Sonhadores, os sociólogos sempre procuraram duas coisas: as leis do social e a reforma das sociedades. Cá por mim busco bem pouco: tirar a casca dos fenómenos e tentar perceber a alma dos gomos sociais sem esquecer que o mais difícil é compreender a casca. Aqui encontrareis um pouco de tudo: sociologia (em especial uma sociologia de intervenção rápida), filosofia, dia-a-dia, profundidade, superficialidade, ironia, poesia, fragilidade, força, mito, desnudamento de mitos, emoção e razão.
Outros elos pessoais
05 março 2010
Manguele desconseguiu
4 comentários:
Seja bem-vinda (o) ao blogue "Diário de um sociólogo"! Por favor, sugira outras maneiras de analisar os fenómenos, corrija, dê pistas, indique portais, fontes, autores, etc. Não ofenda, não insulte, não ameace, não seja obsceno, não seja grosseiro, não seja arrogante, abdique dos ataques pessoais, de atentados ao bom nome, do diz-que-diz, de acusações não provadas e de generalizações abusivas, evite a propaganda, a frivolidade e a linguagem panfletária, não se desdobre em pseudónimos, no anonimato protector e provocador, não se apoie nos "perfis indisponíveis", nas perguntas mal-intencionadas, procure absolutamente identificar-se. Recuse o "ouvi dizer que..." ou "consta-me que..."Não serão tolerados comentários do tipo "A roubou o município", "B é corrupto", "O partido A está cheio de malandros", "Esta gente só sabe roubar". Serão rejeitados comentários e textos racistas, sexistas, xenófobos, etnicistas, homófobos e de intolerância religiosa. Será absolutamente recusado todo o tipo de apelos à violência. Quem quiser respostas a comentários ou quem quiser um esclarecimento, deve identificar-se plenamente, caso contrário não responderei nem esclarecerei. Fixe as regras do jogo: se você é livre de escrever o que quiser e quando quiser, eu sou livre de recusar a publicação; e se o comentário for publicado, não significa que estou de acordo com ele. Se estiver insatisfeito, boa ideia é você criar o seu blogue. Democraticamente: muito obrigado pela compreensão.
Golpe "Nigeriano", e logo na Índia???!!!
ResponderEliminarSó tinha que se dar mal.
A internacionalização é dificil.
A Arte Mocambicana chegou a India.
ResponderEliminarFuga de "cerebros" nao compensa...
ResponderEliminarMesmo para ser vigarista e preciso uma educacao de qualidade. E que segundo me fizeram constar...
ResponderEliminar"...Evolução da Educação em Mocambique e preocupante...
Antigamente ensinava-se e cobrava-se a tabuada, caligrafia, redacção, dactilografia...
Havia aulas de Educação Física, Moral e Cívica, Prácticas Agrícolas, Prácticas Industriais e cantava-se o Hino Nacional, hasteava-se a Bandeira Nacional antes de iniciar as aulas.
Mas leiam um relato recente de uma Professora de Matemática:
Semana passada, comprei um produto que custou US$ 15,80. Dei à balconista US$ 20,00 e peguei na minha bolsa 80 cents, para evitar receber ainda mais moedas. A balconista pegou o dinheiro e ficou olhando para a máquina registadora, aparentemente sem saber o que fazer.
Tentei explicar que ela tinha que me dar 5,00 dolares de troco, mas ela não se convenceu e chamou o gerente para ajudá-la. Ficou com lágrimas nos olhos enquanto o gerente tentava explicar e ela aparentemente continuava sem entender. Por que estou contando isso?
Porque me dei conta da evolução do ensino de matemática desde 1950, que foi assim:
1. Ensino de matemática em 1950:
Um lenhador vende um carro de lenha por US$ 100,00. O custo de produção é igual a 4/5 do preço de venda. Qual é o lucro?
2. Ensino de matemática em 1970:
Um lenhador vende um carro de lenha por US$ 100,00. O custo de produção é igual a 4/5 do preço de venda ou US$ 80,00. Qual é o lucro?
3. Ensino de matemática em 1980:
Um lenhador vende um carro de lenha por US$ 100,00. O custo de produção é US$ 80,00. Qual é o lucro?
4. Ensino de matemática em 1990:
Um lenhador vende um carro de lenha por US$ 100,00. O custo de produção é US$ 80,00. Escolha a resposta certa, que indique o lucro:
a) ( ) US$ 20,00
b) ( ) US$ 40,00
c) ( ) US$ 60,00
d) ( ) US$ 80,00
e) ( ) US$ 100,00
5. Ensino de matemática em 2000:
Um lenhador vende um carro de lenha por US$ 100,00. O custo de produção é US$ 80,00. O lucro é de US$ 20,00.
Está certo?
a) ( ) SIM
b) ( ) NÃO
6. Ensino de matemática em 2009:
Um lenhador vende um carro de lenha por US$ 100,00. O custo de produção é US$ 80,00. Se você souber ler coloque um X no US$ 20,00.
a) ( ) US$ 20,00
b) ( ) US$ 40,00
c) ( ) US$ 60,00
d) ( ) US$ 80,00
e) ( ) US$ 100,00
7. Em 2010 vai ser assim:
Um lenhador vende um carro de lenha por US$ 100,00. O custo de produção é US$ 80,00. Se você souber ler coloque um X no US$ 20,00. (Se você é negro, especial, gay ou de qualquer outra minoria social não precisa responder)
a) ( ) US$ 20,00
b) ( ) US$ 40,00
c) ( ) US$ 60,00
d) ( ) US$ 80,00
e) ( ) US$ 100,00
E se um fedelho resolve sujar a parede da sala de aula e a professora faz com que ele pinte a sala novamente, os pais ficam enfurecidos, pois a professora provocou traumas na criança.
Essa pergunta foi a que venceu em um congresso sobre vida sustentável:
“Todo mundo 'pensando' em deixar um planeta melhor para nossos filhos... Quando é que 'pensarão' em deixar filhos melhores para o nosso planeta?"
Teria sido isso que traiu Manguele?!