Sonhadores, os sociólogos sempre procuraram duas coisas: as leis do social e a reforma das sociedades. Cá por mim busco bem pouco: tirar a casca dos fenómenos e tentar perceber a alma dos gomos sociais sem esquecer que o mais difícil é compreender a casca. Aqui encontrareis um pouco de tudo: sociologia (em especial uma sociologia de intervenção rápida), filosofia, dia-a-dia, profundidade, superficialidade, ironia, poesia, fragilidade, força, mito, desnudamento de mitos, emoção e razão.
Outros elos pessoais
05 abril 2010
Frelimo sim/Renamo não/MDM absteve-se
16 comentários:
Seja bem-vinda (o) ao blogue "Diário de um sociólogo"! Por favor, sugira outras maneiras de analisar os fenómenos, corrija, dê pistas, indique portais, fontes, autores, etc. Não ofenda, não insulte, não ameace, não seja obsceno, não seja grosseiro, não seja arrogante, abdique dos ataques pessoais, de atentados ao bom nome, do diz-que-diz, de acusações não provadas e de generalizações abusivas, evite a propaganda, a frivolidade e a linguagem panfletária, não se desdobre em pseudónimos, no anonimato protector e provocador, não se apoie nos "perfis indisponíveis", nas perguntas mal-intencionadas, procure absolutamente identificar-se. Recuse o "ouvi dizer que..." ou "consta-me que..."Não serão tolerados comentários do tipo "A roubou o município", "B é corrupto", "O partido A está cheio de malandros", "Esta gente só sabe roubar". Serão rejeitados comentários e textos racistas, sexistas, xenófobos, etnicistas, homófobos e de intolerância religiosa. Será absolutamente recusado todo o tipo de apelos à violência. Quem quiser respostas a comentários ou quem quiser um esclarecimento, deve identificar-se plenamente, caso contrário não responderei nem esclarecerei. Fixe as regras do jogo: se você é livre de escrever o que quiser e quando quiser, eu sou livre de recusar a publicação; e se o comentário for publicado, não significa que estou de acordo com ele. Se estiver insatisfeito, boa ideia é você criar o seu blogue. Democraticamente: muito obrigado pela compreensão.
Entao, custou alguma coisa? Havia necessidade de tanto palavriado?
ResponderEliminarAprendam, porque da proxima, as coisas poderao ser bem piores!
Disse
Esta bem Sr Ricardo.
ResponderEliminarJa vi que ficou feliz.
Dá no mesmo.
ResponderEliminarVolto a perguntar aos meus pares, que mal têm isso? Que mal têm o MDM votar a favor da Frelimo? Por acaso o país é da Frelimo?
Zicomo
Karim, eu continuo a querer as 100.000 casas e compete à Oposição e à sociedade civil fiscalizar a execução do PQG.
ResponderEliminarVriato, respondendo à sua pergunta, não há nada de errado em a Oposição votar a favor das propostas do Partido no Governo, mas neste caso pontual, por vários motivos, o MDM errava em votar a favor do PQC. O Viriato tem de avançar argumentos convincentes de que o voto favorável ao PQG da Frelimo serve melhor os interesses do MDM e do Povo moçambicano, caso contrário assumo que se trata apenas de uma opinião pessoal sem bases sólidas.
Já agora, a Frelimo não é dona do País, embora muitos pensem que Moçambique é coutada pessoal da Frelimo.
A conversar é que a gente se entende, mas sempre com respeito e coerencia.
O MDM não tinha outra opcão que esta porque afinal o grupo dos deputados não havia criado nenhuma condicão democrática para votar contra ou a favor o PQG.
ResponderEliminarHá que agradecermos o CanalMoz por ter trazido ao público a opinião pública, em particular do potencial eleitoral do MDM.
Eh, eh, eh, eh,...eh!!!!
ResponderEliminarO MDM optou pela abstenção. O Jogo parlamentar vai ficar muito complicado para o MDM durante o presente Quinquénio. Mesmo com a eventual criação da Bancada as posições de força entre a renamo e o Mdm vão continuar.
ResponderEliminarEsta abstenção do MDM não é coerente com o discurso do Deputado do MDM José Manuel de Sousa, que há dias veio a público através da TV, em nome do Partido, dizer que o MDM era favorável e que iria votar no "sim" ao PQG. Começa a teoria do "dito pelo não dito".
Mas esta mudança de posições pode ser resultado do debate na internet e na blogosfera e em particular no Blog do Prof Serra. É caso para questionar: Será que Ismael Mussa Convenceu os 7 deputados e o Presidente a ficarem de fora do jogo Parlamentar por enquanto, deixando à liderança da oposição para a Renamo ?
Um "dito pelo não dito" em menos de uma semana num Partido com assento parlamentar tem também os seus efeitos políticos...mostra falta de coerência política quando não há argumentos que justifiquem a mudança repentina.
Jose,
ResponderEliminarEntao vamos ao trabalho.
Temos que receber 100.000 casas para os Jovens.
Basílio
ResponderEliminarEu discordo um pouco contigo que o MDM possa vir ter problema por ter recuado. Será que o amigo Basílio nunca recua mesmo que isso seja a melhor opcão.
Então, depois do Super 5 de Fevereiro não assistímos um grande recuo???
Se o recuo ter sido a melhor opcão política, sobretudo, como resposta ao potencial eleitoral do MDM, o partido não terá problema nenhum, antes pelo contrário vai ganhar confianca.
O MDM perderia muito se a sua lideranca fosse ARROGANTE e optasse por avancar com uma postura pouco clara.
Naturalmente, o partido precisa de estudar para saber o quê o conduziu a decisão precipitada, de maneiras a evitar que no futuro aconteca o mesmo ou o pior. Apenas sublinho que há que se entender muito bem o que o MDM é e representa, em que circunstâncias se formou, porquê teve apoio a nível nacional, sobretudo de jovens academícos e estudantes, e, QUAL será a consequência se este for um projecto falhado. O MDM é um partido da ESPERANCA por parte de muitos.
Portanto, governar o MDM não deve ser visto como uma questão simples, pois os métodos militares e ou "africanistas" (em que os madalas é que decidem) de que em muitos partidos se recorrem podem não pegar no MDM. Esses jovens são bem informados, aliás tu mesmo, como um jovem sabe muito bem. Mas mesmo os nossos velhos tiram ou já tiraram muito proveito da globalizacão, dos TICs...
Abraco
KARIM?
ResponderEliminarSabes o que representa o plano quinquenal de um governo? Sinceramente!
Zicomo
Reflectindo
ResponderEliminarO Problema para mim não eh ter recuado, isso é normal tal como dizes, para mim a questão éh a rapidez com que essas mudanças "ideológicas" acontecem. Um Partido de esquerda que em menos de uma semana éh de direita e depois volta à esquerda é complicado.
As manifestações do 5 de Fevereiro não foram programadas da mesma maneira que o PQG. São dois fenómenos diferentes.
Seria bom que o professor Serra estudasse o mdm com bancada e mdm sem bancada na AR: que cenários, vantagens e desvantagens ?
Viriato,
ResponderEliminarO PQG significa aquilo que o governo se propoe a fazer. e a proposta do governo ja foi Aprovada com Maioria Absoluta Ontem, entao eu quero as 100.000 casas para os Jovens.
Exigo que o governo cumpra com o seu plano.
Todos os Moçambicanos devem exigir as 100.000 casas e o cumprimento de todas as promessas elaboradas no plano.
ResponderEliminarO MDM mostrou uma boa postura ao abster-se, desta forma ganhou ainda mais respeito e simpatia por parte de todos os que ainda acreditam num Moçambique para TODOS.
Maria Helena
Karim,
ResponderEliminarQue obcessão! Não sai da sua cabeça as cem mil casas. Salazar já dia nos anos 60 que plano de governo nenhum do mundo é cumprido há 100 por cento.
José, se o MDM não votasse a favor cairia no mesmo saco que a Renamo. Não teria pernas para andar politicamente. Pode crer. Cairia no vazio.
Seria obrigado a criar uma nova Renamo, Renamo renovada, ou MDM renovada.
Há regras em políticas cujos dom de se perceber poucos escolhidos o possuem. (Aqui tive de plagiar um bocadinho do Fijamo).
Estas regras devem se obedecidas. O Mussá sabe, conhece-às. A Linette também. Sendo o MDM um partido minoritário com apenas 9 deputados não, podia arriscar esta aposta. E fê-lo bem, venceu o povo!
Agora, Karim, deixe de casas, etc e fiscalize o plano. Você ainda vai chegar aos 60 ou 90 anos de idade a Frelimo no poder se o pensamento for este que leio. E já regredimos 10 anos.
Zicomo
Viriato,
ResponderEliminarJa sai que o salazar disse que...,
... nao se cumpre o plano a 100%,
A minha pessoa disse que:
Fica satisfeito com 70% do plano do governo, relativo as 100.000 casas para os Jovens.
Quero 70.000 casas para Jovens, depois de dar 30% de desconto por ser partido frelimo, no primeiro ano de 2010.
Aceito o governo comecar a planear o espaco para 100.000 casas,recomendo talhoes individuais, urbanizados ou com plano de, para o efeito.
30% de desconto,por ser partido frelimo. Entende Bem. depois esse desconto 'e so pra este 2010 ano.Nao 'e pra reclamar em 2011.
Karim
ResponderEliminarVai dar-se mal.
É melhor descontar, logo à cabeça, 70%, e tentar, tentar (in)cobrar 30%, só, mais nada.
É para perder mesmo, ao menos perde menos.
30%, só, mais nada.