Outros elos pessoais

03 fevereiro 2010

Zimbabwe


Morgan Tsvangirai (primeiro-ministro, à esquerda): Já reparou que o Governo de Unidade Nacional dá 120 passos em frente e outros tantos à retaguarda? Reposta de Robert Mugabe (presidente): Yeah! mas a boa coisa é que pelo menos os dá. Cartum reproduzido daqui.

15 comentários:

  1. Segundo Noe Massango (no jornal da manha de hoje) o Ex- Ministro do Interior Almerinho Manhenge - detido desde Setembro de 2008) estara em liberdade a partir de amanha sob pagamento de caucao...Um assunto Que convido ao Distinto Professor Serra a acompanhar

    ResponderEliminar
  2. Pois é, pelo menos os dá. Só não sei quanto é que os dá para trás. Nos últimos tempos, desde que os leões indomáveis perderam a esperança de um dia vir a meter à mão no Zimbabwe, e a avaliar pelo progresso da economia daquele país mercê de um esforço conjunto entre a ZANU e a oposição, convenhamo-nos meus amigos, tanto o GUN como e o diagnóstico do país conhecem nos últimos tempos um progresso assinalável.

    Em Davos, ainda não passa muitos dias, Tsvangirai veio assumir que o país está a progredir. Ainda bem, aleluia! Era preciso, no entanto, o levantamento das sanções impostas ao Zimbabwe, um assunto sobre o qual já aqui deixei a minha modesta opinião. Não compreendo como é que países que dizem nortear as suas políticas com base na bússola do Renascimento, quiçá, do humanismo, no verdadeiro esplendor da palavra, são responsáveis directos pela tragédia no Zimbabwe, só e somente porque não concordam com a linha de orientação política de Mugabe e da ZANU. A haver sanções, que seja imposta contra Mugabe e o seu partido, e NÃO ao povo.

    Acredito que mais tempo ou menos tempo o mundo vai começar a dar razão a Mugabe como, aliás, o fez Tsivangirai, Mia Couto enre muitos. Há coisas que devemos perceber no meio de tudo isso e não sermos consumidos pelo ódio, racismo ou qualquer outra coisa de carácter emocional. E não venham dizer-me que sou contra os leões indomáveis, pelo contrário, sou o que sou, em parte, porque há entre uma corja deles, pesoas sérias e humanas. Pessoas de coração BOM, como em toda a parte. Dizia o meu professor de História Política na UP-Nampula, Dr. Francisco Zacarias Mataruca, que "a incopetência não tem etnia".

    Zicomo

    ResponderEliminar
  3. Dependendo da cor da lentes com que se mira. Ha quem ache isso "progressos politicos substanciais", nomeadamente a UA e SADC.

    E tudo uma questao de perspectiva.

    ResponderEliminar
  4. Pois é, amigo Ricardo. Pois é.... Para quem não tinha nada, sem identidade, sem nada de nada, o pouco já é muito. Como diria Edgar Morin, "lá onde cresce o perigo cresce também o que salva", neste caso a esperança dos meus irmãos zimbabweanos, uma esperança de um futuro melhor. Viva Mugabe! E obrigado profesor por acompanhar atentamente as vicissitudes políticas do Zimbabwe.

    Zicomo

    ResponderEliminar
  5. Obrigado a todos. Obrigado ao Fijamo pela informação.

    ResponderEliminar
  6. ...isto é quase uma continuação da última postagem sobre Mugabe permanecer no poder mais 20 anos.
    Será que eu estou desactualizado,ou será que alguma coisa não bate certo?
    tentei encontrar a solidariedade do Mia em relação ao Mugabe e só encontrei o contrário !
    Sr. Viriato,será que estes links são falsos ??????


    http://pt.shvoong.com/newspapers/mozambique/1778165-canal-mocambique/

    http://pt.shvoong.com/newspapers/mozambique/1778164-canal-mocambique/

    http://filhadocarnaval.wordpress.com/2008/11/17/e-se-obama-fosse-africano-por-mia-couto-escritor-mocambicano/

    Tóxico

    ResponderEliminar
  7. ...a internet realmente é implacável,acabei de lêr este artigo e o mesmo desmente categoricamente que existam passos dados em frente,o que se percebe é que o ditador não quer sequer que se deiam qualquer passos !!!!
    Vergonha !!!!
    http://www.zimbabwemetro.com/headline/mugabe-strips-tsvangirai-of-powers/
    Tóxico

    ResponderEliminar
  8. Já aqui publiquei um link sobre o assunto em que Mia Couto chamava a atenção para que o caso Zimbabwe não fosse abordado com sentimentalismo. Quero lembrar ao meu amigo Tóxico duas coisas, não é por Mia ou Chissano estarem a favor ou contra que o meu ponto de vista vai mudar em relação ao Zimbabwe. Só "esponjas - que consomem todo o tipo de água podem seguir essa premissa" pra, não sendo eu "esponja" e porque concordo com a política de Mugabe e da ZANU apoios-no incondicionalmente.

    Dois, há progressos com certeza, basta ver que a imprensa já não fala de mortes por causa das fomes, fomes estas causadas pelo desejo ardente de certos leoões em tirar Mugabe do poder, contra a vontade do seu povo. Os castelos e os reinados (o amigo sabe muito bem do que estou a falar) jazem reis e rinhas há mais de 2O anos como se aquele lugar não fosse apreciado por uma Acinista ou Tchembe, duas senhoras que desafiam à pobreza absoluta lá para as bandas de Mutarara. Quem não gostaria de estar naqueles castelos, ainda que fossem estátuas? Pode me responder o amigo Tóxico?

    Porque é que o problema é só com Mugabe? Será que Mugabe é único ditador? Porque é que tem que haver interferência na política externa. Cada um não tem o governo e sistema que merece, e depois? Timor-Leste, cujo estudo faço, a corrupção arrebentou às costuras, mas V. Excia não fala. Sabe porquê é qaue o meu chamuale não fala? Porque Timor drena "mola" em forma de líquido a uns tipos que também se intitulam de donos do mundo!

    Eu não sei se isso lhe baste, ou então lê ao contrário o que escrevo, é normal. E vou terminar com mais uma frase de Edgar Morin, sobre a esta vontade dos leões indomáveis quererem abater Mugabe tanto ou quanto os palestinianos sofrem: "quanto se querer matar um cão diz-se que ele tem raiva".

    Zicomo

    ResponderEliminar
  9. ...meu caro Viriato,(nome de grande leão indomável,pai da pátria lusa),eu não estou a discutir politica internacional,apenas me cingi ao teor da postagem do ilustre prof.
    ...reparei que você não comentou a noticia de hoje do diário zimbabweano Zimbabwemetro,e que perante os factos que não deixam duvidas quanto a posição do Mia você simplesmente descartou esse trunfo que com tanto vigor usava...
    Você é livre de escolher os seus heróis,longe de mim tentar demovê-lo desse propósito !!!
    O blog do prof. é excelente e serve para praticarmos o jogo democrático da livre expressão !!!
    O tempo será a verdadeira revelação do futuro Zimbabwe,mais do que já sofreram e estão a sofrer não é possível.
    Talvez por isso já nem se comente a tragédia humanitária,os media já se cansaram e como são aves rapasses devem estar a degustar-se neste momento com o Haiti !!!
    Quanto a fome no Zimbabwe,ela continua a grassar perante o silêncio do mundo e da insensibilidade do Ditador !!!
    Tóxico

    ResponderEliminar
  10. o Viriato está de volta!

    AAS

    ResponderEliminar
  11. O Viriato Dias mandou um comentário para uma postagem que não esta. Por isso tomei a liberdade de a trazer para aqui:
    "Viriato Dias deixou um novo comentário na sua mensagem "Lichinga":

    http://macua.blogs.com/moambique_para_todos/2010/02/zimbabu%C3%A8-paga-sua-d%C3%ADvida-ao-banco-mundial.html

    Peço a vossa reacção senhores umBhalane e Ricardo. A CNN, RTP, etc não divulgaram isso por acaso! Aliás, "só é notícia quando o homem morde no cão", de resto são contos de fada! Por favor, estou à espera da vossa madesta opinião. Modesta!!!!

    Zicomo

    Publicar este comentário.

    ResponderEliminar
  12. ...apesar de não ter sido convidado a comentar,devo dizer que não é motivo nenhum de excitação o pagamento da dívida.
    O governo do Zimbabwe recebeu um ultimato para saldar a dívida e ainda falta pagar mais 160 milhões.
    Só têm ´que pagar o que devem ,e isso não os faz melhores para o seu povo que continua a sofrer enquanto o Ditador tenta usurpar o poder que legalmente é de Tsangirai...
    ...caro professor o seu comentário é mto claro,sinceramente desapontou-me.
    Tóxico

    ResponderEliminar
  13. caro prof. as minhas sinceras desculpas !!!!!
    só agora reli em condições,meu erro,perdão!!!!!
    Tóxico

    ResponderEliminar
  14. Se se refere ao comentário anterior, ele é do Viriato Dias.

    ResponderEliminar
  15. Caro Professor...

    Ha aqui alguem com sintomas de preserveracao-ideativa que me quer envolver em assuntos naives de agit-prop...

    Com efeito, e notavel o esforco que o Ministro das Financas do Zimbabwe, Tendai Biti, do MDC, juntamente com os seus pares tem feito para endireitar as Financas daquele pais. O Zimbabwe sempre foi um estado estruturado e com tradicoes de rigor na gestao dos actos de Estado ate uns 8 anos atras, corolario da heranca britanica dos seus leoes indomaveis. E mais cedo se faria o regresso a normalidade, nao estivesse um Marabout senil a atrapalhar o transito na State House.

    Pelo menos alguem nao esqueceu a Licao dos mestres. E eu, como nao tenho costume de ler apenas o rodape de textos, convidaria a cautela,por nao se saber ao certo, que montante e que foi pago ao Banco Mundial. Nos estamos habituados a ouvir dizer que o Zimbabwe tem pago a sua divida com a HCB (apenas 25 milhoes de dolares), o certo e que o faz a mais de 10 anos! Nao desvalorizando o esforco dos zimbabweanos responsaveis em encarrilar o seu pais.

    Alem disso, o pagamento da divida externa por algum pais no mundo, nao e "per si" um acto de genialidade ou excelencia de quem o governa. Lembremo-nos de Nicolai Ceaucescu que no final dos anos 80 anunciou ao mundo que pagara TODA a divida externa da Romenia.

    Mas qual foi o presente de Natal do povo romeno em 25/12/1989?

    ResponderEliminar

Seja bem-vinda (o) ao blogue "Diário de um sociólogo"! Por favor, sugira outras maneiras de analisar os fenómenos, corrija, dê pistas, indique portais, fontes, autores, etc. Não ofenda, não insulte, não ameace, não seja obsceno, não seja grosseiro, não seja arrogante, abdique dos ataques pessoais, de atentados ao bom nome, do diz-que-diz, de acusações não provadas e de generalizações abusivas, evite a propaganda, a frivolidade e a linguagem panfletária, não se desdobre em pseudónimos, no anonimato protector e provocador, não se apoie nos "perfis indisponíveis", nas perguntas mal-intencionadas, procure absolutamente identificar-se. Recuse o "ouvi dizer que..." ou "consta-me que..."Não serão tolerados comentários do tipo "A roubou o município", "B é corrupto", "O partido A está cheio de malandros", "Esta gente só sabe roubar". Serão rejeitados comentários e textos racistas, sexistas, xenófobos, etnicistas, homófobos e de intolerância religiosa. Será absolutamente recusado todo o tipo de apelos à violência. Quem quiser respostas a comentários ou quem quiser um esclarecimento, deve identificar-se plenamente, caso contrário não responderei nem esclarecerei. Fixe as regras do jogo: se você é livre de escrever o que quiser e quando quiser, eu sou livre de recusar a publicação; e se o comentário for publicado, não significa que estou de acordo com ele. Se estiver insatisfeito, boa ideia é você criar o seu blogue. Democraticamente: muito obrigado pela compreensão.