Outros elos pessoais

26 abril 2010

Ciências sociais e verdade (3)


Mais um pouco da série.
O saber científico constitui-se por antinomia a dois tipos de saberes: o saber simbólico e o saber do senso comum.
O saber simbólico tem um princípio causal simples. Os fenómenos são movidos não por causas sociais ou naturais, mas por causas sobre-humanas. A pergunta do saber simbólico não é “O que provocou este fenómeno?”, mas, antes, “Quem provocou este fenómeno?”
Esse saber ora é analógico (atribuição de poderes sobre a natureza e sobre as relações sociais a seres superiores aos humanos), ora mágico (possibilidade de exercer um poder directo, benéfico ou maléfico, sobre a natureza e as relações sociais).
(continua)

3 comentários:

  1. Viriato,

    Estamos mal... Fomos apanhados desta vez.

    Senso Comum 'e muito perigoso .

    Mas desta vez fica a duvida :

    Afinal o conhecimento, o tal do Senso Comum, vem da experiencia ou tabua raza ?

    Depois tem aquela teoria de "golpe de vista"... nao aquele da defesa do guarda-redes cobra no africano.

    porque nosso problema 'e nem termos experiencia e em cima 'e tabua raza e com muitos "golpes de vista".

    Eu acho que deviamos melhorar a tabua raza, melhorando qualidade de ensino. depois ja com experiencia ja sabemos o que nao da, entao basta nao ir por ali, onde nao da... "golpes de vista" esta um pouco dificil resolver.... mas vamos apanhar solucao...

    " Whatever the eyes see and the ears listen, the mind belives, it calls misdirection." - John Travolta em Swordfish.

    Que tal a solucao ?

    ResponderEliminar
  2. Estou à espera que o professor publique mais sobre o post, para não cair em erro de construir a casa pelo telhado. Porém, continuo a dizer que não há verdades absolutas. Ser "apanhado" é relativo.

    Zicomo

    ResponderEliminar
  3. Ta bem, Viriato,

    Mas temos que acordar que lei da relatividade defende relacao, tangivel ou intangivel,

    A tangibilidade da relacao 'e reconhecida porque 'e tangivel, a intangibelidade tem que ser trabalhada,

    Numa relacao destas, a tangibelidade se relaciona directamente com a performance, exactamente por ser relativo.

    queres esperar ?

    ResponderEliminar

Seja bem-vinda (o) ao blogue "Diário de um sociólogo"! Por favor, sugira outras maneiras de analisar os fenómenos, corrija, dê pistas, indique portais, fontes, autores, etc. Não ofenda, não insulte, não ameace, não seja obsceno, não seja grosseiro, não seja arrogante, abdique dos ataques pessoais, de atentados ao bom nome, do diz-que-diz, de acusações não provadas e de generalizações abusivas, evite a propaganda, a frivolidade e a linguagem panfletária, não se desdobre em pseudónimos, no anonimato protector e provocador, não se apoie nos "perfis indisponíveis", nas perguntas mal-intencionadas, procure absolutamente identificar-se. Recuse o "ouvi dizer que..." ou "consta-me que..."Não serão tolerados comentários do tipo "A roubou o município", "B é corrupto", "O partido A está cheio de malandros", "Esta gente só sabe roubar". Serão rejeitados comentários e textos racistas, sexistas, xenófobos, etnicistas, homófobos e de intolerância religiosa. Será absolutamente recusado todo o tipo de apelos à violência. Quem quiser respostas a comentários ou quem quiser um esclarecimento, deve identificar-se plenamente, caso contrário não responderei nem esclarecerei. Fixe as regras do jogo: se você é livre de escrever o que quiser e quando quiser, eu sou livre de recusar a publicação; e se o comentário for publicado, não significa que estou de acordo com ele. Se estiver insatisfeito, boa ideia é você criar o seu blogue. Democraticamente: muito obrigado pela compreensão.