Outros elos pessoais

05 março 2010

Facto político total com Guebuza (5)

Mais um pouco da série.
Escrevi no último número que a repolitização do Estado era, por hipótese, uma das características centrais do guebuzismo.
A repolitização é samoriana, mas a economia neo-liberal tem o selo chissaniano. A primeira visa ampliar a segunda através da dominação política total. O guebuzismo é, afinal, a diagonal de dois períodos, vai politicamente para atrás com o primeiro por forma a ir mais intensivamente para a frente com o segundo, pede ajuda ao passado para assegurar o futuro.
(continua)
Pergunta: o que tem o leitor a opinar?

2 comentários:

  1. Eu tenho saudades do Chissas! Mas entendo que em democracia temos que mudar.
    MF

    ResponderEliminar
  2. Concordo com a ideia de que Guebuza espelha no seu modelo de governação aspectos "samorianos" e "chissanianos" mas estou tambem analisando e me perguntando se não havera um "Guebuzismo puro".Se não exisitirão na governação de Guebuza elementos criados exclusivamente por ele.

    ResponderEliminar

Seja bem-vinda (o) ao blogue "Diário de um sociólogo"! Por favor, sugira outras maneiras de analisar os fenómenos, corrija, dê pistas, indique portais, fontes, autores, etc. Não ofenda, não insulte, não ameace, não seja obsceno, não seja grosseiro, não seja arrogante, abdique dos ataques pessoais, de atentados ao bom nome, do diz-que-diz, de acusações não provadas e de generalizações abusivas, evite a propaganda, a frivolidade e a linguagem panfletária, não se desdobre em pseudónimos, no anonimato protector e provocador, não se apoie nos "perfis indisponíveis", nas perguntas mal-intencionadas, procure absolutamente identificar-se. Recuse o "ouvi dizer que..." ou "consta-me que..."Não serão tolerados comentários do tipo "A roubou o município", "B é corrupto", "O partido A está cheio de malandros", "Esta gente só sabe roubar". Serão rejeitados comentários e textos racistas, sexistas, xenófobos, etnicistas, homófobos e de intolerância religiosa. Será absolutamente recusado todo o tipo de apelos à violência. Quem quiser respostas a comentários ou quem quiser um esclarecimento, deve identificar-se plenamente, caso contrário não responderei nem esclarecerei. Fixe as regras do jogo: se você é livre de escrever o que quiser e quando quiser, eu sou livre de recusar a publicação; e se o comentário for publicado, não significa que estou de acordo com ele. Se estiver insatisfeito, boa ideia é você criar o seu blogue. Democraticamente: muito obrigado pela compreensão.