Sonhadores, os sociólogos sempre procuraram duas coisas: as leis do social e a reforma das sociedades. Cá por mim busco bem pouco: tirar a casca dos fenómenos e tentar perceber a alma dos gomos sociais sem esquecer que o mais difícil é compreender a casca. Aqui encontrareis um pouco de tudo: sociologia (em especial uma sociologia de intervenção rápida), filosofia, dia-a-dia, profundidade, superficialidade, ironia, poesia, fragilidade, força, mito, desnudamento de mitos, emoção e razão.
Outros elos pessoais
05 novembro 2009
(89) 05/11/09
7 comentários:
Seja bem-vinda (o) ao blogue "Diário de um sociólogo"! Por favor, sugira outras maneiras de analisar os fenómenos, corrija, dê pistas, indique portais, fontes, autores, etc. Não ofenda, não insulte, não ameace, não seja obsceno, não seja grosseiro, não seja arrogante, abdique dos ataques pessoais, de atentados ao bom nome, do diz-que-diz, de acusações não provadas e de generalizações abusivas, evite a propaganda, a frivolidade e a linguagem panfletária, não se desdobre em pseudónimos, no anonimato protector e provocador, não se apoie nos "perfis indisponíveis", nas perguntas mal-intencionadas, procure absolutamente identificar-se. Recuse o "ouvi dizer que..." ou "consta-me que..."Não serão tolerados comentários do tipo "A roubou o município", "B é corrupto", "O partido A está cheio de malandros", "Esta gente só sabe roubar". Serão rejeitados comentários e textos racistas, sexistas, xenófobos, etnicistas, homófobos e de intolerância religiosa. Será absolutamente recusado todo o tipo de apelos à violência. Quem quiser respostas a comentários ou quem quiser um esclarecimento, deve identificar-se plenamente, caso contrário não responderei nem esclarecerei. Fixe as regras do jogo: se você é livre de escrever o que quiser e quando quiser, eu sou livre de recusar a publicação; e se o comentário for publicado, não significa que estou de acordo com ele. Se estiver insatisfeito, boa ideia é você criar o seu blogue. Democraticamente: muito obrigado pela compreensão.
O problema do nosso país é o de deixar as coisas crescerem sem nunca se tomar uma posição clara. Hoje estamos a condenar o discurso belicista da Renamo, mas ninguém condenou os discursos do Chipande, antes. Ninguém condenou a violência que foi a campanha toda. Ninguém condenou a queima de casas e a prisão de membros da oposição. Ninguém condenou o uso de meios do Estado. Ninguém condenou quando partidos da oposição foram impedidos de fazer campanha em muitos locais. Ninguém condenou quando as autoridades recusavam-se a passar atestados de residência à favor dos candidados à deputados (da oposição). E mesmo nos relatórios dos observadores, nada ou quase nada se diz em relação a isso tudo. Limitam-se a ver o resultado eleitoral em si, sem tomarem em conta o contexto donde elas surgem!
ResponderEliminarEstamos a acumular infracções sem julgamento ou devido tratamento jurídico. A nossa justiça, e em especial, a PGR, deveria tomar medidas claras contra todas estas situações, independentemente de quem as fizesse, em tempo oportuno. Ela não pode ser justiça quando é a Renamo a ameaçar. Com que legitimidade vai actuar a PGR, agora, se palavras com impacto semelhantes foram ditas antes por outros?
A justiça é a nossa parente pobre. Enquanto ela tiver olhos políticos, vai ser sempre difícil implantar e impôr respeito neste país.
Por vezes, as ameaças da Renamo apenas querem chamar atenção para problemas que já se estão a tornar insuportáveis.
Apelo a insenção no tratamento de todas estas questões. O país é de todos, e não apenas destes “vencedores”!
Torres
Concordo com Brazao Mazula, acho que a frelimo, renamo e o MDM deveriam sentar-se a mesa para discutir quem 'e o Vencedor.
ResponderEliminar...Depois felicitarem-se.
Acho que a frelimo devia ser desqualificada e autorizada a concorrer apenas em 2014, por manifesta Conduta Impropria durante as eleicoes de 2009, agravado pelo facto de ser partido no poder.
Acredito tambem que Brazao Mazula conhece a seriedade da questao.
Onde poderei encontrar/ler o pronunciamento do Brazao Mazula de que o sr. Abdul Karim se refere?
ResponderEliminarPor Favor, Leia o que o Professor Escreveu.
ResponderEliminarObrigado pela resposta "esclarecedora", sr. Karim. Nao foi por mal que perguntei, calma
ResponderEliminar"Concordo com Brazao Mazula, acho que a frelimo, renamo e o MDM deveriam sentar-se a mesa para discutir quem 'e o Vencedor."
ResponderEliminarKarim?!!!!!!!!!!!!!
UmBhalane,
ResponderEliminarBrazao Mazula quer que se felicite o Vencedor... concordo... mas ainda ha muito a discutir... o processo nao foi Transparente....