Outros elos pessoais

12 fevereiro 2010

Postagens na forja

Eis alguns dos temas de postagens que, progressivamente, irão entrar neste diário nas próximas horas:
* Aconteceu ontem uma violenta reacção de membros da Renamo quando Fernando Carrelo, 30 anos de vida partidária, quis entregar a carta de renúncia e o cartão de membro (página 3 do "Notícias" de hoje; não consigo acesso à versão online; 15:46: agora consegui, aqui). Como analisar essa violência?
*
A filha de um empresário da cidade de Nampula foi hoje raptada na cidade de Nampula por dois indivíduos armados e encapuçados tripulando uma viatura sem matrícula. Em 2008 foi o caso de uma criança filha de um empresário de Nacala Porto. Como analisar esse tipo de sequestro?
Desde já convido os leitores a apresentarem hipóteses.

8 comentários:

  1. Porf.
    O FERROVIARIO ESTA A GANHAR 1 0 penso que foi o Brasileiro que marcou o golo sao decorridos 20 minutos
    SEGUNDO A RM
    MARIO LITSURI

    ResponderEliminar
  2. prof.
    O arbitro e Moçambicano deixou escapar um penalte a favor da turma da casa a temperatura la esta nos 36 graus
    Mario Litsuri

    ResponderEliminar
  3. Prof.
    2 golo do FERROVIARIO do renegado a Selecçao Nacional JERRY Que nao cai nas graças do Mister Mart Nooj veremos agora os detractores dele a falar
    termina a 1 parte do jogo.
    Mario Litsuri

    ResponderEliminar
  4. Pois e, Professor...

    Coisas Ku-Klux-Klanianas acontecem em Mocambique.

    Era previsivel.

    ResponderEliminar
  5. Bem algumas hipoteses...

    1 - Carrelo. Certa vez perguntaram ao falecido dr. Domingos Arouca porque e que nunca mais tinha um passaporte diplomatico Mocambicano se Eusebio ja o tinha, mesmo se declarando Portugues. E Arouca respondeu" Se calhar e porque eu penso com a cabeca e ele com os pes!..." Com Carrelo, devera passar-se o mesmo, mas ao contrario. E evidente que o Homem quer ir para o MDM. E a RENAMO como sabe que ele nao pensa com os pes, nao lhe da "oficialmente" a carta de alforria...Mas compreende-se que legalmente, ninguem o impede de se desvincular da RENAMO.

    2- O rapto. Havia avancado neste blog, a possibilidade de alguns acontecimentos invulgares comecarem a suceder contra alguns "... agentes economicos considerados descartaveis...". Mas nao consigo aceder ao site da RM (e horrivelmente pesado!!!) para saber QUEM e este senhor. A resposta a esta pergunta poderia revelar tudo, ou nada. A curiosidade e saber se o efectivo em vigilia na casa do chefao-mor diminuiu a sua prontidao olhativa.

    Mas como ja disse, preveem-se tempos interessantes em Mocambique.

    ResponderEliminar
  6. Excelente enzima, excelentes hipóteses para pensarmos...Vamos lá ver o que irei postar.

    ResponderEliminar
  7. Lamentável o que se passou com o Carrelo...
    Vergonha!!!
    Nós o avisamos! ele não nos quis escutar, aliou-se as desinteligencias e ainda por cima nos acusou.... e hoje? por ironea do destino deixa a renamo em circunstancias tristes como pessoa no grata apesar dos seus 30 anos de militancia

    ResponderEliminar

Seja bem-vinda (o) ao blogue "Diário de um sociólogo"! Por favor, sugira outras maneiras de analisar os fenómenos, corrija, dê pistas, indique portais, fontes, autores, etc. Não ofenda, não insulte, não ameace, não seja obsceno, não seja grosseiro, não seja arrogante, abdique dos ataques pessoais, de atentados ao bom nome, do diz-que-diz, de acusações não provadas e de generalizações abusivas, evite a propaganda, a frivolidade e a linguagem panfletária, não se desdobre em pseudónimos, no anonimato protector e provocador, não se apoie nos "perfis indisponíveis", nas perguntas mal-intencionadas, procure absolutamente identificar-se. Recuse o "ouvi dizer que..." ou "consta-me que..."Não serão tolerados comentários do tipo "A roubou o município", "B é corrupto", "O partido A está cheio de malandros", "Esta gente só sabe roubar". Serão rejeitados comentários e textos racistas, sexistas, xenófobos, etnicistas, homófobos e de intolerância religiosa. Será absolutamente recusado todo o tipo de apelos à violência. Quem quiser respostas a comentários ou quem quiser um esclarecimento, deve identificar-se plenamente, caso contrário não responderei nem esclarecerei. Fixe as regras do jogo: se você é livre de escrever o que quiser e quando quiser, eu sou livre de recusar a publicação; e se o comentário for publicado, não significa que estou de acordo com ele. Se estiver insatisfeito, boa ideia é você criar o seu blogue. Democraticamente: muito obrigado pela compreensão.