Sonhadores, os sociólogos sempre procuraram duas coisas: as leis do social e a reforma das sociedades. Cá por mim busco bem pouco: tirar a casca dos fenómenos e tentar perceber a alma dos gomos sociais sem esquecer que o mais difícil é compreender a casca. Aqui encontrareis um pouco de tudo: sociologia (em especial uma sociologia de intervenção rápida), filosofia, dia-a-dia, profundidade, superficialidade, ironia, poesia, fragilidade, força, mito, desnudamento de mitos, emoção e razão.
Outros elos pessoais
15 abril 2010
11 comentários:
Seja bem-vinda (o) ao blogue "Diário de um sociólogo"! Por favor, sugira outras maneiras de analisar os fenómenos, corrija, dê pistas, indique portais, fontes, autores, etc. Não ofenda, não insulte, não ameace, não seja obsceno, não seja grosseiro, não seja arrogante, abdique dos ataques pessoais, de atentados ao bom nome, do diz-que-diz, de acusações não provadas e de generalizações abusivas, evite a propaganda, a frivolidade e a linguagem panfletária, não se desdobre em pseudónimos, no anonimato protector e provocador, não se apoie nos "perfis indisponíveis", nas perguntas mal-intencionadas, procure absolutamente identificar-se. Recuse o "ouvi dizer que..." ou "consta-me que..."Não serão tolerados comentários do tipo "A roubou o município", "B é corrupto", "O partido A está cheio de malandros", "Esta gente só sabe roubar". Serão rejeitados comentários e textos racistas, sexistas, xenófobos, etnicistas, homófobos e de intolerância religiosa. Será absolutamente recusado todo o tipo de apelos à violência. Quem quiser respostas a comentários ou quem quiser um esclarecimento, deve identificar-se plenamente, caso contrário não responderei nem esclarecerei. Fixe as regras do jogo: se você é livre de escrever o que quiser e quando quiser, eu sou livre de recusar a publicação; e se o comentário for publicado, não significa que estou de acordo com ele. Se estiver insatisfeito, boa ideia é você criar o seu blogue. Democraticamente: muito obrigado pela compreensão.
Para quem ainda duvidava, esta mulher ainda vai surpreender o mundo pela positiva. Pena que muitos e muitas ainda estejam no primitivismo. Parabéns Graça Machel.
ResponderEliminarZicomo
Mas este Viriato "Num Val Pena",,, Sempre a atacar ou a elogiar e a atacar; Qual sera entao a figura Q ele respeita para alem de Mugabe?
ResponderEliminarCom o devido respeito (...)
A propósito, tu tens uma página no facebook? Viriato
ResponderEliminarAo Invés de comentarem sobre essa Grande FIGURA que se chama Graça Machel ESTAO precupados com o Viriato Dias.Porque?
ResponderEliminarVoces ou sao anonimos ou apenas Tomas. Porque se escondem?
Terao voces pagina na facebook?
Concordo com o Viriato (desta vez), esta senhora tem alguns feitos bem vesiveis na nossa sociedade e por esse andar ainda fará muito mais! Bem haja!
ResponderEliminarGraça Machel sobre Robert Mugabe:
ResponderEliminar"Os políticos têm um enorme ego por proteger. Eles não se importam por outros milhares, milhares e outros tantos milhares que perdem a vida, desde que eles protejam o seu ego(...)esta situação constitui uma lição para a nossa região. Viemos juntos para nos libertarmos, mas agora (estamos a ver) que ...o poder pode-lhe converter a se tornar precisamente o contrário do que lhe fez tornar num combatente da liberdade, esta é uma lição para os outros movimentos de libertação da região”
Isto está logo na entrada.
Passo.
ResponderEliminarBoa tarde Mausse,
ResponderEliminarSempre me identifico por Tomás (Daniel) e raras Vezes como anónimo. A respeito do tema em questão, acho boa a atitude da Graça em criar um facebook. Mas gostaria que ela criasse um fórum de discussão para que seus fas pudessem ter a oportunidade de dialogar directamene com ela.
P.S. Tenho um facebook um website em construção.
Tomás,
ResponderEliminarTenho sim um endereço no fecebook, Hi5, etc., que é gerido pelas minhas sobrinhas, salvo raras excepções em que sou eu próprio a escrever.
São meios poucos fiáveis e, além de mais, são vulneráveis. Já aprendi, durante a minha formação na CISCO do ISCTEM, que vaguear pela internet em sítios errados pode ser fatal.
Quanto a Gata, fico feliz que desta vez está comigo. Tenho a máxima certeza que quando reaver os meus comentários com mais cuidado, com um bocadinho mais de atenção, acabará concordando comigo em tudo.
Quanto ao Reflectindo,
Percebi o seu recado. Só não percebeu o meu. Eu penso sozinho. Não sou vencido assim, por coação. Se a Graça Machel não apoia Robert Mugabe sabe-se lá porque. Eu tenho as minhas razões.
Já aqui disse ontem, repito se esteve ausente ou distraido, Mugabe é um líder que dignifica a África. Penso que todos os líderes africanos deviam ser como ele: corajoso, destemido, valente, determinado, etc. Se assim fosse, o galo já estaria a cantar de outra forma.
Por outro lado, mal da Graça se disesse o contrário. Se fosse contra os reinados, contra os "indomáveis". Ainda assim, admiro a Graça não pelo que diz, mas pelo que faz. Só por isso.
Não sou o único que pensa assim. Se pudesse lhe encaminhar (o que NUNCA farei) os e-mails de pessoas que concordam comigo quanto ao facto de andar aqui a denunciar os indomáveis, tenho a certeza que os quilómetros desses e-mails não teriam espaço neste Diário.
Mausse,
É normal que as pessoas estejam preocupadas comigo, porque sou um bom pastor. Digo a verdade tanto de dia como de noite, sempre. Sou assim, bato-me pelos valores que acredito. Sou mesmo um daqueles manhungwes "chatos" que quando quer pode. Será isto vitupério? Que seja, uma vez na vida não faz mal, claro, com a licença do professor Serra.
Zicomo
Uma ideia nasce como um mito e morre como um dogma...
ResponderEliminarUma visita ao Zimbabwe destaca aquele que eh o principal motivo da pobreza na Africa: o mau governo. O tiranico, incompetente e corrupto regime do presidente do zimbabwe, Robert Mugabe, transformou um dos paises mais avancados da Africa num desastre mortifero. E quantos de nos mocambicanos vibramos com a chegada do ZAN...U ao poder em 1980!!! bem, ate ai o proprio Bob Marley vibrou!!! Eram outros tempos...
ResponderEliminar