Outros elos pessoais

07 novembro 2009

Lançamento próxima sexta-feira 13 de Novembro


"Bom dia!
Tenho o prazer de convidar para o lançamento do livro "Do passado colonial à independência - discursos do semanário Savana nas celebrações da independência de Moçambique (1998-2003)", que terá lugar na próxima Sexta-feira, 13 de Novembro, às 16:00, nas instalações do semanário Savana, na Av. Amilcar Cabral, 1049 - Maputo.
A obra será apresentada pelo Professor Carlos Serra, investigador do Centro de Estudos Africanos da UEM.
“Do passado colonial à independência” é um livro que contribui para a compreensão das dinâmicas da sociedade moçambicana, a partir dos discursos publicados no semanário Savana, por ocasião das celebrações das datas históricas do País. Assumindo que “nada caracteriza melhor uma pessoa do que a forma como ela caracteriza os Outros” o autor procura analisar a memória social de uma elite moçambicana produtora de opinião. A obra dá a conhecer a forma como os empresários e trabalhadores estrangeiros constituem notícia, mas também o modo como os próprios moçambicanos são representados ao longo desses episódios. Ao longo da análise procura-se identificar as condições e as motivações através das quais o Outro é representado e, eventualmente, recusado.
O autor é licenciado em Sociologia das Organizações e mestre em Relações Interculturais. Actualmente frequenta um doutoramento em Estudos Africanos e tem publicado uma série de investigações relacionadas com as identidades e as representações sociais, com a gestão de recursos humanos em contextos moçambicanos ou com a presença chinesa em Moçambique.
Apareçam!
João Feijó"

Sem comentários:

Enviar um comentário

Seja bem-vinda (o) ao blogue "Diário de um sociólogo"! Por favor, sugira outras maneiras de analisar os fenómenos, corrija, dê pistas, indique portais, fontes, autores, etc. Não ofenda, não insulte, não ameace, não seja obsceno, não seja grosseiro, não seja arrogante, abdique dos ataques pessoais, de atentados ao bom nome, do diz-que-diz, de acusações não provadas e de generalizações abusivas, evite a propaganda, a frivolidade e a linguagem panfletária, não se desdobre em pseudónimos, no anonimato protector e provocador, não se apoie nos "perfis indisponíveis", nas perguntas mal-intencionadas, procure absolutamente identificar-se. Recuse o "ouvi dizer que..." ou "consta-me que..."Não serão tolerados comentários do tipo "A roubou o município", "B é corrupto", "O partido A está cheio de malandros", "Esta gente só sabe roubar". Serão rejeitados comentários e textos racistas, sexistas, xenófobos, etnicistas, homófobos e de intolerância religiosa. Será absolutamente recusado todo o tipo de apelos à violência. Quem quiser respostas a comentários ou quem quiser um esclarecimento, deve identificar-se plenamente, caso contrário não responderei nem esclarecerei. Fixe as regras do jogo: se você é livre de escrever o que quiser e quando quiser, eu sou livre de recusar a publicação; e se o comentário for publicado, não significa que estou de acordo com ele. Se estiver insatisfeito, boa ideia é você criar o seu blogue. Democraticamente: muito obrigado pela compreensão.