Outros elos pessoais

26 maio 2010

Nelson Mandela


"I have fought against white domination, and I have fought against black domination. I have cherished the ideal of a democratic and free society in which all persons will live together in harmony with equal opportunities. It is an ideal which I hope to live for, and to see realised. But my Lord, if needs be, it is an ideal for which I am prepared to die (Lutei contra a dominação branca e contra a dominação negra. Acarinhei o ideal de uma sociedade democrática e livre na qual todas as pessoas viverão em harmonia com oportunidades iguais. É um ideal que espero viver e ver realizado. Mas, Senhor, se necessário for, é um ideal pelo qual estou disposto a morrer)." - Nelson Mandela em 1964 no Processo de Rivonia, aqui.Free Translation

10 comentários:

  1. Tiro o chapeu a este grande e eterno Líder Africano!

    ResponderEliminar
  2. Salve oh grande líder.
    Precisamos de muitos como tu . E gente como tu que dignifica o nosso continente e nos dá esperança... viva mandela, viva áfrica!

    ResponderEliminar
  3. Um verdadeiro Herói, pena que muitos não pensam do mesmo modo e o resultado é que a África do Sul ainda não realizou o sonho de Mandela.

    ResponderEliminar
  4. Gandhi e Mandela, meus Idolos.

    O Primeiro pela determinacao,
    O segundo pela capacidade de perdoar,

    Ambos tao Grandes quanto as Causas que defenderam ( no caso do Mandela, que ainda defende ).

    ResponderEliminar
  5. Homem que dignifica e sempre dignificará África.

    ResponderEliminar
  6. Grande Mandela. Um excelente Líder da África e não só.

    AAS

    ResponderEliminar
  7. MANDELA E HEROI E MUITOS NAO SABEM GRACAS A ELE TEREMOS PELA 1 VEZ O MUNDIAL DE FUTEBOL EM AFRICA


    BAYETE Nelson Rolihala Mandela
    meu eterno HEROI

    PENA QUE MUGABE NAO TENHA APRENDIDO NADA

    MARIO LITHURI

    ResponderEliminar
  8. Vão ter que me perdoar.

    Estou ao lado de Mugabe, desta vez!!!

    É muito injusto. Não, não foi, infelizmente, apenas, só, Mugabe que não aprendeu.

    Foram/são muitos mais.

    Mugabe é parcialmente culpado, mas também parcialmente inocente - e nem é contraditório.

    Tem imensa companhia.

    Injustiça também não.
    Não é SÓ Mugabe!!!

    ResponderEliminar
  9. Infelizmente, nem todos os líderes africanos pensam como Mandela; se assim fosse, Africa caminharia para a consolidação da verdadeira democracia e progresso/desenvolvimento.
    Mandela ama toda a gente, de qualquer etnia ou crença, e o facto de ele ser crente tem feito a diferença na sua vida e na vida da nação que liderou (ele lê a Bíblia todos os dias).
    O Sr. Mandela é humilde, respeita toda a gente, não tem complexos de superioridade, não humilha os seus subordinados, tem bom coração e sentimentos muito nobres.
    Aconselho a leitura da sua biografia.
    Maria Helena

    ResponderEliminar

Seja bem-vinda (o) ao blogue "Diário de um sociólogo"! Por favor, sugira outras maneiras de analisar os fenómenos, corrija, dê pistas, indique portais, fontes, autores, etc. Não ofenda, não insulte, não ameace, não seja obsceno, não seja grosseiro, não seja arrogante, abdique dos ataques pessoais, de atentados ao bom nome, do diz-que-diz, de acusações não provadas e de generalizações abusivas, evite a propaganda, a frivolidade e a linguagem panfletária, não se desdobre em pseudónimos, no anonimato protector e provocador, não se apoie nos "perfis indisponíveis", nas perguntas mal-intencionadas, procure absolutamente identificar-se. Recuse o "ouvi dizer que..." ou "consta-me que..."Não serão tolerados comentários do tipo "A roubou o município", "B é corrupto", "O partido A está cheio de malandros", "Esta gente só sabe roubar". Serão rejeitados comentários e textos racistas, sexistas, xenófobos, etnicistas, homófobos e de intolerância religiosa. Será absolutamente recusado todo o tipo de apelos à violência. Quem quiser respostas a comentários ou quem quiser um esclarecimento, deve identificar-se plenamente, caso contrário não responderei nem esclarecerei. Fixe as regras do jogo: se você é livre de escrever o que quiser e quando quiser, eu sou livre de recusar a publicação; e se o comentário for publicado, não significa que estou de acordo com ele. Se estiver insatisfeito, boa ideia é você criar o seu blogue. Democraticamente: muito obrigado pela compreensão.