Outros elos pessoais

16 outubro 2009

Tsvangirai recusa manter-se no cargo

O primeiro-ministro do Zimbabwe, Morgan Tsvangirai, recusa manter-se no cargo em protesto contra nova detenção do membro do seu gabinete Roy Bennett. Confira aqui.
Adenda às 19:33: o juíz do Supremo zimbabweano, Charles Hungwe, mandou libertar Bennett. Confira aqui. Obrigado ao Ricardo, meu correspondente em Paris, por me ter enviado a referência do portal.

23 comentários:

  1. Vamos ver como vai reagir o nosso amigo Viriato.

    ResponderEliminar
  2. Mugabe só tem a ganhar caso Tsvangirai recuse, efectivamente, a permanecer no cargo de primeiro-ministro. Mugabe é um homem inteligente e maduro, sabe que o seu adversário têm um suporte externo - o Ocidente, seu principal inimigo, razão pela qual Mugabe não verga. É preciso compreender que quem prende não é Mugabe é a justiça do Zimbabwe e mais ninguém. Mas parece-me que Mugabe está condenado a ser o mau da fita.
    Um abraço

    ResponderEliminar
  3. Mugabe além de um "grande herói", que até nem chacinou, assassinou, matou cidadãos negros/pretos do Zimbabué, por serem de Etnia/Nação diferente, apenas isso,

    tem que carregar, ainda, com o pesado fardo da incompreensão.

    Injustiça.

    E ainda por cima deram o Nobel ao Obama!

    Definitivamente, não é justo para Obama.

    ResponderEliminar
  4. Estou a tentar compreender os que dizem que o prémio Nobel da Paz não merecia ser atribuido à Obama, quer dizer, queriam que o Bush contiuasse no poder e a matar?

    Obama fez a diferença mesmo antes dele tomar posse, ou seja, tornou-se prémio nobel da paz no parto. Eu creio que não fosse Obama, com o carrasco do Bush já tinhamos a contabilidade de vítimas a aumentar, no Iraque, Irão, Palestina, sei lá mais aonde. Sejamos cautelosos, Obama representa uma visão diferente da História.

    Quanto a Mugabe, sabe meus caros, eu gostaria que alguém apontasse um único erro dele, para eu pedir renúncia ao professor Serra. Um só!!! Sinceramente, este homem continua a não ser compreedido, será que alguém pode parar e imaginar que Mugabe é inocente?

    Um abraço e bom final-de-semana a todos

    ResponderEliminar
  5. umBhalane, o que nós temos de aguentar...

    tem gente que, depois do chefe perder, vai achar normal que este se mantenha pela força... tal como Mugabe...

    ResponderEliminar
  6. Para mantermos o diálogo em torno deste assunto, peço-lhe, meu caro anónimo, que se identifique. Chefe? Não sou lacaio.

    Um abraço

    ResponderEliminar
  7. Rectificação.

    Onde diz: "Definitivamente, não é justo para Obama."

    Deve ser

    Definitivamente, não é justo para Mugabe.

    Como é lógico.

    Definitivamente, não é justo para Mugabe.


    Queiram desculpar.

    ResponderEliminar
  8. Pois é caro Anónimo 16/10/09 4:43 PM

    Vamos ter que aguentar mesmo!

    Fazer o quê?

    ResponderEliminar
  9. A primeira palavra é que vale. Apoiar-se num anónimo é apoiar-se a nada, se não tem nome, não dá a cara, é anónimo. Não sei porquê é que o professor ainda admite comentários deles, se não é para denunciar nada. Ainda querem ser imparcial. Este diário é imparcial e não há nada a temer, por isso saiam do véu de ferro e entregam o corpo à bala.

    Ao fim e ao cabo todos querem ser Caros Cardoso, todos querem se inspirar nele, mas não dão à cara, tem medo de morrer, pois eu não, nunca tive.

    Um abraço

    ResponderEliminar
  10. O voto é anónimo.

    ResponderEliminar
  11. Ha gosto para tudo. Ha ate quem venerava Hitler por isso nao me admira que haja gente que venere Mugabe.

    ResponderEliminar
  12. Uma pergunta para satisfazer a minha ignorância.
    A questão do Zimbábwe reflecte violação da democracia? Ou será a luta intestinal pela libertação de um povo colonizado? Haverá democracia sobre o manto do colonialismo?

    Ooops, foram três perguntas! My bad...

    Caro professor, peço a sua ajuda para esclarecer estas...

    ResponderEliminar
  13. E é este o Tsvangirai que constava da lista de nomeados ao prémio Nobel da Paz... Ele mesmo! Grande promotor da paz ... Não hajam dúvidas.
    E ainda há quem reclame que o vencedor tenha sido Barack Obama..

    ResponderEliminar
  14. Continuo sem entender porquê que Mugabe, Zanu PF, é boa para o Povo do Zimbabué, e os mesmos, opinam, escrevem que Guebuza, Frelimo, não servem para Moçambique.

    "Uma no cravo, outra na ferradura"

    Sei que é preciso CORAGEM, ter carácter, para em Moçambique ter ideias, melhor, manifestar ideias contrárias ao regime.

    Propalá-las, divulgá-las, debate-las – SEI - é preciso ter coragem.

    Conheço os riscos.

    Agora, há pessoas, que devem falar apenas do tempo - da chuva, do sol, do vento, das nuvens, ...

    Tem muitos assuntos "importantes" nessa matéria.

    Como não têm coragem, e não conseguem, desconseguem mesmo, ficar calados,

    falem, escrevam sobre o tempo - é também inócuo,

    é vossa vocação,

    e sempre terão umas miseráveis migalhas do banquete,

    que displicentemente, os cabritos, que vos desprezam, porque vos conhecem profundamente,

    deixarão cair propositadamente.

    ESCREVAM SOBRE O TEMPO.

    ResponderEliminar
  15. A ironia tem os seus perigos e não fica bem para algumas pessoas.Seria extenuar o meu rico tempo para decrever com (a+b) aquilo que são as realizações do Governo de Mugabe. Só pessoas mal intencionadas e saudosistas podem pensar que o Zimbabwe é um campo de concentração nazista. Esquecem-se até de que aquele país é independente e soberano. Não precisa e se atrelar a x ou y para erguer, pedra sobre pedra, a nação.

    Nos jornais de há 15 anos atrás Mugabe aparece como o herói ao lado dos ocidentais, o menino bonito. Nessa altura o povo chupava dedo, mas o país não deixava de ter o título de melhor economia da região. Mugabe decidiu avançar com a reforma agrária e tornou-se um ditador. Meu Deus, ser lacio é coisa difícl de ser. O homem não aceitou e tem que sofrer as mais duras críticas dos seus detractores.

    Ninguém fala de Cuba, do Malawi, da Zambia, da América - que a morte é o pão nosso de cada dia, enfim, parece-me que a ditadura foi inventada por Mugabe. Pois é, o povo está ao lado deste homem, como esteve ao lado de Salazar. Como esteve ao lado de Samora, etc.

    Por aqui me fico, um abraço e bom final de semana.

    ResponderEliminar
  16. Edilson Janeque17/10/09 6:09 da tarde

    Olha Viriato se o povo chupava dedo naquela altura hoje creio eu que nem dedo tem para chupar , ainda que não concorde com o que se observa em moçambique, concordar com o que se verifica no zimbabwe é demais
    Concordo com a reforma mas discordo da forma como foi levado acabo
    Vejem só que Xivangirai utilizou uma forma de protesto não violenta, o que é de salutar aliaz este teve que ceder muita coisa, quem não se lembra da tortura que este sofreu? até teve que aceitar ser perdedor das eleições a única oportunidade que teve para estar no poder é caso para se dizer que sacrificio...pois aqui em africa deixar o poder escapar é raro

    ResponderEliminar
  17. Janeque,

    Por favor, leia o meu artigo que publicarei amanhã no "Bricolando o social". É preciso compreender meu caro amigo que não há processos históricos perfeitos, nem acabados. É normal que depois da corredela dos farmeiros brancos a situação se deteriorasse, é para isso que o GUN está lá a trabalhar. Caso o Tsvangirai não esteja disposto para tal, os zimbabweanos estarão com Mugabe, como sempre soube estar.

    Em Moçambique depois da retirada do colono não pense, meu caro amigo, que a situação foi fácil. Posso lhe dizer com toda a sinceridade que o país só começou a andar para frente verdadeiramente há 9 anos atrás.

    Acha, JANEQUE que seria possível avançar com a reforma sem prejudicar os farmeiros? Acha meu caro amigo que seria possível a Inglaterra conceber isto com palmas. Não, dai que Mugabe esteja a sofrer um ódio diabólico do Ocidente, e não é o único, mais uma vez, o povo vai vencer.

    Abraços

    ResponderEliminar
  18. Razão para a violência no Zimbabwe?

    Mugabe agiu contra os interesses dos ocidentais que não brincam em serviço quando o assunto é $$$$mola...

    Logo a seguir, começou a sofrer um ataque com pretensões de o derrubar.

    O poder se conquista, o poder se defende. Caso ele brinque, os serviços secretos MI6 ou MI5 lhe limpam o sarampo. Vejam os atentados que ocorreram com Morgan, Samora, Mondlane, Nkruma e tantos outros líderes africanos. Mas hoje em dia têm coragem de aparecer no History Channel, CCN e BBCss anunciando o envolvimento da CIA e outros em muitos destes casos.
    Mugabe não quer fazer parte destas estatísticas; por isso a sua paranóia, e com razão.

    Infelizmente, o povo Zimbabweano fica apertado nesta sanduíche. E daqui a alguns anos, depois de alcançar a sua emancipação, terá que se libertar de Mugabe porque este terá se viciado no sangue derramado.

    Paz para a mãe África!!!!!!

    ResponderEliminar
  19. Edilson Janeque17/10/09 8:37 da tarde

    Bricolando o social". É preciso compreender meu caro amigo que não há processos históricos perfeitos, nem acabados. Concordo contigo neste aspecto, por isso é que o Xivangirai está a fazer parte dele nesta história que alias ja mereceu indicação para nobel apesar de não ter ganho. So falta me dizer que neste caso o ocidente manipulou, francamente estas despresar o sacrificio de um homen pelo bem de um povo, aqueles zimbabweanos que votaram para a vitoria de Xivangirai tem consciencia disso , ou também vais dizer viriato que a vitoria deste homem nos votos foi obra do ocidente?
    Mugabe não está agir de uma forma inteligente, isto é, ele prefere olho por olho dente por dente, será que é a melhor opção? Mugabe deveria aceitar concelhos de Chissano, pois este soube lidar com o lider da oposição em prol da estabilidade do pais.
    Eu tenho muitas pergunta para ti viriato será que é so no zimbabwe que o ocidente mete o nariz? Porquê o Chissano e a Frelimo são tolerantes com a Renamo e o sr Afonso Dhlakama? Mas o mugabe não pode ser com Xinvangirai e o MDC?, a forma mais passifica que este encontrou de fazer um protesto foi esta, preferias manifestação que provavelmente acabaria com sangue de mais zimbabweanos? Olha o Viriato o vassalo do ocidente pelo menos parece-me que é mais inteligente do que o Mugabe, olha mostras ai no teu texto uma faceta com tendencias raciais quando dizes:É normal que depois da corredela dos farmeiros brancos a situação se deteriorasse- suas palavras viriato
    Nao havia necessidade de tocar na cor dos farmeiros

    ResponderEliminar
  20. Já argumentei, também com o Viriato, que não há reformas agrárias brancas, pretas, castanhas,...

    Há apenas reformas agrárias, problema eminentemente técnico/social - cujo objectivo e execução devem ser claros - distribuição da terra pelo Povo, pelo Povo, o mesmo que dizer camponeses familiares, maioria da população no Zimbabué/África.

    O modo como se executa essa política deve ser inteligente - não destruir o tecido agro-industrial do País (no caso).

    Os meios que se utilizam.

    Sou dos que penso sinceramente que era necessário uma reforma agrária no Zimbabué.

    Assim como penso que também é necessária, por exemplo, no Brasil - mas aqui há um grande problema - não poderá ser com alvo na cor, tal a mistura - grande problema, mesmo.

    Não estou a ver um qualquer "Lula" a seleccionar, a correr, com apenas farmeiros brancos.

    Estão tramados!!!

    Fazer o quê, como?

    A não ser que se escolham os "loiros com olhos azúis".

    ResponderEliminar
  21. Pergunta-me porquê é que o Ocidente quer o Zimbabwe? Caro amigo, o Zimbabwe até então era um receptáculo de riqueza para a Inglaterra, como Cabo-Verde para Portugal ou a França para o Gabão, etc. Vontade não lhes faltam, a esses países de tomar as suas ex.colónias, ai já o fazem, mas de forma indirecta. É preciso compreender que o Zimbabwe aglomerava uma centena de interesses satélites da Inglaterra. O amigo só vai perceber isso quando este processo chegar ao fim.

    Quanto a história do Brasil, aquilo ainda vai arrebentar. Pode ter a certeza, Tudo está como está porque uma série de anestesia está a acalmar o que não se pode. Vamos esperar para ver. Não admire que um dia, quer na África do Sul, quer no Brasil as coisas piorem, é uma questão de ler o futucuro.
    Um abraço

    ResponderEliminar
  22. Realmente Cabo-Verde, e suas infindáveis riquezas, são muito apetecíveis!!!

    ResponderEliminar

Seja bem-vinda (o) ao blogue "Diário de um sociólogo"! Por favor, sugira outras maneiras de analisar os fenómenos, corrija, dê pistas, indique portais, fontes, autores, etc. Não ofenda, não insulte, não ameace, não seja obsceno, não seja grosseiro, não seja arrogante, abdique dos ataques pessoais, de atentados ao bom nome, do diz-que-diz, de acusações não provadas e de generalizações abusivas, evite a propaganda, a frivolidade e a linguagem panfletária, não se desdobre em pseudónimos, no anonimato protector e provocador, não se apoie nos "perfis indisponíveis", nas perguntas mal-intencionadas, procure absolutamente identificar-se. Recuse o "ouvi dizer que..." ou "consta-me que..."Não serão tolerados comentários do tipo "A roubou o município", "B é corrupto", "O partido A está cheio de malandros", "Esta gente só sabe roubar". Serão rejeitados comentários e textos racistas, sexistas, xenófobos, etnicistas, homófobos e de intolerância religiosa. Será absolutamente recusado todo o tipo de apelos à violência. Quem quiser respostas a comentários ou quem quiser um esclarecimento, deve identificar-se plenamente, caso contrário não responderei nem esclarecerei. Fixe as regras do jogo: se você é livre de escrever o que quiser e quando quiser, eu sou livre de recusar a publicação; e se o comentário for publicado, não significa que estou de acordo com ele. Se estiver insatisfeito, boa ideia é você criar o seu blogue. Democraticamente: muito obrigado pela compreensão.