - sobrevivem de carolice e com mensalidades dos atletas. Mesmo assim, sao as que melhores resultados desportivos tem trazido a Mocambique. Finalmente, no Comite Olimpico Nacional, nem vale a pena falar, porque fica-se rouco.
Como se ve, o nosso desporto e um micro-cosmos que reflecte a sociedade em que se baseia.
Concordo Ricardo,
ResponderEliminarMas tambem lamento, o "sistema" 'e que determina a sociedade em que vivemos, e no nosso caso, vendo com muita calma, quem mais perdeu foi mesmo o governo.
Obviamente que os miudos voltaram pra lixeira do Hulene, e isso doi-me quando olho pra traz, mas la no fundo tenho a consciencia que fiz o que pode, e voltarei a fazer quando o governo achar que me tem que dar opurtunidade para tal,
Os meritos do meu trabalho sao sempre e tambem da minha equipe de trabalho, quanto ao reconhecimento e pretigio ja o tenho ao mais alto nivel intelectual mundial, e deponibelizar o meu talento para o meu pais 'e algo que considero meu DEVER, por isso tambem trabalho aqui neste Melhor Blog do Mundo, com um Professor que considero Brilhante na sua area de intervencao,
Agora reconhecerem o meu trabalho, a nivel nacional, acho muito dificil, francamente ja nao espero muito, pois ate compreendo as pessoas que insistem em nao NOS reconhecer, afinal na optica deles, reconhecerem os NOSSOS feitos, 'e na realidade reconhecerem implicitamente o falhanco deles.
'E pobreza espiritual, e concordo com pr ai, pois os "ricos" mocambicanos sao tao pobres espiritualmente que nao conseguem nem simplesmente comprender o choro duma crianca esfomeada, assim como sao incapazes de sentir-se felizes no sorriso duma crianca saudavel.