Sonhadores, os sociólogos sempre procuraram duas coisas: as leis do social e a reforma das sociedades. Cá por mim busco bem pouco: tirar a casca dos fenómenos e tentar perceber a alma dos gomos sociais sem esquecer que o mais difícil é compreender a casca. Aqui encontrareis um pouco de tudo: sociologia (em especial uma sociologia de intervenção rápida), filosofia, dia-a-dia, profundidade, superficialidade, ironia, poesia, fragilidade, força, mito, desnudamento de mitos, emoção e razão.
Outros elos pessoais
02 fevereiro 2010
Obama é socialista?
2 comentários:
Seja bem-vinda (o) ao blogue "Diário de um sociólogo"! Por favor, sugira outras maneiras de analisar os fenómenos, corrija, dê pistas, indique portais, fontes, autores, etc. Não ofenda, não insulte, não ameace, não seja obsceno, não seja grosseiro, não seja arrogante, abdique dos ataques pessoais, de atentados ao bom nome, do diz-que-diz, de acusações não provadas e de generalizações abusivas, evite a propaganda, a frivolidade e a linguagem panfletária, não se desdobre em pseudónimos, no anonimato protector e provocador, não se apoie nos "perfis indisponíveis", nas perguntas mal-intencionadas, procure absolutamente identificar-se. Recuse o "ouvi dizer que..." ou "consta-me que..."Não serão tolerados comentários do tipo "A roubou o município", "B é corrupto", "O partido A está cheio de malandros", "Esta gente só sabe roubar". Serão rejeitados comentários e textos racistas, sexistas, xenófobos, etnicistas, homófobos e de intolerância religiosa. Será absolutamente recusado todo o tipo de apelos à violência. Quem quiser respostas a comentários ou quem quiser um esclarecimento, deve identificar-se plenamente, caso contrário não responderei nem esclarecerei. Fixe as regras do jogo: se você é livre de escrever o que quiser e quando quiser, eu sou livre de recusar a publicação; e se o comentário for publicado, não significa que estou de acordo com ele. Se estiver insatisfeito, boa ideia é você criar o seu blogue. Democraticamente: muito obrigado pela compreensão.
Obviamente que nao. Mas e um idealista bem determinado a atingir determinados objectivos. Obama e um AMERICANO, mas e humanista. Como tal, e naturalmente sensivel ao social.
ResponderEliminarPode-se comparar a actuacao de Obama com a de Roosevelt nos anos 20-40,onde, na altura, tambem lhe foram atribuidos adjectivos pouco elogiosos. Mas hoje, reconhece-se que foi Roosevelt quem delineou a retoma dos EUA apos a recessao dos anos 30.
Como disse no post anterior, Obama decidiu enfrentar os banqueiros e as sociedades financeiras especulativas responsaveis pela ultima crise que, em Davos, lancaram Sarkozy para ofuscar a influencia de Obama no mundo, enquanto os Republicanos tentam minar o ambiente interno dos EUA. Trata-se de uma estrategia concertada e pensada para medio-longo prazo. Pese embora Davos nao seja vinculativo, e um grande encontro INFORMAL de pessoas poderosas. E isso, e suficiente para se tracar novas estrategias do capital internacional. Obama e rotulado "socialista" em parte, por causa da reforma da Saude. Mas, todos reconhecem que ERA UM ESCANDALO o modo como as coisas se passavam nos EUA, onde ate os servicos de primeiros socorros eram cobrados ao doente na hora! E quem nao tivesse MedicAid (mais 30 milhoes de americanos) podia ser posto na rua para ir morrer longe do hospital. Foi pelo punho de Obama que A BANCA recuperou a sua pujanca. E o que e que dai resultou? Os Executivos desses bancos continuam a GANHAR fortunas pornograficas a custa dos Impostos dos Americanos sem fazer nada, a custa da especulacao. E ainda por cima, o credito bancario esta agora praticamente restringido a classe media-alta - onde se pode ir recuperar o dinheiro de imediato - traindo o gentleman agreement destes com Obama para ajuda-lo a criar pequenas empresas e empregos para os mais desfavorecidos, condicao "sine-qua-non" para receberem o budget que lhes salvou da forca.
Ora, com punhaladas destas nas costas, ainda e justo chamar Obama de socialista?!
Obama é um AMERICANO, um USA.
ResponderEliminarQue vai tentar fazer o melhor trabalho possível, tentar implementar o melhor possível o seu programa, com que foi eleito, para ganhar, de novo, o próximo mandato.
Os rótulos nada valem.
E todos sabemos isso - chama-se "democracia" a regimes totalitários.
A RPChina é uma "democracia", a Coreia do Norte é outra "democracia", Angola é uma "democracia, o Sudão outra "democracia", a Líbia idem, ...;
A Suécia é uma democracia, e a Noruega também,...
E NÃO são farinha do mesmo saco.
Rótulos.