Sonhadores, os sociólogos sempre procuraram duas coisas: as leis do social e a reforma das sociedades. Cá por mim busco bem pouco: tirar a casca dos fenómenos e tentar perceber a alma dos gomos sociais sem esquecer que o mais difícil é compreender a casca. Aqui encontrareis um pouco de tudo: sociologia (em especial uma sociologia de intervenção rápida), filosofia, dia-a-dia, profundidade, superficialidade, ironia, poesia, fragilidade, força, mito, desnudamento de mitos, emoção e razão.
Outros elos pessoais
08 maio 2010
1 comentário:
Seja bem-vinda (o) ao blogue "Diário de um sociólogo"! Por favor, sugira outras maneiras de analisar os fenómenos, corrija, dê pistas, indique portais, fontes, autores, etc. Não ofenda, não insulte, não ameace, não seja obsceno, não seja grosseiro, não seja arrogante, abdique dos ataques pessoais, de atentados ao bom nome, do diz-que-diz, de acusações não provadas e de generalizações abusivas, evite a propaganda, a frivolidade e a linguagem panfletária, não se desdobre em pseudónimos, no anonimato protector e provocador, não se apoie nos "perfis indisponíveis", nas perguntas mal-intencionadas, procure absolutamente identificar-se. Recuse o "ouvi dizer que..." ou "consta-me que..."Não serão tolerados comentários do tipo "A roubou o município", "B é corrupto", "O partido A está cheio de malandros", "Esta gente só sabe roubar". Serão rejeitados comentários e textos racistas, sexistas, xenófobos, etnicistas, homófobos e de intolerância religiosa. Será absolutamente recusado todo o tipo de apelos à violência. Quem quiser respostas a comentários ou quem quiser um esclarecimento, deve identificar-se plenamente, caso contrário não responderei nem esclarecerei. Fixe as regras do jogo: se você é livre de escrever o que quiser e quando quiser, eu sou livre de recusar a publicação; e se o comentário for publicado, não significa que estou de acordo com ele. Se estiver insatisfeito, boa ideia é você criar o seu blogue. Democraticamente: muito obrigado pela compreensão.
Sobre o "Impostos" do Mosca, apenas contribuir com a analize,
ResponderEliminarQuando se fala de aumento da base tributaria, temos que considerar que existem 3 tipos de nao pagadores apenas, na minha modesta opiniao:
1- os que nao tem para pagar, ou seja aquele cujo rendimento a existir, 'e inferior ao seu custo de sobrevivencia digna,
2- membros e amigos do partido e do governo a quem sao concedidas isencoes formais ou informais.
3- aquelas que tendo condicoes, sao integrados ou empurrados para a fuga ao fisco em funcao 'a corrupcao reinante no seio das financas, autoridade tributaria, alfandegas, etc.
Nessa bese, basta que se governo considere que os tais referidos no ponto 2 passem a pagar, que a situacao melhora e esperar que mao invisivel do mercado se faca sentir, e se equilibre as regras de jogo duma economia de mercado, onde o nosso governo tem estado a interferir ao garantir condicoes para monopolio aos operadores de olhos azuis e cash por baixo da mesa,
em relcao aos descritos no ponto 3, tambem o problema reside na cultura de roubo imposta por aqueles que tem a autoridade.
agora tentar cobrar aos referidos no ponto 1 'e um erro crasso, e ate estupido na minha opiniao, pior ainda quando se comeca a gritar e a fazer de conta que se esta a trabalhar mandando a policia arrancar produtos aos vendedores ambulantes, auditorias e multas injustas e discursos de auto-estima pra fugir 'a responsabilidade.