Outros elos pessoais

04 fevereiro 2010

Ambicioso e vidente


A conferir aqui. Um trabalho sobre Chávez, Morales e Obrador, abordando o neo-populismo na América Latina, aqui. O escritor português José Saramago defende que Chávez se preocupa com os pobres. Finalmente, sugiro leia um trabalho de 2007 com o título "Hugo Chávez, Orwell e a imprensa", aqui.

14 comentários:

  1. Adolf Hitler, outro político astrólogo, também acreditava que o Reich iria durar 1000 anos. Durou 12...

    ResponderEliminar
  2. "O culto dos heróis é o mais forte onde a liberdade humana é menos respeitada. "
    (Herbert Spencer)

    ResponderEliminar
  3. Coitado do Sr. Chávez - continua modesto!

    "Nem que passem milhares de anos a FRELIMO não pode nem deve sair do poder."
    Mariano Matsinhe

    Já não há "revolucionários" como os antigos.

    ResponderEliminar
  4. Sou a favor das políticas proteccionista do Chavez. Comparo-o a Mugabe, mas noutra perspectiva: a sua coragem inabalável que ele ambos têm. Homens assim, como Mugabe e Chavez, já não nascem em nossas maternidades. Estou com ele e penso que o povo venezuelano também está. Não sou a favor de um sistema democrático em vigor no mundo (não posso esconder este ponto de vista), mas sim de um sistema que não sei qual, em que os povos definissem as suas próprias políticas, escolhessem os seus próprios lideres. Leve o tempo que quisessem ficar no poder, desde que o povo assim outorgasse. É bom lembrar que foi a democracia e o liberalismo económico que trouxe as piores hecatombes no mundo. Os progressos técnicos fizeram do ser humano um cavalo de batalha. Ainda hoje a história do mundo é dominada pelos mais fortes, pelos impérios democratas com atitudes diabólicas. Não vamos esquecer que as duas guerras mundiais foram corolário dessa abertura. E há quem defenda que o país só começou a fabricar “mbavas” ladrões desde que Samora morreu! Antes não havia os cambazas, etc…..Sou a favor de um sistema novo que substitua a democracia, porque esta já não serve.

    Zicomo

    ResponderEliminar
  5. Gengis Kan, Mussolini, Estaline, Hitler, Mobutu, Mugabe, Chavez, todos reais pioneiros campeoes da nova ordem do Sr. Dias. Sem duvida que a democracia nao serve, restam as prisoes, as torturas e os cemiterios para o homem novo. A pensar é que a gente se entende bué.

    ResponderEliminar
  6. O pior é que a gente se entende na diversidade de ideias, de facto! Repare meu caro amigo: hoje as desgraças do mundo não tem sua origem na mente diabólica de Hitler, etc. Se reparar bem, com olhos de ver, claro, vai concluir por todos os caminhos que as hecatombes do mundo de hoje é a própria civilização. É o progresso que o homem faz, tudo com intuito de destruir-se a si mesmo. Morre-se mais nos dias de hoje do que nos tempos da ditadura.

    Os ditadores não são crueis, os seus métodos é que eram cruéis para o tempo em que vivíamos. Actualmente é assim. Rouba-se, mata-se, pilha-se, faz-se tudo e menos nada em nome da bendita seja a ditadura!!!!Por amor de Deus, quanta gente chora por comida no HAITE e quantos, por aqui e ali, usam o erário público para encherem as suas panças? Por acaso é a ditadura. EM QUANTO TEMPO DEMORAVA-SE PARA ENCHER OS CEMITERIOS DE TETE? E ACTUALMENTE? COMO PODE O MEU CARO AMIGO EXPLICAR ISSO?

    ZICOMO

    ResponderEliminar
  7. ..realmente fico boquiaberto com a leveza com que o Viriato defende as suas escolhas,sinceramente o seu caso merecia uma análise do caro professor !!!
    Viriato,não me leve a mal,mas porquê essa sua postura a favor de regimes totalitários???
    eu estou de acordo que as democracias permitem muitos desmandos,e até gostaria que surgisse uma nova forma de governar,algo mais humanizante sem possibilidades de desmandos,mas ditaduras????
    O mundo já ultrapassou a fase das ditaduras há muito e estranho que se possa desejar essa forma de tirania como solução...sinceramente fico pasmo...não consigo entender!!!
    Tóxico

    ResponderEliminar
  8. Mas que porque e que nao se propoe um Nobel da Paz para todos os ditadores?

    Sao uns "MEN" maravilhosos!

    Quantas vezes teremos de ouvir a tese peregrina segunda a qual "...a democracia e uma farsa...nao funciona. Com esta democracia...so temos cambazas e nini" e quejandos? A ma compreensao dos fenomenos levam-nos para saidas aberrantes. Incluindo aceitar como normal a emulacao socialista para quem mata mais moscas e baratas la no soviete local.

    Uma coisa que nunca ouco, e o modo peculiar como a democracia e implementada "a maneira africana". Cheia de equivocos. Numa democracia genuina, as leis funcionam uniformemente e ninguem - por muitos lobbies que tenha a seu favor- pode subverter a ordem estabelecida ad aeternum. Mas em Africa, funciona a regra das excepcoes. E depois de tanto improviso, tanta trapalhada junta, la se junta o coro dandies desafinados almadicoando o sistema. Era o so o que faltava.

    Ate parece uma crianca que por sistema tende a contrariar sempre o pai. E a dado momento, ja perdida nas ideias e sem rumo para progredir, poe-se a chorar aos berros, dizendo que o pai NAO O ESCUTA NUNCA!

    Adivinhem porque?!

    ResponderEliminar
  9. Ricardo, Ricardo, Ricardo!

    Às vezes penso que o Ricardo está aqui só para passar tempo. O dia que fazer a leitura do mundo vai perceber que está sozinho nesse barco. Desde que os leões indomáveis perderam a África e o Zimbabwe em particularm as suas economias continuam a andar de joelhos, de "mabondho" - escrevi bem em nhunguês, professor? Ainda ontem, um delesm teve que se sentar à mesa em Conselho de Estado para debater a crise económica e política do país. Lá vão os tempos em que o meu avó, nessa altura, era obrigado a produzir mais e à chicotada para render as luxousas poltronas do amigo Ricardo!!!!! Agora são os bancos ou sistemas financeiros que continuam, em alguns países, a destruir a economia desses países. Ah!!!! Já não adianta ferver de nervos, porque é real.

    Abraços, ou seja, Zicomo

    ResponderEliminar
  10. Aviso a navegacao:

    NAO GOSTO DE RACISTAS! Contem a historia que quiserem. Nao valem nada, sao excremento politico.

    E para mim ha uma evidencia historica gritante. Todos os ditadores africanos cursaram em escolas ou com mestres europeus ou americanos.

    Sera que estes paises nao aprenderam a licao?

    A primeira a gente cai. A segunda, cai quem quiser.

    E como nao acredito em ingenuidade, so o posso justificar pela revisitacao constante da tradicao dos sipaios.

    E definitivamente, a pseudo-ciencia da astrologia politica tornou-se realmente numa profissao muito rentavel nos tempos que correm...

    Os sociologos, os historiadores e outros cientistas sociais, nao passam agora de escoria que urge apagar do mapa da inteligencia humana.Viva a tecnocracia e as suas solucoes "objectivas" a la minute!

    Les penseurs sont decede!
    (http://www.metacafe.com/watch/2860497/que_faire_par_le_libre_penseur/)

    E ainda ha ousadia de insistir em ensinar o padre nosso ao vigario. Que desperdicio!

    Onde e que pensam que iremos parar com estes novos Tomases de Torquemada?

    Abaixo o cinzentismo intelectual!

    ResponderEliminar
  11. ...hehehehehe realmente o Viriato ultrapassa qualquer protótipo de ditadorzeco em fase de ensaio !!!!
    só espero que ele nunca tenha ambições políticas ,pois caso aconteça vamos assistir a muitas mais cambalhotas a Rafael, nesse seu utópico percurso...
    realmente este senhor tornasse burlesco na sua Assunção de sapiente intelectualidade...
    pretensiosismo baseado na assimilação errónea de factos já mais que provados !!!
    que retrocesso intelectual em termos de história !!!! !!!!!
    tou a começar a passar-me dos carretes com tanta asneira junta !!!!
    SOCORROOOO!!!! um colete de forças por favor !!!!
    hehehehehhehehehe
    Tóxico

    ResponderEliminar
  12. A saude duma democracia é directamente proporcional à eliminacao do insulto. Nest post ha insultos.
    PP

    ResponderEliminar
  13. Bill Clinton speaker fees are about 150,000 USD, per event.

    How much did Chavez pay Saramago to have a nice speech ?

    ResponderEliminar
  14. Several Saramago books, i guess...

    ResponderEliminar

Seja bem-vinda (o) ao blogue "Diário de um sociólogo"! Por favor, sugira outras maneiras de analisar os fenómenos, corrija, dê pistas, indique portais, fontes, autores, etc. Não ofenda, não insulte, não ameace, não seja obsceno, não seja grosseiro, não seja arrogante, abdique dos ataques pessoais, de atentados ao bom nome, do diz-que-diz, de acusações não provadas e de generalizações abusivas, evite a propaganda, a frivolidade e a linguagem panfletária, não se desdobre em pseudónimos, no anonimato protector e provocador, não se apoie nos "perfis indisponíveis", nas perguntas mal-intencionadas, procure absolutamente identificar-se. Recuse o "ouvi dizer que..." ou "consta-me que..."Não serão tolerados comentários do tipo "A roubou o município", "B é corrupto", "O partido A está cheio de malandros", "Esta gente só sabe roubar". Serão rejeitados comentários e textos racistas, sexistas, xenófobos, etnicistas, homófobos e de intolerância religiosa. Será absolutamente recusado todo o tipo de apelos à violência. Quem quiser respostas a comentários ou quem quiser um esclarecimento, deve identificar-se plenamente, caso contrário não responderei nem esclarecerei. Fixe as regras do jogo: se você é livre de escrever o que quiser e quando quiser, eu sou livre de recusar a publicação; e se o comentário for publicado, não significa que estou de acordo com ele. Se estiver insatisfeito, boa ideia é você criar o seu blogue. Democraticamente: muito obrigado pela compreensão.