Adenda: leia críticas aqui e aqui.
Sonhadores, os sociólogos sempre procuraram duas coisas: as leis do social e a reforma das sociedades. Cá por mim busco bem pouco: tirar a casca dos fenómenos e tentar perceber a alma dos gomos sociais sem esquecer que o mais difícil é compreender a casca. Aqui encontrareis um pouco de tudo: sociologia (em especial uma sociologia de intervenção rápida), filosofia, dia-a-dia, profundidade, superficialidade, ironia, poesia, fragilidade, força, mito, desnudamento de mitos, emoção e razão.
Outros elos pessoais
05 dezembro 2009
A "raça" como critério de virtudes ou de defeitos
Adenda: leia críticas aqui e aqui.
5 comentários:
Seja bem-vinda (o) ao blogue "Diário de um sociólogo"! Por favor, sugira outras maneiras de analisar os fenómenos, corrija, dê pistas, indique portais, fontes, autores, etc. Não ofenda, não insulte, não ameace, não seja obsceno, não seja grosseiro, não seja arrogante, abdique dos ataques pessoais, de atentados ao bom nome, do diz-que-diz, de acusações não provadas e de generalizações abusivas, evite a propaganda, a frivolidade e a linguagem panfletária, não se desdobre em pseudónimos, no anonimato protector e provocador, não se apoie nos "perfis indisponíveis", nas perguntas mal-intencionadas, procure absolutamente identificar-se. Recuse o "ouvi dizer que..." ou "consta-me que..."Não serão tolerados comentários do tipo "A roubou o município", "B é corrupto", "O partido A está cheio de malandros", "Esta gente só sabe roubar". Serão rejeitados comentários e textos racistas, sexistas, xenófobos, etnicistas, homófobos e de intolerância religiosa. Será absolutamente recusado todo o tipo de apelos à violência. Quem quiser respostas a comentários ou quem quiser um esclarecimento, deve identificar-se plenamente, caso contrário não responderei nem esclarecerei. Fixe as regras do jogo: se você é livre de escrever o que quiser e quando quiser, eu sou livre de recusar a publicação; e se o comentário for publicado, não significa que estou de acordo com ele. Se estiver insatisfeito, boa ideia é você criar o seu blogue. Democraticamente: muito obrigado pela compreensão.
Todos os grandes pensadores na area do desenvolvimento apontam, insistentemente, na ligacao entre a Cultura e o (sub)desenvolvimento.
ResponderEliminarOcidente desenvolve-se gracas a criticas e competicao. O Oriente (japao, china, singapore, india, malasia) desenvolve-se por causa da suas culturas assentes na moral e na obediencia.
Africa, no geral, precisa de cultivar algo que sustente o seu desenvolvimento.
Aquando do NEPAD, questoes culturais quase que nao foram integradas. Resultado e o que vemos.
Vamos investir na nossa cultura. Para mim esta ai o segredo para o take-off.
Torres
Isso deve fazer mal à saúde. Risco de úlceras gástricas durante a leitura.
ResponderEliminarDifícil comentar.
Gostei também de ler...
ResponderEliminar"Once the Herenigde Nasionale Party was in power...English-speaking bureaucrats, soldiers, and state employees were sidelined by reliable Afrikaners, with key posts going to Broederbond members (with their ideological commitment to separatism). The electoral system itself was manipulated to reduce the impact of immigrant English speakers and eliminate that of Coloureds."
E isso produziu os seus efeitos a prazo. De semi-analfabetos e pobres lavradores, os Afrikaners são hoje a mais pujante comunidade económica de África.
Por isso, o que Chika Onyeani defende no seu livro é uma revisitação do método à maneira Negra. Mas afinal, isso não é o "affirmative action"?
Haverá uma época em que os Mulatos irão reivindicar o mesmo. Já se justifica.
Possivelmente os resultados é que estão ainda aquém do esperado, porque no final, o Capitalismo tem apenas uma cor... a do dinheiro!
Mas confesso que também fiquei confuso ao tentar perceber a diferença entre chineses, indianos e asiáticos...
Aconselho vivamente a leitura deste livro, concordemos ou não tem opiniões que merecem uma profunda reflexão.
ResponderEliminar"The greatest sin of the African elite is not opening their mouths to challenge these despots.
Today, Africa is worse off than when it gained independence…
The African scholar is intellectually dishonest.
The African elite, as a mirror image of the large Black society, is a consumer group rather than a productive group. A people which regards itself as independent should be able to produce independent thought.
A community cannot survive when its so-called citizens are morally and intellectually bankrupt and decrepit. "
Podemos não concordar com tudo o que Chika Onyeani escreveu e escreve, mas ele mostra de quão realmente está preocupado com o curso de desenvolvimento do nosso continente. Acima de tudo ele é intelectual livre. É este tipo de intelectuais que devia fazer parte do painel de NEPAD, por exemplo.
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