Sonhadores, os sociólogos sempre procuraram duas coisas: as leis do social e a reforma das sociedades. Cá por mim busco bem pouco: tirar a casca dos fenómenos e tentar perceber a alma dos gomos sociais sem esquecer que o mais difícil é compreender a casca. Aqui encontrareis um pouco de tudo: sociologia (em especial uma sociologia de intervenção rápida), filosofia, dia-a-dia, profundidade, superficialidade, ironia, poesia, fragilidade, força, mito, desnudamento de mitos, emoção e razão.
Outros elos pessoais
25 maio 2010
"As Formas Africanas de auto-inscrição" - a propósito do Dia de África
6 comentários:
Seja bem-vinda (o) ao blogue "Diário de um sociólogo"! Por favor, sugira outras maneiras de analisar os fenómenos, corrija, dê pistas, indique portais, fontes, autores, etc. Não ofenda, não insulte, não ameace, não seja obsceno, não seja grosseiro, não seja arrogante, abdique dos ataques pessoais, de atentados ao bom nome, do diz-que-diz, de acusações não provadas e de generalizações abusivas, evite a propaganda, a frivolidade e a linguagem panfletária, não se desdobre em pseudónimos, no anonimato protector e provocador, não se apoie nos "perfis indisponíveis", nas perguntas mal-intencionadas, procure absolutamente identificar-se. Recuse o "ouvi dizer que..." ou "consta-me que..."Não serão tolerados comentários do tipo "A roubou o município", "B é corrupto", "O partido A está cheio de malandros", "Esta gente só sabe roubar". Serão rejeitados comentários e textos racistas, sexistas, xenófobos, etnicistas, homófobos e de intolerância religiosa. Será absolutamente recusado todo o tipo de apelos à violência. Quem quiser respostas a comentários ou quem quiser um esclarecimento, deve identificar-se plenamente, caso contrário não responderei nem esclarecerei. Fixe as regras do jogo: se você é livre de escrever o que quiser e quando quiser, eu sou livre de recusar a publicação; e se o comentário for publicado, não significa que estou de acordo com ele. Se estiver insatisfeito, boa ideia é você criar o seu blogue. Democraticamente: muito obrigado pela compreensão.
Continente Africano é a area menos desenvovida do planeta e a de maior desigualdade social.
ResponderEliminarGrande Continente e cheio de problemas!
Mesmo sendo rico em minerais e petróleo, a maioria dos africanos vivem em extrema pobreza e com mais 40% sem acesso ao líquido precisoso; a agua!
A Grande alegria!
A realização do Mundial 2010 é sem dúvida um marco histórico para o Continente Africano, cujo o lema das comemorações é:
"Construir" e consolidar a Paz através do Desporto.
Devemos todos trabalhar e constribuir cada um a sua maneira e medida, para diminuir as desigualdades sociais gritantes no continente, apostando na melhoria do acesso a saúde, educação, igualdade de opurtunidades,direitos cívicos, político e sociais, acesso ao conhecimento, as novas tecnologias de informação e comunicação para melhor poder-se comunicar com o Mundo Global.
Não esquecendo da juventude...
Abrindo-lhes as portas para a criatividade e inovação.
Feliz dia de Africa
"Não esquecendo da juventude...
ResponderEliminarAbrindo-lhes as portas para a criatividade e inovação."
SIM, Linette.
Feliz dia de Africa e desejo de uma Africa livre de pobreza.
Duas saidas para este continente avançar:
ResponderEliminar1. Multiplicar mais Mugabes (afastando os indomáveis das riquezas do continente);
2. Acabar com os corruptos, estes sim, criam a dependência deste continente. Ontem militantes de barriga vazia, hoje lacaios dos indomáveis e PATRÕES. Que vergonha.
Zicomo
Os fascistas discipulos de salazar e mugabe. e nos temos de osaturar????????!
ResponderEliminarJoao Atento
João Atento,
ResponderEliminarPorque assina com nome legível (ainda que fictício) ouso lhe responder:
1. Um dia desses, no ano passado, revoltei-me contra o facto da SIC, TVI, RTP andarem a informar, quase todos os dias, muitas horas de antena, sobre os tornozelos de Criano Ronaldo! Alguém, que me leu, porque, modesta à parte, sou lido no mundo inteiro onde este Diário chega (recebo fedeback) disse-me o seguinte: "Se o Sr. Viriato Dias é contra os tornozelos de Cristiano Ronaldo antão escusa-se de assitir a estes canais." De facto, é o que fiz.
Tudo isto para lhe dizer o seguinte meu caro 'chamuale' João Atento, ou terá de suportar os meus gostos (débitos) contrapondo, opinando, concordando, ou então, - mas nunca apelando às pessoas para o boicote dos meus débitos, porque não vai conseguir mesmo - ignorar e fazer de contas que não viu, que eles não existe, que nada lhe dizem.
Caso contrário, 'chamuale' João, é você quem está a entrar no circulo e não eu. Eu já fui pintado várias vezes de macaco e agora ascendo ascender à categória de tigre. Veja só!
Zicomo
Salvé Africa!
ResponderEliminarQue Deus muito abençoe a minha terra Moçambique, em especial! Que seja sempre livre, bela, mui amada e bem tratada por todos os moçambicanos!