Outros elos pessoais

09 maio 2010

Impressionante

Literalmente, auditivamente decidi abandonar o local público onde, esta noite, bebia o meu café. Por quê? Porque dezenas de jovens compatriotas entraram em frenesim catárquico com o primeiro golo não do Costa do Sol de Maputo, não do Ferroviário da Beira, não do Textáfrica do Chimoio, mas do Benfica de Portugal no jogo com o Rio Ave transmitido num écran gigante. Quatro jovens febris ostentavam, já, camisolas vermelhas à volta do pescoço, claramente preparados para comemorar a conquista do campeonato português de futebol sénior. A minha alma disse-me que iria haver festa e desfile este noite em Maputo.

12 comentários:

  1. Benficaaaaaa!!!!! Grande , Glorioso e Único!!!!

    ResponderEliminar
  2. E VIVA O BENFICA.

    Um grande abraço a TODOS os Benfiquistas.

    ResponderEliminar
  3. Viva o Benfica???
    O "Expresso" diz que a festa pela vitória do Benfica encheu a baixa da cidade de Maputo.
    Ler neste link:
    http://aeiou.expresso.pt/festa-em-maputo-enche-baixa-da-cidade=f581632
    Thomas Selemane

    ResponderEliminar
  4. Não dormi. O barulho foi intenso. 4h da manhã cantava-se, dançava-se, bozinava-se, ouvia-se gritos de todas as vozes: crianças, adultos, velhos, rocas, enfim, era Benfica que nunca acabava.

    Problema:

    Portugal vive de Futebol. Até aí tudo bem. O problema está quando o Benfica perde, este país fica 1 semana parado, as coisas não andam, a crise se agudiza, os funcionários públicos entram em coma. Ontem, quis o destino que o Benfica ganhasse. No Porto houve violência, houve arruaça entre os adeptos do Benfica e do Porto, e do Braga também.

    No Marquez de Pombal, nunca um chefe de Estado depois do 25 de Abril conseguiu mobilizar massas. O Benfica conseguiu. Está de parabéns o Benfica e os seus adeptos.

    PS: Certo é que o "reparo" do professor é bem-vindo. Pelo Costa do Sol "RIEN" (nada) de gritos, será que o nosso patriotismo desportivo está doente?

    Zicomo

    ResponderEliminar
  5. Tenho a certeza que havera mais adeptos do Benfica em Mocambique, do que de todos os outros clubes do Mocambola...

    Impressionante. Porque ainda me lembro do dia em que o Benfica de Maputo virou Costa do Sol e Sporting virou Maxaquene (Asas de Mocambique). E sobretudo, a celeuma que isso provocou quando se pretendeu voltar aos nomes "coloniais"!

    Coisas da bola, que nenhuma auto-estima consegue apagar, de geracao em geracao.

    E esta, hein?!

    ResponderEliminar
  6. Ricardo

    Não sei se é bem verdade, haverá excepções.
    Brasileiro(a) diz que se muda de nacionalidade, de conjuge, de carro, de casa,...de tudo.

    Excepto de Clube!!!

    Tá í.

    ResponderEliminar
  7. ..não dá para misturar as coisas,fomos colónia portuguesa 500 anos,e o Benfica teve na sua equipa grandes jogadores de Moçambique ,como tal durante dezenas de anos Moçambique viveu os êxitos do futebol português e ao mesmo tempo vivia também o nosso nacional ,que era de muito boa qualidade nesse tempo,tomara as equipas do presente moçambola jogarem o que se jogava nesses tempos !!!!
    O Benfica é o clube com mais associados do mundo e tem mais de 8 milhões de adeptos pelo mundo fora,e nós não poderíamos também deixar de amar o Glorioso!!!!!
    O futebol está para além da política,do patriotismo,do nacionalismo,está para além de tudo,...se fosse uma religião era de longe a que mais fieis converteria !!!!!
    VIVA O BENFICA !!!!!!
    (Caro Professor,não entendi a razão da saída do lugar onde bebia o café,foi pelo barulho ou por outra razão especial???)
    Tóxico

    ResponderEliminar
  8. Cá em casa somos todos do Sporting; no entanto, acho que o Benfica fez uma época excelente, tem bons jogadores e mereceu ganhar. O Porto é muito mau 'perdedor'. Ganhar ou perder, faz parte do espirito desportivo. A humildade também fica muito bem, mesmo quando se é vencedor. O Porto sempre foi muito arrogante e pensa que o 'sol brilha no seu traseiro'- isto traduzindo literalmente do Ingles.
    Fico feliz por em Moçambique haver muitos adeptos do Benfica... e sei que também do Sporting.
    Seria bom que eventos do género contribuissem para a unidade e solidariedade do povo, e não para causar disturbios e desacatos.
    Mudança forçada dos nomes dos clubes mostra que, à força ou por imposição, nunca se é bem sucedido. No final do dia, porque misturar politica com desporto?
    Maria Helena

    ResponderEliminar
  9. O Benfica chega ate 'a India.

    Pra mim o merito mais mais 'e do Rui Costa.

    Ele 'e que construiu esta equipe, incluindo a contratacao do Jesus,

    E depois o Professor as vezes entra numa serie que santos da casa nao fazem milagres, Rui Costa 'e da casa.

    Esta aqui um exemplo de capitalizacao dos santos milagreiros caseiros.

    Agora vamos ver se crise financeira portuguesa consegue ficar resolvida com o milagreiro da casa tambem, o primeiro ministro socrates. ou sera o santo alemao a fazer milagres em portugal ?

    ResponderEliminar
  10. "Portugal vive de Futebol. Até aí tudo bem. O problema está quando o Benfica perde, este país fica 1 semana parado, as coisas não andam, a crise se agudiza, os funcionários públicos entram em coma"

    Definitivamente vivo num país chamado Portugal....mas deve haver outro onde vive o Sr. V. Dias

    ResponderEliminar
  11. SLB FOREVER. Sou mais Bnfiquista do que Moçambicano.
    Sou benfiquista por amor, enquanto sou Moçambicano pela culpa dos meus pais que me nasceram cá.
    SLB até à morte!

    ResponderEliminar

Seja bem-vinda (o) ao blogue "Diário de um sociólogo"! Por favor, sugira outras maneiras de analisar os fenómenos, corrija, dê pistas, indique portais, fontes, autores, etc. Não ofenda, não insulte, não ameace, não seja obsceno, não seja grosseiro, não seja arrogante, abdique dos ataques pessoais, de atentados ao bom nome, do diz-que-diz, de acusações não provadas e de generalizações abusivas, evite a propaganda, a frivolidade e a linguagem panfletária, não se desdobre em pseudónimos, no anonimato protector e provocador, não se apoie nos "perfis indisponíveis", nas perguntas mal-intencionadas, procure absolutamente identificar-se. Recuse o "ouvi dizer que..." ou "consta-me que..."Não serão tolerados comentários do tipo "A roubou o município", "B é corrupto", "O partido A está cheio de malandros", "Esta gente só sabe roubar". Serão rejeitados comentários e textos racistas, sexistas, xenófobos, etnicistas, homófobos e de intolerância religiosa. Será absolutamente recusado todo o tipo de apelos à violência. Quem quiser respostas a comentários ou quem quiser um esclarecimento, deve identificar-se plenamente, caso contrário não responderei nem esclarecerei. Fixe as regras do jogo: se você é livre de escrever o que quiser e quando quiser, eu sou livre de recusar a publicação; e se o comentário for publicado, não significa que estou de acordo com ele. Se estiver insatisfeito, boa ideia é você criar o seu blogue. Democraticamente: muito obrigado pela compreensão.