Sonhadores, os sociólogos sempre procuraram duas coisas: as leis do social e a reforma das sociedades. Cá por mim busco bem pouco: tirar a casca dos fenómenos e tentar perceber a alma dos gomos sociais sem esquecer que o mais difícil é compreender a casca. Aqui encontrareis um pouco de tudo: sociologia (em especial uma sociologia de intervenção rápida), filosofia, dia-a-dia, profundidade, superficialidade, ironia, poesia, fragilidade, força, mito, desnudamento de mitos, emoção e razão.
Outros elos pessoais
31 outubro 2009
5 comentários:
Seja bem-vinda (o) ao blogue "Diário de um sociólogo"! Por favor, sugira outras maneiras de analisar os fenómenos, corrija, dê pistas, indique portais, fontes, autores, etc. Não ofenda, não insulte, não ameace, não seja obsceno, não seja grosseiro, não seja arrogante, abdique dos ataques pessoais, de atentados ao bom nome, do diz-que-diz, de acusações não provadas e de generalizações abusivas, evite a propaganda, a frivolidade e a linguagem panfletária, não se desdobre em pseudónimos, no anonimato protector e provocador, não se apoie nos "perfis indisponíveis", nas perguntas mal-intencionadas, procure absolutamente identificar-se. Recuse o "ouvi dizer que..." ou "consta-me que..."Não serão tolerados comentários do tipo "A roubou o município", "B é corrupto", "O partido A está cheio de malandros", "Esta gente só sabe roubar". Serão rejeitados comentários e textos racistas, sexistas, xenófobos, etnicistas, homófobos e de intolerância religiosa. Será absolutamente recusado todo o tipo de apelos à violência. Quem quiser respostas a comentários ou quem quiser um esclarecimento, deve identificar-se plenamente, caso contrário não responderei nem esclarecerei. Fixe as regras do jogo: se você é livre de escrever o que quiser e quando quiser, eu sou livre de recusar a publicação; e se o comentário for publicado, não significa que estou de acordo com ele. Se estiver insatisfeito, boa ideia é você criar o seu blogue. Democraticamente: muito obrigado pela compreensão.
Simbologismo, simbólico?
ResponderEliminarCafe,... Professor,
ResponderEliminarSinto falta do Cafe... aqui na India, o cafe nao vem acompanhado da brisa do Indico, e nem da Vista ao Mar.
Quando frequentava a Ponta Vermelha na companhia de um amigo que é funcionário local, certo dia perguntei-lhe a razão de pavões na Presidência da República, o meu amigo, muito desconfiado, respondeu-me: "Não sejas ingénuo, amigo Dias, os pavões são um excelente e mais fiel meios de segurança, contrariamente aos cães ou o próprio Homem e as suas técnicas (referia-se aos alarmes e outros)". Fiquei a saber!
ResponderEliminarE por falar da Presidência da República, quando é que o povo terá oportunidade de conhecer a sua casa? A moda antiga parece-me estar a desaparecer em algmas partes do mundo.
Um abraço
Temos 30% da Elite.
ResponderEliminarEm cada 3 da Elite, 1 'e do MDM.
Pode significar, por exemplo, na familia guebuza de 6 pessoas, 2 sao MDM.
Depois os 2 do MDM, sabem que estao bem, sao do MDM, Votaram pro MDM e Daviz.
Nos POVO, Temos Esperanca de Visitar a Ponte Vermelha.
Os que votaram no MDM e Daviz votaram no Direito a:
ResponderEliminar1- Boa Educacao
2- Irradicacao da fome e miseria do pais.
3- Criacao de Soluccoes para HIV.
4- Reducao de Taxa de Mortalidade Infantil
... entre outros... Agua Pra TODOS, Custo de Vida mais baixo para TODOS... e muito mais.
...podemos acrescentar visitas 'a Ponta Vermelha pra quem quizer...
'E assim que queremos MOCAMBIQUE PARA TODOS.