Sonhadores, os sociólogos sempre procuraram duas coisas: as leis do social e a reforma das sociedades. Cá por mim busco bem pouco: tirar a casca dos fenómenos e tentar perceber a alma dos gomos sociais sem esquecer que o mais difícil é compreender a casca. Aqui encontrareis um pouco de tudo: sociologia (em especial uma sociologia de intervenção rápida), filosofia, dia-a-dia, profundidade, superficialidade, ironia, poesia, fragilidade, força, mito, desnudamento de mitos, emoção e razão.
Outros elos pessoais
26 outubro 2009
Zine, o persistente
6 comentários:
Seja bem-vinda (o) ao blogue "Diário de um sociólogo"! Por favor, sugira outras maneiras de analisar os fenómenos, corrija, dê pistas, indique portais, fontes, autores, etc. Não ofenda, não insulte, não ameace, não seja obsceno, não seja grosseiro, não seja arrogante, abdique dos ataques pessoais, de atentados ao bom nome, do diz-que-diz, de acusações não provadas e de generalizações abusivas, evite a propaganda, a frivolidade e a linguagem panfletária, não se desdobre em pseudónimos, no anonimato protector e provocador, não se apoie nos "perfis indisponíveis", nas perguntas mal-intencionadas, procure absolutamente identificar-se. Recuse o "ouvi dizer que..." ou "consta-me que..."Não serão tolerados comentários do tipo "A roubou o município", "B é corrupto", "O partido A está cheio de malandros", "Esta gente só sabe roubar". Serão rejeitados comentários e textos racistas, sexistas, xenófobos, etnicistas, homófobos e de intolerância religiosa. Será absolutamente recusado todo o tipo de apelos à violência. Quem quiser respostas a comentários ou quem quiser um esclarecimento, deve identificar-se plenamente, caso contrário não responderei nem esclarecerei. Fixe as regras do jogo: se você é livre de escrever o que quiser e quando quiser, eu sou livre de recusar a publicação; e se o comentário for publicado, não significa que estou de acordo com ele. Se estiver insatisfeito, boa ideia é você criar o seu blogue. Democraticamente: muito obrigado pela compreensão.
Pois é, sem tirar as monarquias da Europa, porque também contam! As rainhas e os reis estão no troco, para o mal dos pecados de tantos, há mais de 40 anos. É história a não ser ignorada. O da Tunisia há muito que sabia, das minhas fontes locais, que seria reeleito. Que fazer, é a nossa democracia, má mas não deixa de ser nossa. A seguir, pelo que vejo, em Moçambique a primeira-dama será a próximo candidato às presidenciais. A ver vamos se o Daviz não ganhar (que o diabo seja surdo e mudo).
ResponderEliminarUm abraço
Zine el-Abidine Ben Ali não tem a dimendão de um José Eduardo dos Santos.
ResponderEliminarJES foi eleito com 90% dos votos, numas eleições muito transparentes - JES, o pacificador de Angola, estadista sem paralelo, no seu campeonato.
Sim, porque no campeonato de Nelson Mandela, continua-se a jogar a solo, o próprio, agora no banco, mas ainda atento!!!
Fazer-se o quê, além de eu distinguir os campeonatos?
Viriato, aqui vai uma notícia para tua análise e parecer:
ResponderEliminarBeira - Um grupo de membros do Movimento para Mudança Democrática (MDC), do primeiro-ministro do Zimbabué, Morgan Tsivangirai, participou domingo no encerramento da campanha eleitoral do candidato presidencial pelo Movimento Democrático de Moçambique (MDM), Daviz Simango.
!... OPS!...
ResponderEliminar....e ainda há quem julgue que a FRELIMO deve vencer com mais de 2/3 as legislativas!...
POBRE CONSTITUIÇÃO!....
Anónimo,
ResponderEliminarConfesso que não percebi nada do que disseste ou quiseste incinuar. Absolutamernte nada.
Mas quero responder ao Miquiti,
Fico feliz por saber que o que escrevo é por ti lido. Quanto ao conteúdo da minha última reflexão, sobre Mugabe, tenho a dizer o seguinte: como sabes, nem agradou a todos neste mundo, por isso é que foi morto da forma mais brutal possível. É normal que o Miquiti não tenha gostado da minha reflexão sobre Mugabe, tem toda a liberdade de o dizer, mas só depois de ler a reflexão e compreender. O contrário disto é, tal como o Miquiti fez, fazer um péssimo papel de médico, que observa o doente antes de o ver, antes de o observar. Porque quer me parecer que o Miquite é o sabe tudo, dono de um farol invejável de conhecimentos! Deve ter muitos prémios guardados no seu baú!!!
Em relação aos insultos que proferiu nada tenho a dizer. Eles falam por si e caracteriza a sua pessoa. Seria bom que, ao invés de dirigir à mim, deva fazer ao seu círculo de amigos. Não sou a pessoa certa para absorver aquelas pelavras, dou, como já disse UM BOI PARA NÃO ENTRAR NUMA BRIGA MAS, MAS TAMBÉM DARIA UMA MANADA DELES PARA NÃO SAIR DELA (Anaxim brasileiro).
Em relação aos seus parentes que foram vítimas do Governo do Mugabe, tenho pena que tal tenha acontecido. Eu mesmo sei que NÃO HÁ PROCESSOS HISTÓRICOS SEM VÍTIMAS, por isso que não cobro ao Ocidente pelas mortes que causou em Moçambique, incluindo a minha família. Nem a Frelimo por ter morto parte significativa da minha família. Há que ter um bom sentido crítico de ver as coisas e evitar animosidades.
Em relação ao facto de que o povo do Zimbabwe está contra Mugabe (até me aconselha a ir lá, coisa que tenho feito sempre que vou a Tete de férias) engana-se Miqueti, o povo do Zimbabwe está para Mugabe como Mugabe está para o povo. Não tenho a menos dúvida disto.
Gostaria de terminar pedindo-lhe uma reflexão: ONTEM MORRERAM CERCA DE 200 PESSOAS NO IRAQUE. POR ACASO SABE, MIQUITI, QUEM É O CULPADO DA ONDA DE VIOLÊNCIA NO IRAQUE. DIGA-ME AGORA, QUAL É O MELHOR SISTEMA, ENTRE A DITADURA E A BENDITA DEMOCRACIA? Que saiba no tempo de Saddam não acontecia nada daquilo, que já vai aos milhares.
Só falta a Bush o prémio Nobel da Paz. Assim vai o mundo.
Um abraço
África precisa de critérios de limitação do poder pode ser elemento chave para olmejado desenvolvimento...
ResponderEliminar