Outros elos pessoais

31 março 2010

Ainda sobre a explosão de ontem

Ainda sobre a explosão ontem registada numa moto na Avenida do Zimbabwe, reportada neste diário aqui, o "Notícias" de hoje escreve que se registaram três feridos graves, três viaturas danificadas com alguma gravidade e vidros estilhaçados em alguns edifícios das redondezas. Um oficial da polícia negou tratar-se de um atentado à bomba. Confira aqui.
Adenda 1: o jornal observa que a explosão se registou "em frente a uma residência que neste momento está a ser habitada por cidadãos de origem asiática". Não entendo o pormenor da "origem asiática".
Adenda 2 às 7: se no "Notícias" se escreveu que a motorizada explodiu em frente a uma residência habitada por cidadãos de "origem asiática", no portal da Rádio Moçambique a explosão ocorreu em frente à residência de um cidadão moçambicano "numa zona onde se encontram baseadas a delegação da SAA (Linhas Aéreas Sul-africanas), as representações diplomáticas dos Estados Unidos da América e da Itália, e ainda a casa de Afonso Dhlakama, líder da Renamo, o maior partido da oposição em Moçambique." Mas mais: um oficial da polícia surge a dizer que o proprietário da moto é um indivíduo "de raça branca e estatura mediana". Aqui.
Adenda 3 às 9:34: na parte traseira da embaixada norte-americana, Rua Damião Góís, junto a uma escola, pessoas de farda azul estão a revistar carros com o auxílio de um detector mecânico.
Adenda 4 às 9:37: versão do “Canal de Moçambique”, aqui.
Adenda 5 às 12:01: versão do "O País" online, aqui.

8 comentários:

  1. Foi mais para zona da embaixada da Italia USA.
    Nada perto da casa do lider da Renamo!

    Apenas se fez sentir por essa zona um estrondo normal.
    Nao baralhem as coisas....
    Se não é bomba +e o que???
    vamos tratar as coisas pelos seus nomes.
    Estamos na era dos fenomeno que começou a abalar o Mundo.
    Moaçambique não é uma Ilha deserta.
    Estejamos atentos senhores, é algo estranho neste País pacto

    ResponderEliminar
  2. prof.
    Esta e a verdade o acto aconteceu perto da Embaixada da Italia, e proximo a casa do Nini, que neste momento encontra se alugada por 10 anos, a pessoas que estao a construir um Hotel proximo ao Edificio de conferencia Joaquim Chissano.
    Fonte TIM (Ontem as 19 onde deu muito destaque), alias foi o tem em Questao.
    Mario Lithuri

    ResponderEliminar
  3. Fardamento Azul ?

    Sao meus amigos Azuis ? UN ? ja em Mocambique, outra vez ?

    Eu gosto muito dos meus amigos Azuis. Ajudam muito a resolver nossos problemas.

    Desta vez, vou pedir uma boina ao comandante, falhei da vez passada, gosto muito daquelas boinas.

    ResponderEliminar
  4. A probabilidade é suficiente para se determinar a culpabilidade (A. Vichinsky)

    Segundo o porta-voz da PRM, a mota explodiu por "CURTO-CIRCUITO"!...

    Enfim...que se perfilem os mecanicos do Blog para nos explicarem como é que isso e possível (provavelmente não foi da inspecção).

    De qualquer das maneiras, estou convicto que se tivesse sido um ataque da Al-Qaida ou do crime organizado, a justificação teria sido a mesma.

    Assinale-se ainda que, ao encerrar estas declarações, acrescentou que o assunto está em investigação (mas a conclusão já é conhecida, digo eu)...

    Corolário de Vichinsky: Toda explosão é curto-circuito até prova em contrário.

    Hum, hum...hum, hum...

    ResponderEliminar
  5. Dias antes foi em Moscovo, capital da Rússia, ontem foi a vez de Maputo, capital de Moçambique, graças a Deus, sem vítimas humanas.

    Zicomo

    ResponderEliminar
  6. O boato,


    Foi Perto da Casa de LIDER da RENAMO

    foi Perto da Embaixada da USA e da Italia

    Foi perto da casa do Nini

    Foi curto circuito

    Estamos a investigar

    Um dos feridos foi o General Nataniel Macamo com ferimentos ligeiros.

    Bolas onde esta a VERDADE Afinal


    Que eu saiba a casa do Nini ta muito distante da do lider da Renamo e da SSA Viagem ainda m longe da Embaixada dos USA e da ITALIA.

    vejam la senao deixam-los todos doidos .

    ResponderEliminar
  7. Questões que ninguém ainda colocou:

    1. Porque a mota estacionava naquele local diariamente e não levantou nenhuma suspeição na segurança?

    2. E se o atentado, a haver, fosse dirigido ao próprio motociclista?

    Pensemos.

    ResponderEliminar
  8. A entrada de serviço (traseira) da casa de Dlakama situa-se na Av do Zimbabwe e esta esta ao lado da embaixada da Italia, também na mesma avenida. E ambas estão a menos de 500 m da embaixada dos EUA

    ResponderEliminar

Seja bem-vinda (o) ao blogue "Diário de um sociólogo"! Por favor, sugira outras maneiras de analisar os fenómenos, corrija, dê pistas, indique portais, fontes, autores, etc. Não ofenda, não insulte, não ameace, não seja obsceno, não seja grosseiro, não seja arrogante, abdique dos ataques pessoais, de atentados ao bom nome, do diz-que-diz, de acusações não provadas e de generalizações abusivas, evite a propaganda, a frivolidade e a linguagem panfletária, não se desdobre em pseudónimos, no anonimato protector e provocador, não se apoie nos "perfis indisponíveis", nas perguntas mal-intencionadas, procure absolutamente identificar-se. Recuse o "ouvi dizer que..." ou "consta-me que..."Não serão tolerados comentários do tipo "A roubou o município", "B é corrupto", "O partido A está cheio de malandros", "Esta gente só sabe roubar". Serão rejeitados comentários e textos racistas, sexistas, xenófobos, etnicistas, homófobos e de intolerância religiosa. Será absolutamente recusado todo o tipo de apelos à violência. Quem quiser respostas a comentários ou quem quiser um esclarecimento, deve identificar-se plenamente, caso contrário não responderei nem esclarecerei. Fixe as regras do jogo: se você é livre de escrever o que quiser e quando quiser, eu sou livre de recusar a publicação; e se o comentário for publicado, não significa que estou de acordo com ele. Se estiver insatisfeito, boa ideia é você criar o seu blogue. Democraticamente: muito obrigado pela compreensão.