Com maioria qualificada, a Frelimo está formalmente tranquila no que concerne ao que dizer e ao que decidir na Assembleia da República.
Mas tem dois obstáculos: as duas bancadas da oposição presentes - Renamo e MDM - e digamos que a "bancada fiscalizadora" à distância dos doadores.
Quer dizer que, desde 1994, o equilibrio foi finalmente estabelecido na AR...
ResponderEliminarPor conta da qualidade e nao da quantidade.
Qualidade de quê? de governar ou de aldrabar?!
ResponderEliminarTomás Queface
Cada povo tem os politicos que merece. Por sua propria escolha, ou pela dos outros...
ResponderEliminarPor isso, conforme-se.
O MDM vai ter muita responsabilidade na AR,
ResponderEliminarFaco votos para que alcance os objectivos tracados.
Depois do jantar que o presidente do MDM teve com o presidente da Frelimo na ponta vermelha, comecei a duvidar dos reais objectivos do MDM. É que de lá para cá eles tem sido muito passivos com a Frelimo, estã a fazer uma política semelhante a da oposição "construtiva" de Sibindy. E mais estranho ainda foi a "boa vontade" do partido maioritario na AR em ajudar o MDM a formar uma bancada na assembleia da República! Não imagino o PS fazer o mesmo seja com PSD ou Bloco de Esquerda isso em Portugal. Neste país acontecem coisas estranhas!!
ResponderEliminarTomás Queface
O MDM 'e um partido com objectivos claros, na minha modesta opiniao...
ResponderEliminarAcredito que os resultados seriam outros, se fossem respeitadas as regras de jogo, nas eleicoes...
O MDM tem alcansado todos objectivos que tem tracado, e tem uma capacidade negocial forte,...
'E um erro desprezar o MDM, ao ponto de comparar com o "turbantoso"....
Mas quem quizer cometer esse erro de forma deliberada, esta avontade para o faze-lo...
Queface,
ResponderEliminarO seu primeiro comentário foi infeliz. O segundo foi melhor, porém, muito evasivo. Não sei qual é o seu conceito de política e de políticos.
Carlos Mussa, professor de história política na UP, querendo V., este académico-mor pode lhe dar uma ajuda para melhor compreender certas coisa que para si são estranhas. Isto dito por si.
Se quer ser político, seja cínico. Aqui está uma das respostas que precisa. Não pode esperar um político de acriz de Jesus Cristo, isto NUNCA!
O MDM e a Renamo farão o seu melhor, como aliás lhes compete fazer pelo povo. Os doadores, estes por si, conhecem o seu lugar. A Frelimo, quer se quer, quer não, estará no poder ainda por mais 20 anos LIMPOS. Já é tradição. A oposição está cada vez mais morribunda. Guerreiam-se entre eles. Não tem objectivos de luta.
Zicomo
PS: Por ocasião do honoris causa da Dra. Maria da Luz Guebuza, a Rádio Moçambique tem uma publicidade no ar em que para além de bajular a esposa do PR, chama de mamã à Dra Maria Guebuza! Sinceramente!
Karim,
ResponderEliminarNão se trata de desprezar o MDM. Todos nós acreditamos que este virá a ser um grande partido futuramente. Mas o problema é que a ge
nte não conhece o política do MDM. Não sabemos qual é a sua posição perante e Renamo e a Frelimo. Em suma, não sabemos nada deste partido. Nas últimas eleições gerais votei neste partido não porque eu compartilho dos mesmos ideais (que ainda não conheço) mas porque o povo moçambicano não merece ser liderado por uma gangster de lobos esfomeados.
Tomás Queface
Queface,
ResponderEliminarAgora melhor...
Começo a ficar convencido que lobos há em todos os lados. Mesmo na oposição.
A oposição pode ter o povo com ela, um exército de apoiantes do seu lado, mas os líderes na hora "H" falham. Falta na oposição líderes que possam dar um "xeque mate", com estofo de Obama, enfim, um lider como Samora ou Marcelo Rebelo de Sousa, pequenos nas palavras mas grandes nas acções.
Falta na nossa oposição líderes voláteis. Pessoas que se dediquem ao partido. Somente ao partido. Pessoas que fazem do partido o povo, do povo o partido. Isto não temos. As nossas maternidades política já não nascem estes líderes. Depois culpam ao povo pelo fracasso. Não, o povo é o mesmo, não morre.
Amorim Bila disse há dias na RM (é por sinal a única coisa de jeito que ouvi dele e, curiosamente, soube mais tarde que até é meu familiar, que diabo!) "não há um mau soldado, mas sim há um mau general."
Zicomo
Ricardo!
ResponderEliminarTens uma certa razão na tua afirmação.
Mas nem tudo esta perdido...
Vamos concerteza rever a Lei eleitoral, teremos a grande opurtunidade, (se quiseremos e não tivermos medo) de se introduzir na Lei as candidaturas Nominais.
Seria interessante ver o nosso parlamento assim.
Haveria uma certa evolução no ser e estar no parlamento, na votação expressões, posições, enfim haveria uma certa legitimidade devido a eleição directa...
Tomas,
ResponderEliminarConcordo consigo relativamente a falta de informacao sobre o MDM, mas esse ja 'e problema da nossa media que pretende ajudar a manter o Status Quo.
Investiga um pouco, existe informacao sobre o MDM.
Tomas,
ResponderEliminarSe quizeres ter noticias sobre o MDM e so leres os jornais. Por exemplo podes clicar no dossier Savana do dia 26/03/2010 que esta postado neste blog e podes tambem ler o editorial do jornal domingo de ontem, podes ainda ler o magazine independente desta semana e da semana passada, podes ainda ler o canal de mocambique, o jornal noticias, o jornal o Pais de toda a semana.A imprensa durante toda a semana reportou algo sobre o MDM. Podes ainda ler duas longas entrevistas ( uma nas paginas centrais do savana ultimo e outra suplemento do jornal o pais do dia 25/03/2010). As televisoes todos os dias reportam tambem as actividades do MDM. Desde que consigas aceder a TV Miramar, STV , TVM e TIM dependendo da regiao do pais onde te encontrares poderas saber mais sobre o MDM.
Olha, Tomas,
ResponderEliminarEssa informacao do anonimo, 'e extremamente positiva,
Isso demonstra que a media esta comecar a trabalhar, e nada melhor pra uma democracia, do que uma media efectivamente trabalhadora... pois ela comunica com o povo.
Se de facto o MDM comeca a ser noticia, entao os meu Parabens 'a Media Nacional... pois esta a trabalhar pro povo.