Sonhadores, os sociólogos sempre procuraram duas coisas: as leis do social e a reforma das sociedades. Cá por mim busco bem pouco: tirar a casca dos fenómenos e tentar perceber a alma dos gomos sociais sem esquecer que o mais difícil é compreender a casca. Aqui encontrareis um pouco de tudo: sociologia (em especial uma sociologia de intervenção rápida), filosofia, dia-a-dia, profundidade, superficialidade, ironia, poesia, fragilidade, força, mito, desnudamento de mitos, emoção e razão.
Outros elos pessoais
21 janeiro 2010
Angola: fim das eleições presidenciais
4 comentários:
Seja bem-vinda (o) ao blogue "Diário de um sociólogo"! Por favor, sugira outras maneiras de analisar os fenómenos, corrija, dê pistas, indique portais, fontes, autores, etc. Não ofenda, não insulte, não ameace, não seja obsceno, não seja grosseiro, não seja arrogante, abdique dos ataques pessoais, de atentados ao bom nome, do diz-que-diz, de acusações não provadas e de generalizações abusivas, evite a propaganda, a frivolidade e a linguagem panfletária, não se desdobre em pseudónimos, no anonimato protector e provocador, não se apoie nos "perfis indisponíveis", nas perguntas mal-intencionadas, procure absolutamente identificar-se. Recuse o "ouvi dizer que..." ou "consta-me que..."Não serão tolerados comentários do tipo "A roubou o município", "B é corrupto", "O partido A está cheio de malandros", "Esta gente só sabe roubar". Serão rejeitados comentários e textos racistas, sexistas, xenófobos, etnicistas, homófobos e de intolerância religiosa. Será absolutamente recusado todo o tipo de apelos à violência. Quem quiser respostas a comentários ou quem quiser um esclarecimento, deve identificar-se plenamente, caso contrário não responderei nem esclarecerei. Fixe as regras do jogo: se você é livre de escrever o que quiser e quando quiser, eu sou livre de recusar a publicação; e se o comentário for publicado, não significa que estou de acordo com ele. Se estiver insatisfeito, boa ideia é você criar o seu blogue. Democraticamente: muito obrigado pela compreensão.
Nao vai esperar muito, caro Professor. Este ano mesmo teremos novidades...
ResponderEliminarA noite das facas longas vai comecar.
Claro, muitas e rapidas novidades.
ResponderEliminarDesabafo angolano...
ResponderEliminar"...Agora falando de assuntos sérios.
Este CAN para mim é só mais uma demonstração do rumo que este país esta a tomar.
Em minha opinião poderíamos organizar um CAN sim mas não agora, nem nestas condições.
O que é que Angola quer mostrar ao mundo? Porquê que queremos mostrar aos estrangeiros que estamos a "subir" quando na verdade a vida do Angolano continua mal? O que é mais importante para o país?
Soube ontem que há sectores da função publica que ainda não receberam o 13° salário de 2009.
Luz e agua nem sequer na capital do Pais que organiza o CAN se consegue ter com regularidade. Construímos hotéis novos mas temos o Hotel Turismo , Meridien, Panorama a caírem aos pedaços(não sei em que estado estão hoje)
Acompanhei pela TPA a caravana da selecção quando se dirigia ao estádio, engarrafamento vergonhoso a 1 km do estádio. Nem acessos em condições para o estádio conseguimos criar.
O guarda redes do Togo é baleado em Cabinda, atravessa todo pais para ser atendido na Africa do Sul!! E os hospitais de Cabinda? e de Luanda? não têm qualidade? Claro que não, a qualidade é apenas para os estádios e para os hotéis. Hospitais não fazem parte das prioridades, alias os Angolanos são tão especiais, que nem sequer ficam doentes!
Esta nossa mania de viver de ilusões e aparências quando é que vai terminar?
Vamos fazer festa com o CAN, grande show de inauguração, espectáculo nunca visto em África, estádio com sistema de iluminação 3X mais potente que o do Stade de France em St. Dennis, etc, etc e bla, bla, bla.
Quando tudo acabar continuaremos com todos os nossos problemas que "não se podem resolver porque saímos agora de uma guerra", para organizar o CAN (não houve argumento de estarmos em paz há pouco tempo).
O terminal do Aeroporto 4 de Fev. foi restaurado para receber os visitantes na altura do CAN. Depois de décadas e décadas de reclamações de Angolanos q aquilo estava mal e precisava de ser melhorado. Parecia um problema sem solução, mas o facto é que por causa do CAN tivemos o Aeroporto reparado em 6 meses!! Afinal era possível !!
São apenas alguns exemplos que espelham o rumo (ou “desrumo”) que este pais esta a tomar.
Mesmo que individualmente consigamos "nos safar" por conseguirmos meios de enriquecer através de business, esquemas, corrupção ou comissões, a nossa vida continuará medíocre. Porque nossa sociedade esta doente, não existe ordem!
“Mali foi o sinónimo de que a esperança é a ultima a morrer”
Aqui em Angola o mambo é assim, vão dar bandeira até ao fim, Angola, Angolaaaa …
Aqui em Angola o mambo é assim, vão dar bandeira até ao fim, Angola, Angolaaaa …
Aqui em Angola o mambo é assim, vão dar bandeira até ao fim, Angola, Angolaaaa …"
So visto!
Situacão lamentável esta de Angola. É assim mesmo quando o voto se troca com apenas uma garrafa de cerveja ou gasosa a acreditar o que uma amiga angolana me disse há semanas. Leviandade!!!!
ResponderEliminar