Sonhadores, os sociólogos sempre procuraram duas coisas: as leis do social e a reforma das sociedades. Cá por mim busco bem pouco: tirar a casca dos fenómenos e tentar perceber a alma dos gomos sociais sem esquecer que o mais difícil é compreender a casca. Aqui encontrareis um pouco de tudo: sociologia (em especial uma sociologia de intervenção rápida), filosofia, dia-a-dia, profundidade, superficialidade, ironia, poesia, fragilidade, força, mito, desnudamento de mitos, emoção e razão.
Outros elos pessoais
15 março 2010
BOBs2009/2010
16 comentários:
Seja bem-vinda (o) ao blogue "Diário de um sociólogo"! Por favor, sugira outras maneiras de analisar os fenómenos, corrija, dê pistas, indique portais, fontes, autores, etc. Não ofenda, não insulte, não ameace, não seja obsceno, não seja grosseiro, não seja arrogante, abdique dos ataques pessoais, de atentados ao bom nome, do diz-que-diz, de acusações não provadas e de generalizações abusivas, evite a propaganda, a frivolidade e a linguagem panfletária, não se desdobre em pseudónimos, no anonimato protector e provocador, não se apoie nos "perfis indisponíveis", nas perguntas mal-intencionadas, procure absolutamente identificar-se. Recuse o "ouvi dizer que..." ou "consta-me que..."Não serão tolerados comentários do tipo "A roubou o município", "B é corrupto", "O partido A está cheio de malandros", "Esta gente só sabe roubar". Serão rejeitados comentários e textos racistas, sexistas, xenófobos, etnicistas, homófobos e de intolerância religiosa. Será absolutamente recusado todo o tipo de apelos à violência. Quem quiser respostas a comentários ou quem quiser um esclarecimento, deve identificar-se plenamente, caso contrário não responderei nem esclarecerei. Fixe as regras do jogo: se você é livre de escrever o que quiser e quando quiser, eu sou livre de recusar a publicação; e se o comentário for publicado, não significa que estou de acordo com ele. Se estiver insatisfeito, boa ideia é você criar o seu blogue. Democraticamente: muito obrigado pela compreensão.
Professor,
ResponderEliminarQual foi a nossa classificacao ?
Infelizmente Professor já o ano passado me tinha dado conta de algumas possíveis maroscas.....
ResponderEliminarMas para nós seus seguidores o Diário continua a ser a nossa referência e o melhor de língua Portuguesa.
Um forte abraço
Concordo pela primeira vez com o Micas. Este Diário é um chamariz, embora reivindique mais informações lá da minha terra, Tete. Mas também um "espaço" cultural aos finais de semana.
ResponderEliminarZicomo
Vamos esperar a proxima!
ResponderEliminarViriato
ResponderEliminarTem de passar a ler com mais atenção o que os outros escrevem....e para fazer a afirmação que fez é porque tem lido o que escrevo.Então já devia ter reparado que:
sou A MICAS!
Por causa do "estrangulamento" do género, um "gajo" já não sabe quem é homem e quem é mulher.
ResponderEliminarMicas, nome de amigos meus de sexo masculino, não pensei que também fosse de uma mulher. Lá vamos nós, de novo, com à questão da homossexualidade. Aí está...Micas, mulher?
Eu leio mas nem sempre estou de acordo.
Zicomo
Viriato,
ResponderEliminarSe está tão familiarizado com terras lusas....por estas bandas MICAS sempre foi nome de mulher e deixe que lhe diga que foi de muito mau tom o seu comentário, mas como mulher honrada não tem ouvidos...ignoro-o a si e seus comentários
e lê mas nem sem sempre com atenção...
Micas, minhas condescendências por aquilo que julgar de errado. A minha mente jamais ejacularia palavras amagras contra uma mulher, uma flor.
ResponderEliminarMas insisto que sempre julguei que, MICAS, fosse apenas nome masculino, atendendo que sou amigo de três pessoas com este nome.
Quanto ao resto, fica por conta do tempo. Zicomo
Caro Viriato: peç-lhe que evite palavras que, fora do contexto, podem ser aborrecidas, como o uso do verbo ejacular., Obrigado.
ResponderEliminarObrigado.
ResponderEliminarNão foi por má intenção, creia-me professor. Já pedi desculpas a Micas por isso.
Zicomo
Já expliquei...já expliquei...
ResponderEliminarme complicam! me complicam!
Fazer o quê?
Como?
Deixa-andar?????
No lugar de comentar tentativa falhada de apuramento a final dos BOBs, acabamos num tete-a-teta MICAS & VIRIATO a fazer lembrar os meus tempos de teenager.
ResponderEliminarE ainda dizem que o mundo cibernetico nao desperta sentimentos fortes.
Mas como ja se entenderam, o assunto esta encerrado. Palavra de Mulher!
De qualquer maneira, julgo ter percebido duas coisas na eleicao dos melhores blogs deste ano:
a) o factor # internautas por zona ou pais e;
b) o fait-diver politico, em nome de causas "nobres" e por ai em diante;
No ano passado, este Diario do Sociologo esteve em foco por causa dos dois processos eleitorais quase coincidentes, o que despertava bastante curiosidade na media internacional, consequentemente, atraia mais internautas de outros quadrantes tambem.
Porventura, talvez obrigue ao Professor uma revisao da tematica do proprio Blog. Porque, nao raras vezes, o nivel de discussao neste blog resvala para uma anamnese do nosso EU e nao o racional das ideias sedimentadas em factos ou documentacao. E nem todos teem vocacao para a Psicanalise, por isso, rumam para outras paragens.
Mas isso, e somente o que eu acho.
Bem, eu acho que o BLOG nao falhou, esta numa fase crescente.
ResponderEliminarPra mim continua a ser O Melhor Blog Do Mundo.
Nem estou surpreso com o desabafo, liguagem ou vocabulario do Viriato, acho compreensivel.
A semana promete.
Grande Karim,
ResponderEliminarNão se bate num burro já derrotado, dizia-me meu professor de informática. Meia palavra basta, para um bom entendedor.
Zicomo
"Meine Damen und Herren!"
ResponderEliminarBem, o meu comentario foi dirigido ao dono do Blog. Competira ao proprio aceita-lo construtivamente ou nao.
Eu tenho um grande defeito. Nao consigo escamotear o que penso so para agradar o meu interlocutor.
Talvez mude na proxima encarnacao.
"Vielen Dank für Ihr Verständnis!"
Que tal 'e a sensacao, Viriato ?
ResponderEliminar