Outros elos pessoais

25 novembro 2009

(122) 25/11/09


O "Wamphula Fax" de hoje tem mais pormenores sobre o que disse um ex-general da Renamo, Simão Bute, em relação a um suposto plano da Frelimo para assassinar Afonso Dhlakama em Nampula. Enquanto isso, um porta-voz da polícia local afirmou que foi ampliada a capacidade operativa policial na zona norte do país (Nampula, Cabo Delgado e Niassa), com a afectação de um general, de um adjunto de comissário, de uma unidade da Força de Intervenção Rápida e de cinco viaturas da marca Land Cruiser. A conferir aqui.
Adenda às 6:24: a notícia do jornal acima citado mostra claramente a movimentação dos serviços de inteligência da Renamo e do Estado. Já agora analise este tipo de notícia, aqui.
Adenda 2 às 8:15: em artigo no "Canal de Moçambique" online de hoje, o eng.° Noé Nhantumbo analisa várias coisas, entre as quais a posição dos G-19 no tocante às eleições, aqui.
Adenda 3 às 10:16: citando uma fonte governamental não identificada, o “ O País” online reporta que a Renamo retirou o pedido de organização de manifestações que havia formulado ao governo. Confira aqui. Julgo ser uma novidade saber que a Renamo formulou um pedido ao governo para organizar manifestações.

2 comentários:

  1. A FRELIMO SENTE-SE MESMO AMEAÇADA!
    MOVIMENTAÇAO DE FORÇAS PARA QUE?
    SE O POVO QUISER FAZER UMA MANIFESTAÇAO;
    ESTÁ EM PLENO DIREITO!
    ESTAMOS EM DEMOCRACIA E NAO SE DEVE ABRIR FOGO PARA A POPULAÇAO.
    NAO ESTAMOS EM 1975, ONDE TINHAMOS QUE SUPORTAR A DITADURA DO PARTIDO ÚNICO.
    C.A

    ResponderEliminar
  2. Gostei da analise de Noe Nhantumbo, mas acho que o final vai ser um pouco diferente...

    Acho que os G-19 estao atentos e tem estado a trabalhar no sentido de mehoria da nossa Democracia...

    'E importante perceber tambem que existe uma tendencia Global de busca de solucoes para o planeta...

    O Capitalismo "baqueou" por nao considerar aspectos importantes como a ganancia do ser Humano... em toda a sua extencao desde buraco na camada de ozono, aquecimento global e crise financeira... em nome dum enriquecimento e desenvolvimento desmedido....

    O EUA neste periodo conturbado para a Humanidade apresentam atravez da Administracao Obama, uma lideranca aparentemente comprometida com a mudanca que socialmente no mundo 'e exigida.

    'E fundamental a restituicao de Valores, assim como a resolucao de problemas mundiais imediatos... e ai o mais grave de todos... O Desenvolvimento Humano.

    Assim, acredito que a decisao dos G-19 vai ter em consideracao o caso especifico de Mocambique com relacao ao Desenvolvimento Humano, vamos esperar que eles decidam...

    Em relacao a China, nao me parece muito bom negocio, a China buscar Desenvolvimento, Prestigio e Respeito no contexto internacional apartir de estrategias que prejudicam aos Povos seus parceiros, nem acredito que a China estara disposta a desgastar a sua imagem de Potencia... por florestas da Zambezia.

    Depois, Mocambique nao pretende deixar de ser parceiro da China, mas concerteza que o modelo de cooperacao entre mocambique e China devera conhecer melhorias significativas para ambos.

    Acredito tambem no bom senso do Governo Chines.

    A Nossa Mudanca 'e Irreversivel,

    ResponderEliminar

Seja bem-vinda (o) ao blogue "Diário de um sociólogo"! Por favor, sugira outras maneiras de analisar os fenómenos, corrija, dê pistas, indique portais, fontes, autores, etc. Não ofenda, não insulte, não ameace, não seja obsceno, não seja grosseiro, não seja arrogante, abdique dos ataques pessoais, de atentados ao bom nome, do diz-que-diz, de acusações não provadas e de generalizações abusivas, evite a propaganda, a frivolidade e a linguagem panfletária, não se desdobre em pseudónimos, no anonimato protector e provocador, não se apoie nos "perfis indisponíveis", nas perguntas mal-intencionadas, procure absolutamente identificar-se. Recuse o "ouvi dizer que..." ou "consta-me que..."Não serão tolerados comentários do tipo "A roubou o município", "B é corrupto", "O partido A está cheio de malandros", "Esta gente só sabe roubar". Serão rejeitados comentários e textos racistas, sexistas, xenófobos, etnicistas, homófobos e de intolerância religiosa. Será absolutamente recusado todo o tipo de apelos à violência. Quem quiser respostas a comentários ou quem quiser um esclarecimento, deve identificar-se plenamente, caso contrário não responderei nem esclarecerei. Fixe as regras do jogo: se você é livre de escrever o que quiser e quando quiser, eu sou livre de recusar a publicação; e se o comentário for publicado, não significa que estou de acordo com ele. Se estiver insatisfeito, boa ideia é você criar o seu blogue. Democraticamente: muito obrigado pela compreensão.