Outros elos pessoais

22 fevereiro 2010

POS's e ATM's: concentração em Maputo

Dos 4609 POS's (pontos de venda de comércio electrónico destinado a facilitar transacções financeiras) registados pelo Banco de Moçambique até Setembro de 2009, 3291 (71%) estavam concentrados na cidade e província de Maputo; das 572 ATM's (máquinas para operações bancárias) registadas no mesmo período, 293 (51%) estavam concentradas igualmente na cidade e província de Maputo - no "Autarca" de hoje, aqui. Obrigado ao AZ pelo envio do jornal.

3 comentários:

  1. Também acho normal. Porém, é preciso trabalhar mais para lá, no Zobué ou Maravia, hajam bancos.

    Zicomo

    ResponderEliminar
  2. Normal e anormal.

    Se por um lado, as ATMs e POS's, sao montadas em funcao da procura, no caso Mocambicano, outras analise devem tambem ser feitas a duas coisas:

    1- A falta de liquidez da banca comercial que "avaria" as ATMs em dias criticos por "falta de sistema";

    2-Porque e que a Banca Comercial em Mocambique incentiva mais operacoes em cash, no lugar da transaccoes electronicas, quer pelas taxas exageradas e outras fantasmas, alem da pouca fiabilidade do servico e da pobreza das opcoes do mesmo - quase na totalidade operacoes bancarias de saque, mas adoptando uma estrategia diferente no servico via internet - quando no mundo inteiro, o que se passa e realmente o oposto.

    ResponderEliminar

Seja bem-vinda (o) ao blogue "Diário de um sociólogo"! Por favor, sugira outras maneiras de analisar os fenómenos, corrija, dê pistas, indique portais, fontes, autores, etc. Não ofenda, não insulte, não ameace, não seja obsceno, não seja grosseiro, não seja arrogante, abdique dos ataques pessoais, de atentados ao bom nome, do diz-que-diz, de acusações não provadas e de generalizações abusivas, evite a propaganda, a frivolidade e a linguagem panfletária, não se desdobre em pseudónimos, no anonimato protector e provocador, não se apoie nos "perfis indisponíveis", nas perguntas mal-intencionadas, procure absolutamente identificar-se. Recuse o "ouvi dizer que..." ou "consta-me que..."Não serão tolerados comentários do tipo "A roubou o município", "B é corrupto", "O partido A está cheio de malandros", "Esta gente só sabe roubar". Serão rejeitados comentários e textos racistas, sexistas, xenófobos, etnicistas, homófobos e de intolerância religiosa. Será absolutamente recusado todo o tipo de apelos à violência. Quem quiser respostas a comentários ou quem quiser um esclarecimento, deve identificar-se plenamente, caso contrário não responderei nem esclarecerei. Fixe as regras do jogo: se você é livre de escrever o que quiser e quando quiser, eu sou livre de recusar a publicação; e se o comentário for publicado, não significa que estou de acordo com ele. Se estiver insatisfeito, boa ideia é você criar o seu blogue. Democraticamente: muito obrigado pela compreensão.