Sonhadores, os sociólogos sempre procuraram duas coisas: as leis do social e a reforma das sociedades. Cá por mim busco bem pouco: tirar a casca dos fenómenos e tentar perceber a alma dos gomos sociais sem esquecer que o mais difícil é compreender a casca. Aqui encontrareis um pouco de tudo: sociologia (em especial uma sociologia de intervenção rápida), filosofia, dia-a-dia, profundidade, superficialidade, ironia, poesia, fragilidade, força, mito, desnudamento de mitos, emoção e razão.
Outros elos pessoais
12 março 2010
8 comentários:
Seja bem-vinda (o) ao blogue "Diário de um sociólogo"! Por favor, sugira outras maneiras de analisar os fenómenos, corrija, dê pistas, indique portais, fontes, autores, etc. Não ofenda, não insulte, não ameace, não seja obsceno, não seja grosseiro, não seja arrogante, abdique dos ataques pessoais, de atentados ao bom nome, do diz-que-diz, de acusações não provadas e de generalizações abusivas, evite a propaganda, a frivolidade e a linguagem panfletária, não se desdobre em pseudónimos, no anonimato protector e provocador, não se apoie nos "perfis indisponíveis", nas perguntas mal-intencionadas, procure absolutamente identificar-se. Recuse o "ouvi dizer que..." ou "consta-me que..."Não serão tolerados comentários do tipo "A roubou o município", "B é corrupto", "O partido A está cheio de malandros", "Esta gente só sabe roubar". Serão rejeitados comentários e textos racistas, sexistas, xenófobos, etnicistas, homófobos e de intolerância religiosa. Será absolutamente recusado todo o tipo de apelos à violência. Quem quiser respostas a comentários ou quem quiser um esclarecimento, deve identificar-se plenamente, caso contrário não responderei nem esclarecerei. Fixe as regras do jogo: se você é livre de escrever o que quiser e quando quiser, eu sou livre de recusar a publicação; e se o comentário for publicado, não significa que estou de acordo com ele. Se estiver insatisfeito, boa ideia é você criar o seu blogue. Democraticamente: muito obrigado pela compreensão.
Pois é, o negro ou preto sempre de coleira... Sempre foi assim durante mais de 5 anos.
ResponderEliminarO pior de tudo, o racismo continua a ser um golpe duro para as pessoas de cor preta, mas desta vez são os antigos escravos contra os novos, da geração actual, a minha.
Zicomo
5 séculos, é o que eu queria dizer.
ResponderEliminarE não venha dizer o contrário: o racismo nunca acabou. Venha donde ela vier, é sempre um mal pior.
Eu NUNCA serei domado. E nem procuro domar a quem quer que seja.
Zicomo
Viriato,
ResponderEliminarvoce tambem 'e da geracao da viragem, nao 'e ?
esta-se a procura da geracao da viragem pra limpar o lixo das cidades da nossa linda, maravilhosa, perola do indico, do nosso maravilhoso povo mocambicano...
cidades sem lixo, aumentam auto-estima... a gloria e retumbante vitoria do vosso partidao contra os colonialistas e racistas que so andam a instruir a oposicao pra sujar as nossas cidades ate agora... vao ser vencidos...vao ser esmagados...
independencia ou morte ! venceremos !
geracao da viragem assim tem que limpar as cidades, pra mostrar aos colonialistas racistas que somos independentes...pra mostrar oposicao tambem.
estou ficar politico...nao 'e ?
parece discurso de guebuza, nao 'e ?
Começo a estranhar que o racismo seja sempre e SÓ visto do branco contra o preto.
ResponderEliminarE o inverso não existe? E quando ele existe dentro da mesma raça, como é?
Porquê continuar a bater sempre e só nesta tecla?Vamos a deixar de tapar o sol com a poeira...
ele existe sim! Mas entre todas as raças.
Vamos a encontrar formas de o combater.Todos iguais nas nossas diferenças!
MC
Passo.
ResponderEliminarT'ás a ver Karim.
ResponderEliminarVida de caricaturista é mais dificil ainda.
Se pusesse o cão branco atrelado, e o cão preto a assomar, logo os domáveis diziam:
- Os pretos não são racistas, nunca foram racistas;
e também
- Os brancos não "usam"!!! coleira, são indomáveis.
- É mistificação.
Tás ver Karim.
Tem que pôr cães cinzentos, ambos os dois, todos, tudo.
Cinzento é bom, bué de fixe.
Dá com tudo.
CINZENTO.
Problema de caricaturista 'e nao ter titulo...
ResponderEliminar...se fosse PHD caricaturista... entao vida era facil.
Ja Viriato tambem nao reclamava, porque estaria reclamar com PHD caricaturista... fica mal.
Problema 'e titulo, de verdade como nao de verdade...
...Mas tem que ter titulo, UmBhalane...
Vida , pa.
Abstenho-me...e o salário entra na mesma... Truque dos nossos deputados.
ResponderEliminarZicomo