Outros elos pessoais

12 maio 2010

AMETRAMO e questões

Membros da Associação dos Médicos Tradicionais de Moçambique disseram à governadora da cidade de Maputo estarem preocupados com a proliferação de curandeiros duvidosos e desonestos. Pediram também autorização para a realização de uma missa tradicional para, evocando os antepassados falecidos na luta anticolonial e na guerra civil, apaziguar os espíritos e, assim, reduzir os acidentes rodoviários, os roubos e os níveis de pobreza. Aqui.
Comentários: (1) uma vez mais não é possível saber o que são honestidade e desonestidade nos princípios de indagação, diagnóstico e cura da AMETRAMO, quem é puro e quem é impuro, quem é sábio e quem é impostor; (2) em segundo lugar, estranho que para realização de uma missa tradicional seja necessário pedir autorização à governadora; (3) finalmente, procurar combater os fenómenos acima referidos através da invocação dos espíritos está perfeitamente em linha com o tipo de indagação, de diagnóstico e de suposta cura praticado pelos "desonestos" curandeiros ditos dos Grandes Lagos.

5 comentários:

  1. O ponto 2 dos comentários é pertinente, mesmo demais.

    Embore não ache estranho - "afinale" num país democrático, num estado de direito,...é assim que se comportam as pessoas, e suas organizações...

    Sintomatologia transparente.

    ResponderEliminar
  2. Cada dia que passa começo a ficar mais convencido que a única forma de resolver todos os meus problemas é recorrendo a AMETRAMO!!!

    Estou a equacionar fazer isso.... Estou até a imaginar como vai ser a sessão:

    Ele: Você lê frequentemente um blog??

    Eu: Sim, Diario de um sociologo

    Ele: Ja viu, voce tem que se afastar de la, o autor do blog esta sempre a falar "mal" das nossas acções que os maus espiritos decidiram amaldiçoar todos que lêem aquele blog!!!!

    Continua: Agora pega essas raizes, esses ossos de gato vai prepara something com agua fervida, etc... e vai jogar a formula no seu computador... Coitado do meu notebook!

    ResponderEliminar
  3. Muito bem fomos ensinados a acrer sem provas!... agora aguenta!... Grandes lagos, O poder mercantil brazileiro e televisivo, o universalismo divino etc... são todas elas formas de crer sem ver e daí!!!

    ResponderEliminar
  4. O questionamento do ponto 1 veio-me logo a cabeca quando li que eles lá disseram que haviam curandeiros duvidosos e desonestos.

    E os falecidos na luta anticolonial e na guerra sao culpados pelos acidentes?

    ResponderEliminar
  5. A estabilidade deste grupo, a AMETRAMO, vem sempre do mesmo sítio e pelas mesmas pessoas. Há uns que se preocupam pelo poder, outros estranha à perda de clientela. A AMETRAMO têm sido uma aliada forte do Governo nas inaugurações de infra-estruturas, etc. Tudo estranho. Eu como sou animista (nato) não sou apologista dessas coisas!!!

    Zicomo

    ResponderEliminar

Seja bem-vinda (o) ao blogue "Diário de um sociólogo"! Por favor, sugira outras maneiras de analisar os fenómenos, corrija, dê pistas, indique portais, fontes, autores, etc. Não ofenda, não insulte, não ameace, não seja obsceno, não seja grosseiro, não seja arrogante, abdique dos ataques pessoais, de atentados ao bom nome, do diz-que-diz, de acusações não provadas e de generalizações abusivas, evite a propaganda, a frivolidade e a linguagem panfletária, não se desdobre em pseudónimos, no anonimato protector e provocador, não se apoie nos "perfis indisponíveis", nas perguntas mal-intencionadas, procure absolutamente identificar-se. Recuse o "ouvi dizer que..." ou "consta-me que..."Não serão tolerados comentários do tipo "A roubou o município", "B é corrupto", "O partido A está cheio de malandros", "Esta gente só sabe roubar". Serão rejeitados comentários e textos racistas, sexistas, xenófobos, etnicistas, homófobos e de intolerância religiosa. Será absolutamente recusado todo o tipo de apelos à violência. Quem quiser respostas a comentários ou quem quiser um esclarecimento, deve identificar-se plenamente, caso contrário não responderei nem esclarecerei. Fixe as regras do jogo: se você é livre de escrever o que quiser e quando quiser, eu sou livre de recusar a publicação; e se o comentário for publicado, não significa que estou de acordo com ele. Se estiver insatisfeito, boa ideia é você criar o seu blogue. Democraticamente: muito obrigado pela compreensão.