Sonhadores, os sociólogos sempre procuraram duas coisas: as leis do social e a reforma das sociedades. Cá por mim busco bem pouco: tirar a casca dos fenómenos e tentar perceber a alma dos gomos sociais sem esquecer que o mais difícil é compreender a casca. Aqui encontrareis um pouco de tudo: sociologia (em especial uma sociologia de intervenção rápida), filosofia, dia-a-dia, profundidade, superficialidade, ironia, poesia, fragilidade, força, mito, desnudamento de mitos, emoção e razão.
Outros elos pessoais
21 janeiro 2010
O risco do culto à personalidade
2 comentários:
Seja bem-vinda (o) ao blogue "Diário de um sociólogo"! Por favor, sugira outras maneiras de analisar os fenómenos, corrija, dê pistas, indique portais, fontes, autores, etc. Não ofenda, não insulte, não ameace, não seja obsceno, não seja grosseiro, não seja arrogante, abdique dos ataques pessoais, de atentados ao bom nome, do diz-que-diz, de acusações não provadas e de generalizações abusivas, evite a propaganda, a frivolidade e a linguagem panfletária, não se desdobre em pseudónimos, no anonimato protector e provocador, não se apoie nos "perfis indisponíveis", nas perguntas mal-intencionadas, procure absolutamente identificar-se. Recuse o "ouvi dizer que..." ou "consta-me que..."Não serão tolerados comentários do tipo "A roubou o município", "B é corrupto", "O partido A está cheio de malandros", "Esta gente só sabe roubar". Serão rejeitados comentários e textos racistas, sexistas, xenófobos, etnicistas, homófobos e de intolerância religiosa. Será absolutamente recusado todo o tipo de apelos à violência. Quem quiser respostas a comentários ou quem quiser um esclarecimento, deve identificar-se plenamente, caso contrário não responderei nem esclarecerei. Fixe as regras do jogo: se você é livre de escrever o que quiser e quando quiser, eu sou livre de recusar a publicação; e se o comentário for publicado, não significa que estou de acordo com ele. Se estiver insatisfeito, boa ideia é você criar o seu blogue. Democraticamente: muito obrigado pela compreensão.
Professor, creio que seria util, pese embora, serem Mocambique e Brasil duas realidades bastante diferentes.
ResponderEliminarNo Brasil, o PT nao tem maioria absoluta parlamentar porque o eleitorado nao deixa. Nem ha celulas do PT nas reparticoes publicas a velar pelos comportamentos dos funcionarios. Porque a Justica nao permite. E nem sequer, esta vedado o acesso a cargos de direccao de empresas publicas somente a membros do PT. Porque o Congresso deixaria cair isso a primeira hipotese.
E nem sequer ha uma timida tentativa de o sugerir pela radio, televisao ou jornais. Alias, com a ditadura militar, o povo brasileiro aprendeu bem a licao. E o sistema politico tambem.
E isso tudo, sao os requisitos minimos para se exercer a Cidadania em qualquer pais do mundo.
Quando, tudo isso esta limitado apenas a alguns cidadaos entao, porque nao o Culto ao Chefe, ao Superior?
O que fara o Lumpen incompetente, preguicoso e corrupto se TIVER que sobreviver em sociedade a custa do seu proprio esforco?
Creio que a resposta e obvia.
P.S.
Se ligar a TVM (TV Malawi) o culto a Mutharika e assombrosamente obsceno. Tradicao Bantu, presumida em democracia tipo ocidental.
Realmente este tema seria mesmosaudavel para ser pesquisada no nosso pais, mesmo porque penso que ja se verifica a idolatraria aos nossos dirigentes. Infelismente alguns musicos, usando e abusando daquilo que eu chamaria de "puxassaquismo" nos relembram a triste epoca em que se verificava o culto de personalidades,os derigentes sao colocados no centro de tudo, tudo 'e feito comvista a agrada-los, nada esta errado.O povo apenas tem que ouvir e obedecer, o pior, tem que apoia-los... Nao ha necessidade de se voltar a viver assim, estamos num pais democratico onde tudo devia ser aberto, talves seja por isso que alguns comecam a "escovar" abertamente... Mais em fim, defacto isso nao nos faz crescer apenas nos retarda e ajuda a acomular dinheiro nos bolsos de algumas pessoas a custa dos outros...
ResponderEliminar