Outros elos pessoais

20 abril 2010

"Desenvolvimento"

Cada mais rapidamente, vão surgindo em Moçambique os complexos turísticos de luxo. A Rádio Moçambique reportou que um "mega-projecto turístico avaliado em 272 milhões de dólares norte-americanos, vai ser erguido na cidade de Nacala-Porto, província de Nampula", acrescentando que essa era "mais uma iniciativa de grande impacto no desenvolvimento do norte de Moçambique." O complexo vai fazer com que 223 famílias sejam transferidas para um outro local. Aqui.

8 comentários:

  1. Em Tete já foi. E em Nacala será. Onde quer que se instalar uma multinacional, o padrão de vida local será afectado por ela. O importante é saber capitalizar positivamente a sua presença.

    O que não se faz com mentalidade de "mainato"!

    ResponderEliminar
  2. Hehehehe, os gulamos, os karimos, os hakball, sadinos, os prefixos "m" e "k" serão os contemplados.

    Um "gajo" que nasceu lá, no mosaíco cultural e económico do país mas marginalizado, está-se mal, cada vez mais marginalizado.

    Dizia-me um "puto" formado de Tete que só encontrava emprego para jardineiro, porque para professor ou seja lá o que for, gente com prefixo "m" ou "k" e não é que o "puto" decidiu mudar de nome? São orientações não do partidão como alguns poderão pensar, mas o lema do dia "este país é dos machanganas".

    Ainda se me aborreço digo o "puto" para entrar e debitar estas coisas. Afinal a Rio Doce é só para gente do Sul? Tenho de expor estas coisas ao Vaquina, assim não dá mesmo. Vaquina que o vi de binóculos em Nampula, quando ele era da saúde, fez um trabalho excente, dizem, porque pessoalmente não fiquei doente durante esse período para provar o contrário. Aleluia.

    Zicomo

    ResponderEliminar
  3. Ok

    1. O dinheiro está aí, vamos ver se Mendoca, Sumaila, a A Mariamo, Quitine (irmão do falecido), o Mauca, a Alima, o César Gabriel, etc. também serão contemplados;

    2. Perguntei hoje a uma pessoa de Nacala-Porto, interessada em gestão e até com interesse na Praia de Nahereque - Fernão Veloso, porém, ainda ela não sabe nada sobre este projecto...

    3. A pergunta pode ser de como os interessados , e não menos os residentes de Nacala-Porto, poderão ter acesso ao investimento?

    4. Talvez seja a altura de reenvidicar critérios para que não haja exclusão?

    ResponderEliminar
  4. Viriato,

    Estao pra fazer totobola de dinheiro ?

    Regista me la ai, talvez com a cunha do Ricardo podemos conseguir alguma coisa...

    Depois meu prefixo 'e k, tambem.

    Vida esta dificil, ninguem paga jantar pra mim.

    Nao 'e ?

    ResponderEliminar
  5. Hehehehe, o teu problemam, no entender deles, é a cor. Epá chamuale, ai estás mesmo mal. Depois te conto no Chiado. Vamos lá ver se este Diário para além de nos informar permite abrir um espaço para chat, isso se o professor concordar.

    Zicomo

    ResponderEliminar
  6. Viriato,

    Voce as vezes tem boas ideias,

    Gosto muito de ti, ja.

    mas voce tem razao, por isso fuji pra aqui, aqui ninguem me chama de monhe...

    Confirma Grecia, Dizem que tem bonitas praias tambem.

    Vamos fazer com Socrates e Descartes... Pensamos la, falamos la, entao existimos la. Coisas de logica.

    ResponderEliminar
  7. Karim,

    Vou estar ausente da net por 5 horas, estou a entrevistar os portugueses num trabalho de campo. Quero saber quais os principais problemas e "maproblemas" das freguesias.

    Zicomo

    ResponderEliminar
  8. Vai com Deus, Viriato,

    Nao deixa nenhuma "maproblema" mal resolvido,

    Faz tudo bem, eu conheco seus debitos.

    Eu vou ficar descansado.

    ResponderEliminar

Seja bem-vinda (o) ao blogue "Diário de um sociólogo"! Por favor, sugira outras maneiras de analisar os fenómenos, corrija, dê pistas, indique portais, fontes, autores, etc. Não ofenda, não insulte, não ameace, não seja obsceno, não seja grosseiro, não seja arrogante, abdique dos ataques pessoais, de atentados ao bom nome, do diz-que-diz, de acusações não provadas e de generalizações abusivas, evite a propaganda, a frivolidade e a linguagem panfletária, não se desdobre em pseudónimos, no anonimato protector e provocador, não se apoie nos "perfis indisponíveis", nas perguntas mal-intencionadas, procure absolutamente identificar-se. Recuse o "ouvi dizer que..." ou "consta-me que..."Não serão tolerados comentários do tipo "A roubou o município", "B é corrupto", "O partido A está cheio de malandros", "Esta gente só sabe roubar". Serão rejeitados comentários e textos racistas, sexistas, xenófobos, etnicistas, homófobos e de intolerância religiosa. Será absolutamente recusado todo o tipo de apelos à violência. Quem quiser respostas a comentários ou quem quiser um esclarecimento, deve identificar-se plenamente, caso contrário não responderei nem esclarecerei. Fixe as regras do jogo: se você é livre de escrever o que quiser e quando quiser, eu sou livre de recusar a publicação; e se o comentário for publicado, não significa que estou de acordo com ele. Se estiver insatisfeito, boa ideia é você criar o seu blogue. Democraticamente: muito obrigado pela compreensão.