Outros elos pessoais

24 outubro 2009

Obrigado

Em nome da minha equipa de jovens (aceitem que eu também o seja, ?) da Unidade de Diagnóstico Social do Centro de Estudos Africanos da Universidade Eduardo Mondlane, um grande obrigado às muitas pessoas e aos muitos jovens e estudantes que ontem, na cidade de Maputo, nos honraram no lançamento do livro Linchamentos em Moçambique II (okhwiri que apela à purificação). Um especial carinho para os apresentadores e pela qualidade das suas intervenções: Professor Armindo Ngunga (director do Centro de Estudos Africanos), Dra. Alice Mabota (presidente da Liga dos Direitos Humanos), Dr. Aires do Amaral (formador convidado do Centro de Formação Judicial e Judiciária) e Dr. Richard Mouthuy (conselheiro de Cooperação e de Acção Social da Embaixada de França). Um especial carinho, também, para a Adélia e para o Sérgio da Imprensa Universitária, pelo exemplar trabalho realizado. Que no nosso país possamos debater em profundidade o drama daqueles e, especialmente, daquelas, que são acusados de feitiçaria e, quantas vezes, mortos e mortas.

3 comentários:

  1. Permita-me Professor,
    Com Profunda Admiracao e Respeito,
    Sugirir um Nick-name para Si.

    Professor Carlos Serra - O Jovem Eterno.

    E quando eu for crescido, quero ser como o Professor,
    Eternamente Jovem.

    ResponderEliminar
  2. Parabéns Prof. Serra pelo livro. Espero poder lê-lo. Espero sobretudo, que os leituras entendem o que escreveu. Sim, deve-se em primeiro lugar reflectir sobre okhuiri. Quando uma vez li o livro da Eva Evers Rosander sobre o fenómeno "ohwiri" no norte de Marrocos e Sahara, reflecti muito sobre Mocambique.

    ResponderEliminar
  3. Apenas uma correccão:

    Parabéns Prof. Serra pelo livro. Espero puder lê-lo. Espero sobretudo, que os leitores entendam o que escreveu. Sim, deve-se em primeiro lugar reflectir sobre okhuiri. Quando uma vez li o livro da Eva Evers Rosander sobre o fenómeno "ohwiri" no norte de Marroco e Sahara, reflecti muito sobre Mocambique.

    ResponderEliminar

Seja bem-vinda (o) ao blogue "Diário de um sociólogo"! Por favor, sugira outras maneiras de analisar os fenómenos, corrija, dê pistas, indique portais, fontes, autores, etc. Não ofenda, não insulte, não ameace, não seja obsceno, não seja grosseiro, não seja arrogante, abdique dos ataques pessoais, de atentados ao bom nome, do diz-que-diz, de acusações não provadas e de generalizações abusivas, evite a propaganda, a frivolidade e a linguagem panfletária, não se desdobre em pseudónimos, no anonimato protector e provocador, não se apoie nos "perfis indisponíveis", nas perguntas mal-intencionadas, procure absolutamente identificar-se. Recuse o "ouvi dizer que..." ou "consta-me que..."Não serão tolerados comentários do tipo "A roubou o município", "B é corrupto", "O partido A está cheio de malandros", "Esta gente só sabe roubar". Serão rejeitados comentários e textos racistas, sexistas, xenófobos, etnicistas, homófobos e de intolerância religiosa. Será absolutamente recusado todo o tipo de apelos à violência. Quem quiser respostas a comentários ou quem quiser um esclarecimento, deve identificar-se plenamente, caso contrário não responderei nem esclarecerei. Fixe as regras do jogo: se você é livre de escrever o que quiser e quando quiser, eu sou livre de recusar a publicação; e se o comentário for publicado, não significa que estou de acordo com ele. Se estiver insatisfeito, boa ideia é você criar o seu blogue. Democraticamente: muito obrigado pela compreensão.