Sonhadores, os sociólogos sempre procuraram duas coisas: as leis do social e a reforma das sociedades. Cá por mim busco bem pouco: tirar a casca dos fenómenos e tentar perceber a alma dos gomos sociais sem esquecer que o mais difícil é compreender a casca. Aqui encontrareis um pouco de tudo: sociologia (em especial uma sociologia de intervenção rápida), filosofia, dia-a-dia, profundidade, superficialidade, ironia, poesia, fragilidade, força, mito, desnudamento de mitos, emoção e razão.
Outros elos pessoais
18 fevereiro 2010
Golpe de Estado no Níger?
7 comentários:
Seja bem-vinda (o) ao blogue "Diário de um sociólogo"! Por favor, sugira outras maneiras de analisar os fenómenos, corrija, dê pistas, indique portais, fontes, autores, etc. Não ofenda, não insulte, não ameace, não seja obsceno, não seja grosseiro, não seja arrogante, abdique dos ataques pessoais, de atentados ao bom nome, do diz-que-diz, de acusações não provadas e de generalizações abusivas, evite a propaganda, a frivolidade e a linguagem panfletária, não se desdobre em pseudónimos, no anonimato protector e provocador, não se apoie nos "perfis indisponíveis", nas perguntas mal-intencionadas, procure absolutamente identificar-se. Recuse o "ouvi dizer que..." ou "consta-me que..."Não serão tolerados comentários do tipo "A roubou o município", "B é corrupto", "O partido A está cheio de malandros", "Esta gente só sabe roubar". Serão rejeitados comentários e textos racistas, sexistas, xenófobos, etnicistas, homófobos e de intolerância religiosa. Será absolutamente recusado todo o tipo de apelos à violência. Quem quiser respostas a comentários ou quem quiser um esclarecimento, deve identificar-se plenamente, caso contrário não responderei nem esclarecerei. Fixe as regras do jogo: se você é livre de escrever o que quiser e quando quiser, eu sou livre de recusar a publicação; e se o comentário for publicado, não significa que estou de acordo com ele. Se estiver insatisfeito, boa ideia é você criar o seu blogue. Democraticamente: muito obrigado pela compreensão.
Tal como Zelaya nas Honduras, um golpe de Estado derruba mais um cesarista que alterou a constituicao para se recandidatar a um terceiro mandato.
ResponderEliminarJa vai tarde. E o que para la vai, tambem lhe seguira tentadoramente os passos.
Porque assim e no mundo contemporaneo.
Se o derrubaram ainda bem. Nem sei porquê a União Europeia, conferir aqui se mete neste caso. Se a UE quer ser credível que comece cortar ajudas quando os "reis" alteram a constituicão ou fazem fraudes eleitoraispara se manterem permanentemente no poder .
ResponderEliminarNão é que eu tenha esperanca nos soldados, mas é que eles não são piores que os auto-proclamados "reis" como Tandja que golpeam a Constituicão.
Se os soldados estiverem ao lado do "rei" que a populacão aja como temos vistos.
Os presidentes africanos querem se perpetuar no poder.So assim podem ceder aos outros, e Tandja nao fugiu a regra. So colheu o que plantou. Nossos lideres Deveriam aprender a aula de Mandela e Chissano. Ainda humido se enrola o cortume.
ResponderEliminarFinalmente o ditador foi deposto. Gostaria que os militares da regiao austral de africa despertassem para colocar os ditadores de Angola, Zimbabwe e companhia fossem postos no olho da rua.
ResponderEliminarGRANDE ACCAO PATRIOTICA DESTES MILITARES. ESPERO QUE ESTE GRUPO NAO SE DEGENERE EM MUSSAS DADIS CAMARAS DESTE MUNDO.
Jose Belmiro-Jornalista
O Sr. Belmiro não sabe o que diz. É próprio de alguém que vai pregando a queda de Mugabe. Pois então engana-se. É melhor esperar sentado. Este seu desejo não será consumado. Se preciso for, eu mesmo me juntarei aos zimbabueanos para não permitir que o país caia nas malhas dos leões indomáveis. Não só está, senhor jornalista a desrespeitar o povo do Zimbabué, mas também a legitimidade do poder de Mugabe.
ResponderEliminarEu até compreendo que na sua lista só são ditadores os lideres africanos. Para si a didatura é estar cinco anos no poder, ainda que esse líder mate dezenas de milhares de pessoas, como acontece no Iraque, Afeganistão, etc...., não interessa porque o poder desse líder é limitado. Não importa as vítimas, nem a pilhagem que fazem, nem o saque, muito menos a destruição do tecido social. Porquê são lideres dos seus, logo (filosofando) podem dominar o mundo como quiserem. É verdade que para esses líderes não existe tribunais, nem quem os indique o dedo, são donos do mundo. São policias do mundo, do mundo selvagem!
Por amor de Deus, desde que Mugabe está no poder (há 30 anos) vários golpes aconteceram sob o olhar e o reinado de Mugabe. Não é este do Níger que o vai desestabilizar. Engana-se quem assim pensar. Já aqui disse mais de uma vez que Mugabe só sairá do poder quando os leões indomáveis deixarem de interferir na política daquele país, caso contrário, ai está o homem que a África inteira o aplaude. Ainda que digam o contrário, tem o seu povo a apoiá-lo incondicionalmente. Portanto, deixem de fazer comparações desconexadas de lógica.
Gostaria de convidar ao sr. jornalista a denunciar os actos que levaram os seus a semear dor e luto, no lugar de viveiro, jazem homens e irmãos nossos no Iraque, na Palestina, no Timor, no Afeganistão, enfim... os seus autores andam pelo mundo a dar palestras. Sabe porquê é que Aznar aceitou ir à guerra? Queria um lugar na ONU. Por acaso já ouviu falar de Aznar depois da invasão do Iraque. Ah, pergunta-me pelo Barroso, está na UE, é o boss, quer outro exemplo?
Viva Mugabe!
Zicomo
Tenha um minimo de bom senso, sr Dias, vc é de facto um problema.
ResponderEliminarhttp://www.amazon.com/Gukurahundi-Zimbabwe-Disturbances-Matebeleland-1980-1988/dp/0231700555/ref=sr_1_1?ie=UTF8&s=books&qid=1266589562&sr=1-1
http://www.youtube.com/watch?v=TR_RIBT6L10&feature=player_embedded
http://www.youtube.com/watch?v=Dvx-cxygig8&feature=player_embedded
O que é que é ter bom senso? Matar ou expulsar Mugabe do poder e deixar que os leões indom´veis ocupem Zimbabué? É isso que o meu amigo quer. Você pode indicar mil e um caminho, fontes, etc para tentar me convencer que estou errado, pois meu caro amigo, eu por esse caminho já passei e NADA neste mundo pode me convencer o contrário em relação e legitimidade das políticas do Mugabe, reconhecendo, claro, que nem tudo que ele tem feito é 100 por certo correcto. Porém, o seu curriculo é uma biblia e as suas ascções correspendem os anseios do povo zimbabueano.
ResponderEliminarO dia que o amigo ver as cassetes, os videos daquilo que os indomaveis fizeram no Zimbabue, ou em Moçambique, caro amigo, garanto-lhe que vai ficar dias sem comer. Eu pedoou, mas não posso permitir que isso volte a acontecer.
Zicomo