Sonhadores, os sociólogos sempre procuraram duas coisas: as leis do social e a reforma das sociedades. Cá por mim busco bem pouco: tirar a casca dos fenómenos e tentar perceber a alma dos gomos sociais sem esquecer que o mais difícil é compreender a casca. Aqui encontrareis um pouco de tudo: sociologia (em especial uma sociologia de intervenção rápida), filosofia, dia-a-dia, profundidade, superficialidade, ironia, poesia, fragilidade, força, mito, desnudamento de mitos, emoção e razão.
Outros elos pessoais
27 outubro 2009
Amanhã
8 comentários:
Seja bem-vinda (o) ao blogue "Diário de um sociólogo"! Por favor, sugira outras maneiras de analisar os fenómenos, corrija, dê pistas, indique portais, fontes, autores, etc. Não ofenda, não insulte, não ameace, não seja obsceno, não seja grosseiro, não seja arrogante, abdique dos ataques pessoais, de atentados ao bom nome, do diz-que-diz, de acusações não provadas e de generalizações abusivas, evite a propaganda, a frivolidade e a linguagem panfletária, não se desdobre em pseudónimos, no anonimato protector e provocador, não se apoie nos "perfis indisponíveis", nas perguntas mal-intencionadas, procure absolutamente identificar-se. Recuse o "ouvi dizer que..." ou "consta-me que..."Não serão tolerados comentários do tipo "A roubou o município", "B é corrupto", "O partido A está cheio de malandros", "Esta gente só sabe roubar". Serão rejeitados comentários e textos racistas, sexistas, xenófobos, etnicistas, homófobos e de intolerância religiosa. Será absolutamente recusado todo o tipo de apelos à violência. Quem quiser respostas a comentários ou quem quiser um esclarecimento, deve identificar-se plenamente, caso contrário não responderei nem esclarecerei. Fixe as regras do jogo: se você é livre de escrever o que quiser e quando quiser, eu sou livre de recusar a publicação; e se o comentário for publicado, não significa que estou de acordo com ele. Se estiver insatisfeito, boa ideia é você criar o seu blogue. Democraticamente: muito obrigado pela compreensão.
UM APELO A TODOS OS MOÇAMBICANOS VAMOS ACORDAR CEDO E VAMOS VOTAR E GANHAMOS O RESTO DO DIA NÃO DEIXEMOS PARA TARDE SENÃO FICAMOS DE FORA!!!!
ResponderEliminarMÁRIO LITSURI
O artigo de Alain deveria ser lido por todos principalmente pelos politicos que sao uma das razoes das abstencoes no nosso pais. Discursos como "daqui ninguem nos tira...", "nos somos os unicos o resto e palha..." e os comportamentos infantis de alguns politicos que sem ninguem contar boicotam as eleicoes, etc, etc tambem contribuem para a abstencao.
ResponderEliminarApesar disto tudo o meu apelo e que votemos em massa. Ja repararam que na cabine de voto nos somos soberanos, poderosos e donos do destino do pais? e uma sensacao impar. Vamos votar compatriotas.
Faco votos que tenham um bom dia, uma optima noite.
ResponderEliminarAmanha 'e o Dia.
O artigo do Alain Garrigou é excelente, mas temos que ver que ele refere a países ou sociedades que estão comprometido/as com a democracia e não a países que realizam eleicões para o inglês ver. Tenho dito que abstencões no nosso país são mobilizadas por aqueles que logram por elas. O eleitor mocambicano tem que usar uma estratégia contraria, sacrificar o dia de eleicões para estar nas urnas quando o pode. As razões de abstencão podem ser as mesmíssimas da Franca ou Brasil, mas os alvos são diferentes.
ResponderEliminarUsemos todos TROMBETA para mobilizar os nossos amigos, vizinhos para irem votar e isso com cabeca.
MOZ Election Day: 28 OCT 2009
ResponderEliminarDear Mozambique: Please do show to the World that you are a serious country. May the election day run as smoothly as possible, from the Rovuma to Ponta do Ouro.
The World says thank you.
Amanha sera o dia D
ResponderEliminarA mae de todas as batalhas
Que venca o Melhor
Muta utwa munho
Xicoxa
Um bom exercício, exercício justo, equitativo, é escolher o melhor onde TODOS puderam concorrer!
ResponderEliminarÉ, ou não é?
Agora comparar locais onde a oposição foi desconseguida de concorrer, impedida por manobras de secretaria, bastidores, bas fonds do mais abjecto possível...
Aí, nos locais em que TODOS se podem apresentar ao Povo, aí sim
vamos ver quem é o melhor.
Leitura correcta.
Meu UmBhlane
ResponderEliminarOs manobreiros falam e falarão de escolha de melhor, mas parte da minha gente em Nampula sente falta do partido que acha que seria melhor.E como ficamos então?