Sonhadores, os sociólogos sempre procuraram duas coisas: as leis do social e a reforma das sociedades. Cá por mim busco bem pouco: tirar a casca dos fenómenos e tentar perceber a alma dos gomos sociais sem esquecer que o mais difícil é compreender a casca. Aqui encontrareis um pouco de tudo: sociologia (em especial uma sociologia de intervenção rápida), filosofia, dia-a-dia, profundidade, superficialidade, ironia, poesia, fragilidade, força, mito, desnudamento de mitos, emoção e razão.
Outros elos pessoais
24 outubro 2009
Quem Deviz representa? (1)
4 comentários:
Seja bem-vinda (o) ao blogue "Diário de um sociólogo"! Por favor, sugira outras maneiras de analisar os fenómenos, corrija, dê pistas, indique portais, fontes, autores, etc. Não ofenda, não insulte, não ameace, não seja obsceno, não seja grosseiro, não seja arrogante, abdique dos ataques pessoais, de atentados ao bom nome, do diz-que-diz, de acusações não provadas e de generalizações abusivas, evite a propaganda, a frivolidade e a linguagem panfletária, não se desdobre em pseudónimos, no anonimato protector e provocador, não se apoie nos "perfis indisponíveis", nas perguntas mal-intencionadas, procure absolutamente identificar-se. Recuse o "ouvi dizer que..." ou "consta-me que..."Não serão tolerados comentários do tipo "A roubou o município", "B é corrupto", "O partido A está cheio de malandros", "Esta gente só sabe roubar". Serão rejeitados comentários e textos racistas, sexistas, xenófobos, etnicistas, homófobos e de intolerância religiosa. Será absolutamente recusado todo o tipo de apelos à violência. Quem quiser respostas a comentários ou quem quiser um esclarecimento, deve identificar-se plenamente, caso contrário não responderei nem esclarecerei. Fixe as regras do jogo: se você é livre de escrever o que quiser e quando quiser, eu sou livre de recusar a publicação; e se o comentário for publicado, não significa que estou de acordo com ele. Se estiver insatisfeito, boa ideia é você criar o seu blogue. Democraticamente: muito obrigado pela compreensão.
Olá Sr Serra,
ResponderEliminarRealmente, esta é uma pergunta pertinente, aliás, tudo que é "novo", naturalmenete provoca uma certa exclamação.
Por mim, o Davis, primeiro que tudo é moçambicano de gema, logo, constitucionalmente pode concorrer à ponta-vermelha. Mas, acima de tudo, eu acho que este país já estava precisando de alguém "não-comprometido".
Os que fazem esse questionamento, estão equivocados no seguinte: - Que este país pertence à frelimo, só pode ser dirigido por membros deste partido. Mentira! Este país é de todos nós, moçambicanos. Eu às vezes fico irritado com certos pronunciamentos, em pleno XXI século. Proposta: As organizações da sociedade civil, deviam estudar uma forma de ensinar às pessoas, as regras elementares de um estado no que tange aos direitos e deveres do cidadão, perante a lei.
As pessoas precisam aprender que estamos num estado de direito, onde qualquer um de nós, pode eleger e ser eleito (salvo algumas excepções...). É preciso mentalizar nas pessoas que este país não é nenhuma propriedade de partido algum, mas sim dos moçambicamnos tods. Deixem este jovem trabalhar!
Alfredo Macuácua
Realmente interessante a pergunta! Estou ancioso para ver o comentários dos comentadores habituais do blog!!
ResponderEliminarProfessor, também estou meio curioso em saber a opinião para uma pergunta que acreidito que era o primeiro título deste post: Por que Deviz causa tanta preocupação!!!
Lá tentarei chegar, à resposta.
ResponderEliminarO ALfredo Macuácua tirou-me a palavra. Tenho desde Marco defendido isso mesmo. Estranhamente são frelimistas confessos que dizem que Daviz ambicioso. Mas se os pergunto sobre o que diz a Constituicão da República, nunca me respondem. Afinal são eles que transmitem a sua ambicão desmedida, pois que não querem largar o poder.
ResponderEliminar