Sonhadores, os sociólogos sempre procuraram duas coisas: as leis do social e a reforma das sociedades. Cá por mim busco bem pouco: tirar a casca dos fenómenos e tentar perceber a alma dos gomos sociais sem esquecer que o mais difícil é compreender a casca. Aqui encontrareis um pouco de tudo: sociologia (em especial uma sociologia de intervenção rápida), filosofia, dia-a-dia, profundidade, superficialidade, ironia, poesia, fragilidade, força, mito, desnudamento de mitos, emoção e razão.
Outros elos pessoais
10 abril 2010
COSATU apoia ANC condenando Julius Malema
17 comentários:
Seja bem-vinda (o) ao blogue "Diário de um sociólogo"! Por favor, sugira outras maneiras de analisar os fenómenos, corrija, dê pistas, indique portais, fontes, autores, etc. Não ofenda, não insulte, não ameace, não seja obsceno, não seja grosseiro, não seja arrogante, abdique dos ataques pessoais, de atentados ao bom nome, do diz-que-diz, de acusações não provadas e de generalizações abusivas, evite a propaganda, a frivolidade e a linguagem panfletária, não se desdobre em pseudónimos, no anonimato protector e provocador, não se apoie nos "perfis indisponíveis", nas perguntas mal-intencionadas, procure absolutamente identificar-se. Recuse o "ouvi dizer que..." ou "consta-me que..."Não serão tolerados comentários do tipo "A roubou o município", "B é corrupto", "O partido A está cheio de malandros", "Esta gente só sabe roubar". Serão rejeitados comentários e textos racistas, sexistas, xenófobos, etnicistas, homófobos e de intolerância religiosa. Será absolutamente recusado todo o tipo de apelos à violência. Quem quiser respostas a comentários ou quem quiser um esclarecimento, deve identificar-se plenamente, caso contrário não responderei nem esclarecerei. Fixe as regras do jogo: se você é livre de escrever o que quiser e quando quiser, eu sou livre de recusar a publicação; e se o comentário for publicado, não significa que estou de acordo com ele. Se estiver insatisfeito, boa ideia é você criar o seu blogue. Democraticamente: muito obrigado pela compreensão.
COSATU.
ResponderEliminarClaro...
ResponderEliminarVeremos se as coisas assim continuam depois do Mundial 2010. Se o fizerem, entao estarao de parabens porque perceberam o fundamento da Lei Murphy "...Porque na RSA, perante a fatalidade de se ter de errar como os outros paises vizinhos ja o fizeram, poderiam muito bem faze-lo pela metade das vezes. Mas isso, so advira das próprias escolhas dos actuais sul-africanos."
E deste modo, salvarao Mocambique tambem de um outro cataclismo!
Ricardo,
ResponderEliminarDesculpe-me lá, você é antiMoçambique? Posso lhe arranjar um visto de residência permanente para Bissau, Índia ou Tailândia?
Zicomo
Zicomo
Onde é que eu já ouvi isto, que quem não está contente deve emigrar para a Guiné-Bissau?
ResponderEliminarOk, já me lembro!
MC ROGER, o lambe-botas Mc Roger!
Apanharam te Viriato..... Afinal pensas como o Mc Roger.... pela Boca Morre o Peixe.....
ResponderEliminarZicomo zicomo
Nem por isso Xicoxa. Para quem só vive dizendo mal e sempre a conjugar o verbo de negação, conhevenhamos chamuale, mais vale abraçar outra bandeira.
ResponderEliminarCá em Portugal quando se está insatisfeito com o governo (conheço muitos exemplos)emigra-se para onde há pessoa julgar conveniente.
Vamos criticar quando for o caso. Ela é bem-vinda, mas não podemos fazer das críticas a nossa agenda, nem tão-pouco a nossa forma de estar. Criticar só por criticar é demais.
José,
Eu não me vendo. Não devo nada ao governo, nem ao partido Frelimo. Não pertenço a nenhum partido político, por isso digo aquilo que penso a qualquer hora do dia, seja lá onde for. Só não concordo com certas maneiras de se estar em público, que adoram o país, etc., volta e meia dizem mal.
É esta a auto-estima?
Zicomo
Dispenso comentarios adicionais ao pensador daltonico...
ResponderEliminarZicomo & Zicomo
Ricardo,
ResponderEliminarUm dedo contra mim, 4 estão contra si. ODepois diz que eu é que vejo mal! Bom Domingo
Zicomo
Ser-se patriota, nao significa sofrer-se de cegueira e pactuar com o que vai mal no pais.
ResponderEliminarA critica contrutiva faz bem, faz-nos crescer e corrigir o que esta errado.
Porque temos de emigrar se nao estamos satisfeitos com o governo? Se gostamos do nosso país e achamos que podemos dar uma contribuição positiva para mudar as coisas, é nosso dever fazê-lo para bem de todos e da nação. Cada vez que discordarmos com alguém ou não gostarmos de algo, devemos fugir ou refugiar-nos noutro lugar? Nao acho, devemos sim de lutar e enfrentar os problemas, 'pull the bull by the horns'...
Maria Helena
Viriato Dias...
ResponderEliminarEu ja lhe disse. Mais vale ser careca por fora, do que por dentro.
“...Ninguém é 100% confiável. Uma hora todos falham...
..................................................................................................................
Quem sou eu?
Um gago mudo e um cego daltonico.
Crendo no Buda Católico,
no Maomé Protestante
e no Jesus do Islão,
vivo uma paz nervosa!
Basicamente vestido com roupa preta clara,
porque o branco escurece - o contraste evidencia
meu lado negro.
Acho que sou um clichê inédito
e um plágio criativo!
Um ET terrestre de improviso
planeado com entretenimento monótono
e uma tristeza feliz...
(Pablo de Queiroz)…”
Se nao atinar com isto, entao o problema e genetico!
Maria Helena,
ResponderEliminarNão digo o contrário, mas fazer da respiração um modo sistemático de negar todo um esforço do governo é, no mínimo, cegueira.
Amar não é dizer mal, nem dizer bem. É ser coerente. É isto que falta ao país. Se a Maria visse a desgraça que assola certos países europeus, posso lhe garantir que teria outro olhar sobre este nosso Moçambique, o que eu faço sem nenhum espírito de recompensa.
A Grécia receberá dentro de dias um crédito da UE de 30 mil milhões de euros. Portugal que é hoje um retábulo no calcanhar da Europa (Saraiva) vai dar 700 milhões. Mas o eco nem sequer se houve disso. Sabe o que vale em termos reais esta ajuda? Significa que aquele país está na banca-rota, que os gregos são péssimos gestores.
Dizia o meu professor de Teoria de História, Dr. Hélder Adegar que quando se quer falar da Grécia diz-se Grécia, mas quando quando se quer falar de Zimababwe diz-se África. Porquê? Não temos auto-estima, somos vulneráveis demais.
Eu não me conformo.
Zicomo
Viriato Dias vs Ricardo III
ResponderEliminarRicardo, o que é te levou a "guerrear" o Chamuale? ja vejo que até te quer desterrar; o que se passa, caro Ricardo.
Aceite um abraco
AAS
Sobre a acusação de relações homossexuais por parte de Terreblanche, se for verdade só prova a velha máxima de que os extremos tocam-se: por detrás de um grande ódio está um grande amor. O extremo ódio que ele tinha pelos negros servia para esconder um extremo amor por eles que ele não conseguia controlar.
ResponderEliminarConheço histórias iguais a essa daqueles que tão mal falam dos homossexuais mas por detrás ...
António José
Este chegou adiantado!
ResponderEliminarO combóio, "esse", nunca existiu.
Senhor Anonimo
ResponderEliminarA explicação é de antologia. Quem se mete com miúdos molha-se (e nem sabe bem onde)...
Disse
Umbhalane, acho ele está é preocupado com as "carruagens"...
ResponderEliminarRicardo
ResponderEliminarDeve de ser!