Outros elos pessoais

28 fevereiro 2010

Racializar o social (4)

Mais um pouco desta série.
No mundo das diferenças existe uma coisa sem fundamentação científica que se chama raça.
A partir de características físicas, transpomos o limiar da biologia e sustentamos que as raças humanas são geneticamente portadores de coeficientes diferentes de inteligência e de capacidade de resolução de problemas. Portanto, que há raças superiores e raças inferiores. Em caso de - permitam-me dizer assim - desforra histórica, de alteração na distribuição de recursos de poder, sustentamos que há raças merecedoras e raças que já mereceram demasiado para merecerem mais.
(continua)

1 comentário:

  1. Mas o falecido Augusto Cabral assegurava-nos que o cheiro de pele peixe queimada era ao cheiro de pele humana queimada, para demonstrar a heranca genetica comum.

    As questoes biologicas, essas tem a haver com a latitude donde fomos gerados. E engracado que hoje em dia, o negro nos EUA ja e afro-americano e com epiderme tendencialmente mais clara. Havendo casos ate, que se confundem com mesticos ou arabes.

    Curiosa licao da natureza esta.

    ResponderEliminar

Seja bem-vinda (o) ao blogue "Diário de um sociólogo"! Por favor, sugira outras maneiras de analisar os fenómenos, corrija, dê pistas, indique portais, fontes, autores, etc. Não ofenda, não insulte, não ameace, não seja obsceno, não seja grosseiro, não seja arrogante, abdique dos ataques pessoais, de atentados ao bom nome, do diz-que-diz, de acusações não provadas e de generalizações abusivas, evite a propaganda, a frivolidade e a linguagem panfletária, não se desdobre em pseudónimos, no anonimato protector e provocador, não se apoie nos "perfis indisponíveis", nas perguntas mal-intencionadas, procure absolutamente identificar-se. Recuse o "ouvi dizer que..." ou "consta-me que..."Não serão tolerados comentários do tipo "A roubou o município", "B é corrupto", "O partido A está cheio de malandros", "Esta gente só sabe roubar". Serão rejeitados comentários e textos racistas, sexistas, xenófobos, etnicistas, homófobos e de intolerância religiosa. Será absolutamente recusado todo o tipo de apelos à violência. Quem quiser respostas a comentários ou quem quiser um esclarecimento, deve identificar-se plenamente, caso contrário não responderei nem esclarecerei. Fixe as regras do jogo: se você é livre de escrever o que quiser e quando quiser, eu sou livre de recusar a publicação; e se o comentário for publicado, não significa que estou de acordo com ele. Se estiver insatisfeito, boa ideia é você criar o seu blogue. Democraticamente: muito obrigado pela compreensão.