Sonhadores, os sociólogos sempre procuraram duas coisas: as leis do social e a reforma das sociedades. Cá por mim busco bem pouco: tirar a casca dos fenómenos e tentar perceber a alma dos gomos sociais sem esquecer que o mais difícil é compreender a casca. Aqui encontrareis um pouco de tudo: sociologia (em especial uma sociologia de intervenção rápida), filosofia, dia-a-dia, profundidade, superficialidade, ironia, poesia, fragilidade, força, mito, desnudamento de mitos, emoção e razão.
Outros elos pessoais
03 março 2010
Mamadou Tandja e África política
7 comentários:
Seja bem-vinda (o) ao blogue "Diário de um sociólogo"! Por favor, sugira outras maneiras de analisar os fenómenos, corrija, dê pistas, indique portais, fontes, autores, etc. Não ofenda, não insulte, não ameace, não seja obsceno, não seja grosseiro, não seja arrogante, abdique dos ataques pessoais, de atentados ao bom nome, do diz-que-diz, de acusações não provadas e de generalizações abusivas, evite a propaganda, a frivolidade e a linguagem panfletária, não se desdobre em pseudónimos, no anonimato protector e provocador, não se apoie nos "perfis indisponíveis", nas perguntas mal-intencionadas, procure absolutamente identificar-se. Recuse o "ouvi dizer que..." ou "consta-me que..."Não serão tolerados comentários do tipo "A roubou o município", "B é corrupto", "O partido A está cheio de malandros", "Esta gente só sabe roubar". Serão rejeitados comentários e textos racistas, sexistas, xenófobos, etnicistas, homófobos e de intolerância religiosa. Será absolutamente recusado todo o tipo de apelos à violência. Quem quiser respostas a comentários ou quem quiser um esclarecimento, deve identificar-se plenamente, caso contrário não responderei nem esclarecerei. Fixe as regras do jogo: se você é livre de escrever o que quiser e quando quiser, eu sou livre de recusar a publicação; e se o comentário for publicado, não significa que estou de acordo com ele. Se estiver insatisfeito, boa ideia é você criar o seu blogue. Democraticamente: muito obrigado pela compreensão.
prof.
ResponderEliminarAnda desaparecido sera pela presenca de Jose Socrates PM Portugues
Mario Litsuri
Caro Professor Serra. Escrevi-lhe um email a solicitar um encontro em nome da minha organisacao (OSISA www.osisa.org) para uma conversa com um especialista Americano em criminalidade violenta que estarah em Maputo entre os dias 8 e 9 de Marco. Temo que nao tenha recebido o email pelo seu endereco da UEM que muitas vezes nao estah operacional, razao pela qual uso espaco para chegar a si. Estaria interessado em ouvir a perspectiva sociologica do Prof relativamente aos linchamentos e trafico de seres humanos do qual v. Excia eh uma autoridade cientifica em Mocambique.
ResponderEliminarCumprimentos,
Leopoldo de Amaral
leopoldoa@osisa.org
Não é que eu gosto de ser assim, com ideias primitivas e perdiz lá de Tete, mas gostaria que alguém me ajudasse a compreeder um factor que há muito me salta o espeirito. Porque é que um lider africano não pode perpetuar-se no poder?
ResponderEliminarE porque é que os reis podem ficar eternamente no trono. Será que no lugar desses reis não gostariam de estar lá outras pessoas?
E não me venha com esta de que os reis não tem poder, isto são contos de fada. Já vimos provas mais de uma vez que tem.
Agradecia
Mas, Viriato Dias...
ResponderEliminarComo pode alguem vestir-se de rei e agir como republicano?
Penso que a comparacao esta descontextualizada. As monarquias modernas sao simbolicas e o garante de solida democracia, porque podem agir como imparciais. E "como chamar o MAMBO para resolver questoes de clas desavindo". Funciona da mesma forma. Veja o que acontece na Europa. Temos paises como a Suecia, Dinamarca, Holanda, Espanha, Gra-Bretanha, onde a monarquia e o fiel da balanca que equilibra todo o sistema.
O caso da Belgica , que voce conhece bem, e mais do que sintomatico. Se nao fosse a monarquia, ja haveria uma guerra civil naquela zona da europa ocidental. Nao acha?
O poder politico e republicano e eleito pelo povo, por sufragio universal e directo.
Isso faz toda a diferenca.
Ricardo,
ResponderEliminarComo tenho pentium II na cabeça, ainda não pcompreendi patavina. Os reis são bombeiros na Europa, ou seja, nos países que citou, é isso? E os ditadores não o são nos seus países? Porque é que a Europa subsidia certos regimes, é por estar a favor? Lembra-se em tempos idos da polémica do filho de Mário Soares nas matas de Angola a apoiar a UNITA, assunto de resto muito polémica, inclusive resultou em livros. Explica lá bem isto.
Zicomo
Caro Viriato
ResponderEliminarAlguém constestou o Rei do Lesoto ou da Suazilândia? Contra o rei do Uganda?
Alguém está contra os nossos líderes tradicionais?
Viriato, a monarquia nos paises em que citei, funcionam como uma especie de senado, ou camara alta.
ResponderEliminarAs suas opinioes nao sao vinculativas. Mas sao respeitadas, porque sabias, equilibradas e ajustadas. Mesmo os republicanos reconhecem essa suas virtudes.
Se esta explicao lhe conduzir a conclusao de que se tratam de bombeiros. Eu direi que sao tao bombeiros quanto o Papa.
Agora, disto
"E os ditadores não o são nos seus países? Porque é que a Europa subsidia certos regimes, é por estar a favor? Lembra-se em tempos idos da polémica do filho de Mário Soares nas matas de Angola a apoiar a UNITA, assunto de resto muito polémica, inclusive resultou em livros."
Eu nao falei. Por isso, nao me vou desviar para ai. E irrelevante para a minha argumentacao.